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"Os principais diferenciais desse sistema são o design simples e de fácil adaptação e a redução de peso", destaca Fábio Ferreira, gerente de desenvolvimento de produto da divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina. Além disso, comparados com o motor V8 de veículos de primeira geração, os híbridos paralelos consomem até 40% menos combustível.
A Bosch ajudou a tornar os primeiros híbridos uma realidade na década de 70 e, desde então, vem realizando trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nesse sentido. Atualmente, uma equipe de 800 colaboradores Bosch ao redor do mundo trabalha em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos híbridos e elétricos. A Bosch trabalha nessa nova interpretação do acionamento híbrido desde 2007. O sistema híbrido paralelo envolve essencialmente a substituição da mecânica comum pela inteligência: ao invés de usar uma engrenagem planetária como divisor de energia , a tecnologia de controle é utilizada para dividir o torque entre o motor elétrico e o motor de combustão interna. Isso reduz custos e complexidade. Outra questão importante é que o motor elétrico Bosch é praticamente autossuficiente. É possível dirigir apenas com energia elétrica, a qualquer momento, simplesmente desacoplando a embreagem e desligando o motor de combustão.
O acoplamento/desacoplamento suave é especialmente importante quando a propulsão passa do motor elétrico para o de combustão interna, quando ambas as fontes trabalham em conjunto ou quando o motor de combustão desliga temporariamente. Nos híbridos integrais em paralelo Volkswagen Touareg e Porsche Cayenne S lançados na Europa, tudo isso é realizado automaticamente. O segredo está em medir, controlar e regular: manter a interação perfeita entre sistemas de sensores, tecnologia de controle e atuadores.
Projetos futuros
Além desse desenvolvimento com a Volkswagen e a Porsche, o Grupo B osch, firmou uma parceria com a engenharia da PSA Peugeot Citroën para o desenvolvimento de híbridos diesel, com tração elétrica nas quatro rodas, que devem entrar em produção em 2011.
No futuro, a Bosch pretende também se tornar uma fornecedora de acionamentos elétricos completos e totalmente integrados com baterias de íons de lítio. Para tanto, uma joint venture entre Bosch e Samsung SDI, criou a SB LiMotive, uma empresa que já está implementando suas primeiras linhas de produção na Coreia do Sul. As primeiras baterias de alto desempenho para veículos híbridos deverão ser produzidas a partir de 2011 e para veículos totalmente elétricos a partir de 2012.
À medida que baterias de armazenamento se tornam mais leves e eficientes, a tecnologia hibrida oferecerá ainda maior potencial para economias significativas, principalmente na emissão de CO2.
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