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BMW R 1200 GS Rallye é despedida do motor refrigerado a ar

21/12/2012 - 10:45 - Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO - Fotos: Doni Castilho/ Agência INFOMOTO
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A BMW R 1200 GS Rallye poderia ser apenas mais uma edição especial da famosa bigtrail alemã. Não fosse o fato de que, além de ser a mais recente – chegou ao Brasil em setembro –, trata-se da última versão a utilizar o tradicional motor boxer com refrigeração a ar. A partir de 2013, uma nova R 1200 GS com refrigeração líquida, entre outras alterações, chegará ao mercado.

Como diferencial, a 1200 Rallye traz a cor branca na roupagem, motor na cor preta, os cilindros em grafite e grafismos alusivos à BMW Motorsports, divisão de competição da marca. Porém, o que mais chama atenção mesmo é a cor vermelha utilizada no quadro, que dá mais vida ao modelo tradicionalmente vendido em cores sóbrias. Por ironia, justamente na versão que marca o fim de uma era, a despedida da R 1200 GS como a conhecemos há 32 anos.

Além disso, a versão Rallye traz o completo pacote de eletrônica embarcada: controle de tração (ASC), freios ABS e sistema de ajuste eletrônico da suspensão ESA Enduro. Com preço sugerido de R$ 80.900, está entre as versões top de linha da R 1200 GS.

A melhor "faz-tudo"

A introdução da refrigeração líquida no motor boxer foi motivada mais pela busca por potência do que pela ineficiência da refrigeração a ar. Atualmente com 110 cv, a BMW não conseguiria extrair mais cavalos e estava ficando para trás perante suas concorrentes – Ducati Multistrada 1200, lançada em 2010, oferecia 150 cv; a recém-chegada Honda Crosstourer 1200 tem 129,5 cv. A atual cavalaria da R 1200 GS era mais que suficiente para manter altas velocidades de cruzeiro, auxiliadas pela boa e equilibrada ciclística da moto, mas a questão me parece ter sido mais de marketing do que propriamente a necessidade de mais potência.

Mas, além da mudança no motor, a R 1200 GS 2013 trará outras novidades que serão conhecidas no primeiro trimestre do próximo ano. Mas por enquanto, até como forma de homenagear o atual modelo, vale destacar as qualidades da atual bigtrail. Já tive a oportunidade de testar suas atuais concorrentes, e a BMW mantém-se ainda como a melhor faz tudo. A Ducati Multistrada 1200 pode ser uma moto mais esportiva no asfalto, porém fica devendo no desempenho fora de estrada. Já a Yamaha XT 1200Z Super Ténéré vai muito bem no off-road, mas não se equipara a GS no asfalto.

Impressões ao pilotar

Dotada de um motor com bastante torque desde baixas rotações, um câmbio suave e preciso e potência suficiente a R 1200 GS é também bastante dócil. No quesito conforto, destaque para o macio banco em dois níveis e sua excelente posição de pilotagem. Sem falar no conjunto ciclístico com os sistemas de suspensão diferenciados da BMW: Paralever e Telelever. Com o auxílio do ajuste eletrônico de suspensões eletrônicas demonstra maciez para superar obstáculos e ao mesmo tempo rigidez para uma pilotagem mais esportiva.

O que dizer do equilíbrio de uma motocicleta que pesa 229 kg em ordem de marcha e mesmo assim é fácil de colocar no cavalete central? Outro detalhe que impressiona a qualquer um que já tenha tido a oportunidade de guiar essa bigtrail é a facilidade de pilotagem. Apesar de seu banco alto (85 cm do solo), em movimento, a R 1200 GS demonstra bastante agilidade e docilidade.

Aquele tipo de motocicleta que, com o tanque cheio e a autonomia indicada no computador de bordo, transmite a sensação de se poderia ir a qualquer lugar do mundo com ela. Bastaria tempo e disposição. Do piloto, porque essa BMW R 1200 GS Rallye já vem pronta para tudo.

Um pouco de história

Em 1980, a BMW lançou uma improvável motocicleta: a R 80 GS, uma trail aventureira com motor de grande capacidade cúbica (800 cc). A primeira moto com essas características que hoje chamamos de aventureiras. Criticada na época, tornou-se um sucesso tanto fora da estrada quando dentro dela. Afinal, demonstrou sua capacidade off-road vencendo o Rally Paris-Dakar com Hubert Auriol já em 1981 e tornou-se um sucesso de vendas em todo o mundo, alcançado hoje o posto de BMW mais vendida em todo o mundo.

Apesar de seu controverso monobraço traseiro com eixo-cardã e freio a disco na roda dianteira (nunca antes utilizado em motos off-road), a GS provou ao longo dos anos suas capacidades na terra, sendo também uma grande moto de turismo. Uma espécie de Range Rover das motos, mesclando conforto e luxo para longas viagens com robustez para enfrentar caminhos mal pavimentados.

Ao longo de mais de três décadas de estrada, a GS original deu origem a outros modelos menores, como a 650 GS e 800 GS, e já superou a marca de mais de meio milhão de unidades produzidas. Prova mais do que irrefutável de que a ideia dos engenheiros alemães foi bem sucedida. Toda essa trajetória foi acompanhada pelo motor boxer de dois cilindros opostos e refrigeração a ar. Até agora.

Ficha técnica BMW R 1200 GS Rallye

Motor  Dois cilindros opostos (boxer), 4 válvulas por cilindro e refrigeração mista
Capacidade cúbica 1.170 cm³
Potência máxima (declarada) 110 cv a 7.750 rpm
Torque máximo (declarado) 12,2 kgf.m a 5.750 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final  eixo-cardã
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Multitubular em aço
Suspensão dianteira BMW Telelever com 190 mm de curso
Suspensão traseira BMW Paralever com 200 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo de 305 mm de diâmetro (ABS)
Freio traseiro Disco simples de 265 mm de diâmetro (ABS)
Pneus 110/80-19 (diant.)/ 150/70-17 (tras.)
Comprimento 2.210 mm
Largura 935 mm
Altura 1.450 mm
Distância entre-eixos não disponível
Distância do solo  não disponível
Altura do assento  850/870 mm
Peso em ordem de marcha 229 kg
Peso a seco  203 kg
Tanque de combustível 20 litros
Cores  Branca alpina
Preço sugerido R$ 80.900,00

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