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Bobber ou Scrambler: vote no estilo mais radical

14/11/2014 - 14:55 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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Motos personalizadas construídas a pedido da própria montadora já se tornaram marca registrada nos salões de motos ao redor do mundo. Um bom exemplo é a Yamaha e seu projeto Yard Built, no qual customizadores de várias partes do planeta foram convidados a reinterpretar alguns modelos da fabricante japonesa. Agora, a Triumph embarcou nessa onda e criou o Factory Custom build-off, um concurso no qual duas equipes de personalização entregam suas visões únicas para um mesmo modelo. Vence o time que conseguir um maior número de compartilhamentos no Facebook – (https://www.facebook.com/OfficialTriumph). A votação vai até 26 de novembro.

Para começar, a marca inglesa cedeu um de seus modelos mais célebres para que duas equipes soltassem a imaginação: a Bonneville T100. Os resultados não poderiam ter ficado mais radicais. Os frutos do projeto são uma Scrambler, cuja pegada off-road é ainda mais acentuada do que o modelo tradicional da Casa de Hinckley, e uma Bobber, a qual é praticamente impossível dizer que, algum dia, já levou o nome de “Bonnie”. 

Scrambler

Desempenho, dirigibilidade e habilidades off-road. Foi sobre este tripé que o projeto da Triumph Scrambler foi fundamentado. Com este DNA, mais radical, a moto original precisava perder peso e aumentar sua potência. Para isso, a equipe TFC2 quis deixar a Scrambler mais próxima dos modelos de motocross (suspensões de longo curso), aliado a um chassi mais leve e um tanque de combustível confeccionado em fibra de carbono.

O quadro em aço estampado foi substituído por um chassi de alumínio e um sub-quadro de titânio, com uma geometria mais agressiva e personalidade própria – todo aparente. 
Foi utilizado um braço oscilante da naked Speed Triple totalmente reprojetado e invertido, oferecendo um visual mais agressivo e particular. A peça está ligada a um monoamortecedor, que deixou a parte traseira da moto com cara de um autêntico modelo off-road. A dianteira ganhou suspensão invertida (upside-down) de longo curso com acabamento em dourado.

Para ajudar no trabalho de amortecimento e encarar qualquer obstáculo, a Scrambler está equipada com rodas aro 17, da grife Kineo, calçada com pneus de cravos, ideal para deslocamentos em estradas de terra.

Já que a moto perdeu peso, chegou a hora de ganhar potência. Os cabeçotes foram retrabalhados para acomodar válvulas maiores, novos bicos injetores e sistema de admissão em alumínio. As modificações no propulsor original da Bonneville, segundo a equipe, gerou um aumento de potência na casa dos 25%.

Bobber

Este estilo de moto é marcado por soluções simples, poucos equipamentos e fluidez nas formas. Há bons exemplos que retratam este estilo como, por exemplo, a BMW Lo Rider Concept – apresentada no Salão de Milão de 2012, que, mais tarde, deu origem a NineT. A Bobber da equipe TFC1 segue esta mesma linha de raciocínio. Ou seja, menos é mais. Mais ousadia, mais radicalismo, mais desempenho.

A primeira vista, a ideia é ter o básico: motor, rodas e um pequeno assento. Porém, por traz da simplicidade estética está um mix entre passado e futuro. Retrô e moderno...

A parte dianteira chama atenção por utilizar um garfo (ou quadro frontal) em forma de losango, com duplo amortecedor da marca Fox (de múltiplos ajustes). A moto ganhou um disco de freio de grandes dimensões, acionado por pinça de quatro pistões, rodas raiadas e pneu retrô.

Baixa e longa, a Triumph Bobber foi construída sobre um quadro berço duplo que ancora o motor. Voltando às origens, esta Bobber abdicou de todos os sistemas eletrônicos da nova Bonneville para adotar o tradicional carburador. Este recebeu um duto em forma de sino projetado para captar o ar. O sistema de exaustão acompanha também o design da moto.

O propulsor teve atenção especial e horas de um minucioso trabalho de reengenharia, já que foram feitas muitas modificações e reposicionamento das câmaras de combustão e sistema de lubrificação. 

Para dar mais charme ao modelo, a Bobber usa tanque bicolor, banco solo, uma grande coroa na roda, pneu traseiro “quadrado” e longos escapes, que envolvem toda a moto. Ou seja, neste projeto, o radicalismo estético se fundiu com a história e o pioneirismo da marca inglesa. Agora é só escolher e votar na mais espetacular moto customizada.

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