• Domingo, 15 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Bolt: a nova estrela da Yamaha para os EUA

01/04/2013 - 11:54 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação / Agência INFOMOTO
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A paixão da terra do Tio Sam por modelos custom é notória. Daí a grande quantidade de motos lançadas com foco exclusivo no mercado norte-americano. O modelo mais recente da safra é a Bolt, apresentada no início do mês durante a Daytona Bike Week, evento que reúne aficionados pelas duas rodas todos os anos na praia da Flórida. A nova moto é a filha caçula da família Star, submarca exclusiva para motos custom da Yamaha nos EUA e chega como alternativa para os modelos da linha V-Star.

Para compor o visual da Bolt, a Yamaha apostou no minimalismo. Portanto, a custom com poucos elementos cromados acaba chamando a atenção por sua pegada “old school”. Entretanto, talvez essa proposta tenha deixado a moto tão discreta que sem olhar mais atentamente fica difícil dizer que se trata de um modelo da marca dos três diapasões ou mesmo da família Star. O nome Bolt aparece no tanque de 12 litros de forma quase invisível, formando um logo análogo à cabeça de um parafuso – “bolt” em inglês – e a inscrição “Star” no motor também desafia a percepção dos mais detalhistas.

No mais, o novo modelo norte-americano prima pela simplicidade, ainda que esbanje modernidade, como acontece na pequena lanterna traseira composta por LEDs e o pequeno painel redondo totalmente digital localizado sobre a mesa de direção. Ainda em alusão aos modelos de antigamente, a Bolt vem de fábrica apenas com o assento do piloto, mas os encaixes visíveis na rabeta deixam claro que ela pode receber tanto uma garupa, como outros itens opcionais.

Propulsor conhecido

Enquanto a temática de “dark custom” traz novo fôlego para o line-up da família Star, seu motor não é novidade. A Bolt está equipada com um bicilíndrico em V a 60º de 942 cm³ de comando único no cabeçote (SOHC). O propulsor refrigerado a ar é o mesmo da V-Star 950, ninguém menos do que a nossa Midnight Star, a única custom comercializada no Brasil pela Yamaha. Potência e torque, no entanto, são dados omitidos para os modelos da família Star, como acontece com outros fabricantes de modelos custom norte-americanas, como Victory e a Harley-Davidson. A nova moto tem câmbio de cinco velocidades e transmissão final por correia dentada.

Na suspensão, a marca também se manteve tradicional ao equipar a Bolt com um sistema bichoque na traseira. Os dois amortecedores têm curso de 71 mm, enquanto a dianteira conta com garfo telescópico com curso de 120 mm. No quesito freios, ambas as rodas trazem discos tipo wave de 298 mm de diâmetro, mas sem o auxílio do ABS. Tudo para manter sua experiência de pilotagem a mais crua possível.

Montada sobre um quadro de duplo berço em aço, a Bolt é mais curta e estreita quando comparada à V-Star 950. São 2.291 mm de comprimento e 945 mm de largura contra os 2.435 mm e 1.000 mm da nossa Midnight Star. Porém, ela supera a custom vendida no Brasil na altura, com 1120 mm de altura e 691 mm de altura do assento. Todo o conjunto pesa 245 kg em ordem de marcha.

Com preço sugerido de 7.990 dólares, o que equivale a mais ou menos R$ 16.100, a Bolt estará nas concessionárias da bandeira Star já em abril. Exclusiva para os EUA, a nova custom da Yamaha deverá protagonizar um belo duelo com a Iron 883 da Harley-Davidson, modelo com o qual começou a ser comparada desde o momento que o pano foi retirado em sua apresentação na praia de Daytona. Principalmente pelos tons escuros adotados na maior parte da moto e as rodas raiadas em preto de 19” na dianteira e 16” atrás.

Versão R-Spec

Embora a Yamaha tenha apresentado a Bolt como um modelo disponível apenas nas cores preta e branca, a marca japonesa anunciou uma versão R-Spec. Com previsão de chegada para julho, ela estará disponível nas cores verde e cinza fosco pelo preço de 8.290 dólares, equivalente a R$ 16.683. Para justificar o preço mais alto cobrado, a Bolt R-Spec traz, além das novas opções de cor, amortecedores traseiros com reservatórios de gás à parte. E apenas isso. Nas demais características técnicas trata-se da mesma moto.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados