• Domingo, 28 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Bravo, Novo Uno Sporting e conversível são estrelas da italiana Fiat no Salão

22/10/2010 - 16:57 - Redação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Esta edição do Salão do Automóvel é especial para Fiat: em 2011 ela comemorará 35 anos de Brasil. E, diante deste marco importante da história da empresa, nada mais justo do que mostrar o sucesso de seus modelos, os seus futuros lançamentos e seus novos projetos, nos quase três mil metros quadrados ocupados pela Fiat neste salão. São 30 carros expostos. Entre eles, os destaques são: os carros conceitos — FCC III, Uno Cabrio e Uno Ecology —; a nova versão do Novo Uno, a Sporting, que está chegando às concessionárias; e a pré-apresentação do Fiat Bravo.

Na mesma linha do FCC III, que também estará no estande da marca, serão mostrados o Uno Concept Ecology e o Uno Concept Cabrio. O Concept Ecology foi apresentado no lançamento do Novo Uno e depois foi um dos destaques do Michelin Challenge Bibendum 2010. O modelo que carrega em sua estrutura o design do Novo Uno está direcionado para as soluções que tornam um carro mais ecológico, mais sustentável, e com impacto ambiental abaixo da média.

O Concept Cabrio é mais um exemplo do envolvimento da Fiat com as novas soluções, ainda que elas sejam apenas exercícios de criatividade. Utilizando a carroceria de duas portas, o modelo conversível é um exemplo da infinidade de alternativas que podem ser geradas a partir da plataforma do Novo Uno. O resultado é um veículo esportivo, jovem, e ao mesmo tempo, sofisticado.

A empresa também reservou um lugar de destaque para apresentar o Novo Fiat Bravo. Com seu desenho caracterizado pelo “family feeling” Fiat, ele reafirma a marca como referência mundial em design. O Bravo também será referência em novas tecnologias no mercado nacional. Esportividade, conforto e segurança são algumas de suas características. Sem falar do excelente desempenho que o Bravo alcança com os motores E.TorQ 1.8 16V Flex e 1.4 16V Turbo, que traz o conceito Downsizing e hoje equipa os Fiat Punto e Linea.

Uno Sporting

A Fiat está lançando nesta edição do Salão do Automóvel uma nova versão do bem-sucedido Uno, modelo que chegou ao mercado em maio deste ano e revolucionou a indústria automobilística. O Uno Sporting chega para contribuir ainda mais com a imagem do produto: forte e decisiva como veículo customizável, econômico, confiável, durável e de ótimo desempenho.

O novo Uno Sporting não se trata de um modelo personalizado, mas sim de uma nova versão, que foi concebida em detalhes para atender aos anseios do consumidor. O Uno Sporting, que tem sob o seu capô o novo motor Fire 1.4 Evo, associa esportividade e jovialidade, trazendo novos conteúdos ao modelo e exclusividade ao seu usuário.

Seu aspecto exterior foi fortemente espelhado nos modelos esportivos de alto desempenho, tanto em cores quanto em itens de personalização e de eficiência de utilização. Faz parte da sua personalidade faróis com máscara negra, anéis estéticos da grade anterior em vermelho e spoiler para o para-choque dianteiro.

As faixas laterais remetem à esportividade, jovialidade, desempenho, assim como as minissaias laterais. A ponteira do escapamento é dupla como convém a um esportivo, e as lanternas traseiras têm acabamento fumê. A exemplo do para-choque dianteiro, o traseiro também traz um apêndice aerodinâmico. Sobre a tampa do porta-malas foi incorporado um aerofólio com acabamento na cor preta.

Ainda na parte decorativa e de funcionalidades, as bordas das caixas de rodas e o revestimento das colunas das portas, também receberam tratamento em preto. O modelo recebeu também sigla de modelo e da versão exclusivas. Para completar, as rodas de liga leve com aro de 15 polegadas conferem um ar de esportividade ao carro.

Internamente ele se distingue pelo painel com revestimento exclusivo, assim como a adoção de detalhes com cores que identificam a versão. O quadro de instrumentos também tem características próprias para a versão Sporting, trazendo instrumentos com nova serigrafia na cor laranja e display com iluminação na cor vermelha. Também possui de série computador de bordo e volante em couro. Já os bancos receberam tecido exclusivo com costuras estilizadas mais bolsa porta revistas e bordado “Sporting”.

O Novo Uno Sporting chega com um sistema de lavagem inteligente do vidro traseiro, ou seja, funciona automaticamente com o acionamento dos jatos dos esguichos. Quando o mecanismo de limpeza do vidro dianteiro está funcionando o traseiro, automaticamente, também é acionado se a marcha à ré for engatada.

A sua suspensão também foi ajustada para atender às solicitações da nova versão. Comparada com a que equipa as demais versões do Novo Uno, ela foi projetada e calibrada para permitir melhor dirigibilidade, além de transmitir maior sensação de esportividade e segurança. A nova suspensão é cerca de 20 mm mais baixa em relação às versões Vivace e Attractive, e suas molas ficaram mais rígidas. São helicoidais e foram projetadas com a técnica “side-load” para otimizar o funcionamento da suspensão. Reduzem as forças radiais na haste do amortecedor e os atritos internos, o que acarreta melhor absorção da aspereza do solo.

Os amortecedores também receberam características especificas para as novas exigências de desempenho. A barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro, e o eixo traseiro tem maior rigidez torcional. As rodas de liga leve, com aro de 15 polegadas de diâmetro, estão calçadas com pneus na medida 185/60 R15.

Estas soluções foram idealizadas para que as suspensões do Uno Sporting tivessem menor tempo de resposta e menor inclinação da carroceria nas curvas. Também proporcionam maior progressividade e linearidade de respostas em manobras realizadas no limite de aderência. Seu comportamento dinâmico é exemplar, com comportamento neutro em qualquer situação, além de proporcionar um bom nível de conforto ― principalmente se tratando de uma versão com apelo esportivo.

O conforto também está garantido pela adoção de coxins hidráulicos passivos para a sustentação do motor. A idéia básica do componente é usar borracha altamente elástica para um bom comportamento acústico, e se servir do componente hidráulico para gerar o efeito de amortecimento nas freqüências de trabalho do motor. Isso resulta na obtenção de alta rigidez nas baixas freqüências e baixa rigidez em médias e altas freqüências. Estes são requisitos que não podem ser encontrados simultaneamente em coxins convencionais.

Além dos elementos diferenciados e exclusivos, a versão Sporting chega bem equipada de série oferecendo, além dos itens citados acima, direção hidráulica, faróis de neblina, trava e vidros dianteiros elétricos, entre outros. Em termos de segurança o Novo Uno Sporting pode vir, opcionalmente, com o HSD (High Safety Drive ― airbag duplo + freios com sistema ABS), mais itens de conforto e entretenimento como ar condicionado e rádio CD MP3 Connect com viva-voz Bluetooth + USB.

O Novo Uno Sporting também oferece ao consumidor a opção de uma personalização exclusiva. De fábrica existem dois Kits para esta versão. O Sport que traz adesivos para os para-lamas e tampa traseira mais badge para coluna C. Enquanto o Kit Exclusive é composto de volante em couro exclusivo com detalhes laranja, tecidos para os bancos também com detalhes laranja e pinturas internas na cor cinza, além do tapete em carpete exclusivo.

Se o cliente preferir ele tem a opção de personalizar o seu Uno Sporting na concessionária. Lá ele encontra capas de espelhos retrovisores, capa das maçanetas externas das portas, pomo do câmbio, acabamento do freio de mão, moldura do painel de instrumentos, faixas decorativas e pedaleiras esportivas. Também na lista de acessórios, itens como alarme, parafuso antifurto das rodas e protetor de cárter.

Disponível em oito diferentes cores, a versão Sporting do novo Uno conta com três alternativas exclusivas de pintura: Amarelo Indianápolis, Vermelho Modena e a nova Laranja Nemo, todas cores sólidas. As demais já são tradicionais da marca, a sólida Branco Banchisa mais as quatro metálicas: Prata Bari, Cinza Cromo, Cinza Scandium e Preto Vesúvio.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados