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Bravo é a grande atração da Fiat e ofusca versão Sporting e conceito Cabrio do Uno em SP

03/11/2010 - 11:51 - Mário Salgado - Fotos: Mário Salgado e divulgação Salão do Automóvel
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Bravo feito em Betim (MG) deve acirrar a briga de HB médios

O Novo Uno havia sido o grande lançamento da Fiat em 2010. E tem incomodado muito a concorrência desde sua chegada ao mercado. Mas, para o Salão do Automóvel de São Paulo, ela trouxe uma novidade que ofuscou todas as possíveis novidades do seu estande: o Bravo. Esse lançamento foi responsável pela aposentadoria do Stilo, que nem recebeu a nova linha de motores E.TorQ.

As outras atrações da Fiat que você verá nesta reportagem e que merecem alguma atenção são o Novo Uno na versão Sporting, Uno Cabriolet, FCC III Mio e Fiat 500.

Bravo, bravíssimo!!

Para comemorar os seus 35 anos de Brasil, que se completam em 2011, a montadora italiana trouxe uma das suas grandes apostas para o mercado nacional. O Bravo, que promete fazer o mesmo sucesso do Tipo na década de 90, tem agora sua versão nacionalizada.

Com seu desenho caracterizado pelo ―family feeling‖ Fiat, ele reafirma a marca como referência mundial em design. O Bravo também promete ser referência em novas tecnologias no mercado nacional. A montadora afirma que o carro terá excelente desempenho graças aos motores E.TorQ 1.8 16V Flex e 1.4 16V Turbo, que traz o conceito Downsizing e hoje equipa os Fiat Punto e Linea.

Sem mostrar grandes detalhes do carro, a Fiat só mostrou o carro e os detalhes do motor. O que se sabe é que ele está sendo feito na fábrica de Betim (MG) e que ele é basicamente o mesmo modelo italiano. A caixa automatizada deverá ser usada somente no motor 1.8.

Mio

A marca apresenta no Salão o seu terceiro carro conceito desenvolvido no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli (Betim/MG), o Fiat Concept Car III, que foi idealizado pelo consumidor através do portal www.fiatmio.cc.

O FCC III ou Fiat Mio como foi batizado traz elementos que enaltecem a visão sustentável, além de itens que garantem a conectividade do homem ao carro e ao universo, o que engloba a mobilidade urbana mundial.

Uno com cabelos ao vento

O sonho de todo amante de carros é dirigir um modelo conversível. E, pensando nisso, a Fiat trouxe ao salão o Uno Concept Cabrio.

Utilizando a carroceria de duas portas, o modelo conversível é um exemplo da infinidade de alternativas que podem ser geradas a partir da plataforma do Novo Uno. O resultado, de acordo com a montadora, é um veículo esportivo, jovem, e ao mesmo tempo, sofisticado. Mas, infelizmente, a fábrica italiana não deu nenhuma possibilidade de trazer o conversível para o mercado. Deverá ser por muito tempo apenas um conceito.

O motor escolhido para impulsionar o conversível é o mesmo do Punto T-Jet, o Turbo 1.4, 16V, de 152 cv de potência, que é capaz de levá-lo a uma velocidade máxima próxima dos 200 km/h.

Para compatibilizar a nova a aparência com o grande desempenho, o modelo recebeu rodas com aro de 17 polegadas e pneus de perfil 40. As suspensões idealizadas para o Uno Cabrio são condizentes com a esportividade sugerida pelo potente motor e pelo o conjunto de rodas e pneus de carro de altas prestações. Um convite à diversão.

Esportivo de verdade?

As montadoras têm utilizado termos de esportividade para alguns de seus modelos nacionais, mas se esquecendo de uma coisa ainda mais importante: a esportividade. Mas será que a Fiat é mais uma que entra na linha de Astra GSi, Corsa SS e a própria linha Sporting da italiana.

O Novo Uno Sporting tem “toques” de um esportivo. Equipado com o novo motor Fire 1.4 Evo (que não traz toda a emoção necessária em um esportivo), vem com exclusividade em customização, além da adoção de suspensões que reforçam o deixam com um caráter de esportividade.

A Fiat afirma que o novo Uno Sporting não se trata de um modelo personalizado, mas sim de uma nova versão, que foi concebida em detalhes para atender aos anseios do consumidor.

O que mais chama a atenção é o aspecto exterior, que  foi fortemente espelhado nos modelos esportivos de alto desempenho, tanto em cores quanto em itens de personalização e de eficiência de utilização. Faz parte da sua personalidade faróis com máscara negra, anéis estéticos da grade anterior em vermelho e spoiler para o para-choque dianteiro.

As faixas laterais remetem à esportividade, assim como as minissaias laterais. A ponteira do escapamento é dupla como convém a um esportivo, e as lanternas traseiras têm acabamento fumê. A exemplo do para-choque dianteiro, o traseiro também traz um apêndice aerodinâmico. Sobre a tampa do porta-malas foi incorporado um aerofólio com acabamento na cor preta.

Ainda na parte decorativa e de funcionalidades, as bordas das caixas de rodas e o revestimento das colunas das portas, também receberam tratamento em preto. O modelo recebeu também sigla de modelo e da versão exclusivas. Para completar, as rodas de liga leve com aro de 15 polegadas conferem um ar de esportividade ao carro.

Internamente ele se distingue pelo painel com revestimento exclusivo, assim como a adoção de detalhes com cores que identificam a versão. O quadro de instrumentos também tem características próprias para a versão Sporting, trazendo instrumentos com nova serigrafia na cor laranja e display com iluminação na cor vermelha. Também possui de série computador de bordo e volante em couro. Já os bancos receberam tecido exclusivo com costuras estilizadas mais bolsa porta revistas e bordado ―Sporting‖.

A sua suspensão também foi ajustada para atender às solicitações da nova versão. Comparada com a que equipa as demais versões do Novo Uno, ela foi projetada e calibrada para permitir melhor dirigibilidade, além de transmitir maior sensação de esportividade e segurança. A nova suspensão é cerca de 20 mm mais baixa em relação às versões Vivace e Attractive, e suas molas ficaram mais rígidas. São helicoidais e foram projetadas com a técnica ―side-load‖ para otimizar o funcionamento da suspensão.

Os amortecedores também receberam características especificas para as novas exigências de desempenho. A barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro, e o eixo traseiro tem maior rigidez torcional. As rodas de liga leve, com aro de 15 polegadas de diâmetro, estão calçadas com pneus na medida 185/60 R15.

Em termos de segurança o Novo Uno Sporting pode vir, opcionalmente, com o HSD (High Safety Drive ― airbag duplo + freios com sistema ABS), mais itens de conforto e entretenimento como ar condicionado e rádio CD MP3 Connect com viva-voz Bluetooth + USB.

Disponível em oito diferentes cores, a versão Sporting do novo Uno conta com três alternativas exclusivas de pintura: Amarelo Indianápolis, Vermelho Modena e a nova Laranja Nemo, todas cores sólidas. As demais já são tradicionais da marca, a sólida Branco Banchisa mais as quatro metálicas: Prata Bari, Cinza Cromo, Cinza Scandium e Preto Vesúvio.

Novo Idea

Presente no estande também o novo design do Idea, desenvolvido no Brasil pelo Centro Estilo Fiat para América Latina, que deu ao modelo um ar mais sofisticado. Na traseira, traz as novas lanternas iluminadas por LEDs — o Fiat Idea é o primeiro carro nacional a oferecer esta tecnologia. O novo Idea também passou a receber a nova família de motores E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V.

500

Também está lá o charmoso Fiat Cinquecento. Um modelo que tem conquistado muito o público brasileiro e está batendo de frente com os micro-compactos que também serão uma vedete do mercado em 2011.

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