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BMW G 310R vai bem na cidade, mas falta fôlego na estrada - Vídeo

21/09/2017 - 14:55 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - FOTOS: Doni Castilho / Agência INFOMOTO
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Nova porta de entrada ao mundo BMW, a G 310 R é uma moto ágil, confortável e segura, isso sem falar em seu estilo moderno, que deve despertar o desejo no público jovem. Outros atrativos são o motor de um cilindro com 34 cv de potência máxima e sua ciclística refinada, digna de motos de maior capacidade cúbica - suspensão invertida na dianteira e freios a disco com ABS em ambas as rodas. A caçula da família BMW custa R$ 21.900 e está disponível em três opções de cores: branco, preto e azul. É, hoje, a moto mais barata da marca alemã em todo o mundo. 
 
De cara, alguns detalhes chamam a atenção: design moderno, freios com flexíveis em aço (Aerokip), lanterna traseira de LED e um bom nível de acabamento. Montado sobre a G 310 R o assento baixo e confortável, o painel de instrumentos 100% digital - com indicador de marcha, consumo instantâneo e médio, data, entre outras informações – também se destacam.
 
Após o primeiro contato com o modelo em seu lançamento em uma pista fechada, levamos a compacta naked para seu habitat natural: as ruas e avenidas das grandes cidades. Ergonômica, a G 310 oferece uma boa posição de pilotagem com braços semiflexionados e pedaleiras recuadas. 
 
Em função do desenho do tanque de combustível, com capacidade para 11 litros e bocal aeronáutico, o piloto “encaixa” as pernas com facilidade. Quando o “start” é dado e a moto começa a ganhar velocidade, o guidão largo ajuda na condução. As mudanças de direção são leves e precisas.
 
Ciclística refinada
 
Se a moto é divertida e ágil no ambiente urbano, grande parte de sua “ginga” deve-se à ciclística. Suspensão e freios estão ancorados em um chassi tubular. Na dianteira, garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm de diâmetro e 141 mm de curso. O monoamortecedor traseiro é fixado diretamente na robusta balança de alumínio, e tem curso de 131 mm com précarga da mola ajustável em 10 posições. Traduzindo: a arquitetura do conjunto faz esta moto absorver bem os impactos com o piso.
 
O conjunto equilibrado faz com que a moto “drible” os carros com facilidade e conta ainda com um bom ângulo de inclinação nas curvas. O limite são mesmo as pedaleiras.
 
Em um ambiente caótico, como o trânsito carregado da cidade de São Paulo, a G 310 R é uma moto controlável, fácil de pilotar e segura, graças aos freios a disco e ABS em ambas as rodas. Na dianteira, por exemplo, grande disco de disco simples de 300 mm de diâmetro, “mordido” por pinça de fixação radial, como nas motos mais sofisticadas e potentes. Você já sobe na G 310 sabendo que, se precisar, os freios darão conta do recando, mesmo em uma situação extrema.
 
Para completar, a pequena BMW adotou rodas de liga-leve de 17 polegadas, calçadas com pneus de perfil esportivo sem câmara. Outro fator contribui para esta agilidade no trânsito: o peso de apenas 158,5 kg em ordem de marcha.
 
Motor invertido
 
Quando o motociclista olha o motor da nova BMW, uma dúvida fica no ar. Por que o monocilíndrico de 34 cv de potência e 313 cm³ de capacidade está invertido e inclinado para trás? O sistema de escapamento também sai da parte de trás do motor, sem aquela curva na parte frontal do propulsor. 
 
A solução foi adotada pela BMW para baixar o centro de gravidade, diminuir a vibração – característica dos monocilíndricos – e aproveitar melhor o combustível, pois a inclinação aprimora o fluxo de gasolina. 
 
Já a apenas 2.500 giros há força, ou seja, torque para a moto ganhar velocidade. A partir dos 5.500 rpm, o propulsor desperta e oferece uma pilotagem mais divertida. Mas a ‘brincadeira’ começa mesmo acima dos sete mil giros e o ronco médio-grave instiga o piloto a girar o acelerador com mais vontade. Em percurso misto – 70% cidade e 30% estrada –, a média de consumo foi de 26 km/l: autonomia de quase 290 quilômetros.
 
Na estrada
 
E por falar em viagens, o desempenho da G 310 R na estrada deixa um pouco a desejar. A 140 km/h já está perto do limite e o motor vibra demais. Embora a concepção da moto privilegie o uso urbano, o motociclista também poderá usá-la em áreas metropolitanas, para se deslocar entre cidades vizinhas. Mas, se a ideia foi fazer longas viagens, talvez a G 310R não seja a melhor opção.
 
FICHA TÉCNICA - BMW G 310R
 
Motor Monocilíndrico, 4 válvulas, comando duplo no cabeçote e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 313 cm³,
Diâmetro x curso 80 mm x 62,1 mm
Taxa de compressão 10,6:1
Potência máxima 34,47 cv a 9.200 rpm
Torque máximo 2,85 kgf.m a 7.500 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Tubular em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido 41 mm de diâmetro com 140 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor com 131 mm de curso e multiajustável
Freio dianteiro disco simples de 300 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial e cáliper de quatro pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça pinça flutuante de dois pistões e ABS
Rodas e Pneus 110/70 R 17 (Diant.) e 150/60 R 17 (Tras.)
Comprimento 2.005mm
Largura 820mm
Altura 1.080mm
Distância entre-eixos 1.366mm
Altura do assento 785mm
Peso em ordem de marcha 158 kg 
Tanque de combustível 11 litros
Cores Branco, preto e azul
Preço R$ 21.900
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