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Camaro SS chega oficialmente ao mercado nacional por R$ 185 mil

23/11/2010 - 17:00 - Mário Salgado
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Estrela de cinema, no personagem Bumblebee dos filmes Trasnformers, ícone das décadas de 60 e 70, o Camaro está sendo lançado oficialmente para a imprensa especializada, na cidade de Indaiatuba, onde a GM tem um campo de provas. A versão escolhida para “representar” o esportivo nas ruas brasileiras é a topo de linha, SS.

Durante o evento, o presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila, afirmou que o carro “é um ícone, um sonho sobre rodas. Um carro que desperta a paixão em qualquer um que o dirija ou simplesmente olhe para ele. Certamente será outro modelo de sucesso na história da Chevrolet no Brasil”.

O carro já não é uma novidade para muitos, já que foi visto no Salão do Automóvel de SP 2010 e pode ser apreciado bem de perto por qualquer mortal em muitas concessionárias do Brasil, inclusive de Campo Grande, onde ele está exposto na Smaxx da Afonso Pena em um modelo amarelo.

A versão SS chega ao Brasil equipada com o motor mais potente da linha Camaro. Trata-se de um V8 de 6.2 litros, que tem bloco e cabeçotes feitos em alumínio e que desenvolve 406 cv de potência a 5.900 rpm e impressionantes 56,7 kgfm de torque, a 4.200 rpm, números que o credenciam para um distinto clube que reúne esportivos como Corvette, Ferrari, Lamborghini e alguns modelos da Porsche. O Camaro acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.

Mecânica invejável

Além de toda a sua potência, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. Seu motor é equipado com o AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de injeção desliga quatro cilindros, reduzindo o consumo de combustível – que pode ser aferido pelo computador de bordo – e aumentando significativamente a autonomia do esportivo.

Em conjunto com os mais de 400 cv de potência do Camaro, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da transmissão automática ou trocar as marchas conforme a sua necessidade, por meio de botões atrás do volante, permitindo que o condutor pilote da maneira mais esportiva possível: sem tirar as mãos da direção.

“O câmbio sequencial, com opções de troca no volante, é uma unanimidade hoje. Praticamente todos os superesportivos e os carros de corrida utilizam esta tecnologia. É um item fundamental, para conseguir aliar em um único carro a agressividade de condução com mais de 400 cv de potência, ao conforto necessário para se rodar também nas grandes cidades”, afirma Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Vendas e Marketing da General Motors do Brasil.

Para pilotagens mais esportivas, além dos botões no volante, o Camaro oferece controles de estabilidade e de tração, ajudando o motorista no caso deste cometer algum excesso. O sistema atua em dois diferentes níveis. Pressionando-se o botão (localizado no console central) apenas uma vez, ele desabilita imediatamente o controle de tração. Pressionando ele novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Stability Track”, mais dinâmico, permitindo uma condução mais pura e esportiva, sem tantas intervenções do sistema. Entretanto, ele não se desliga por completo, mantendo o alto nível de segurança exigido em um "muscle car" como o Camaro.

Outra boa notícia para quem gosta de ter sempre o carro "na mão", é que o Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira, o Chevrolet utiliza suspensão do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos, além de molas helicoidais e amortecedores. Com isso, o carro fica mais esportivo e melhor de ser controlado, já que tem tração traseira e poderia inclinar muito em curvas com o sistema normal. Além de já poder receber nossa gasolina (com adição de etanol), sua boa altura livre em relação ao solo, de 15,6 cm (um Chevrolet Agile tem 16,0 cm), lhe permite trafegar sem problemas por nossas ruas e estradas.

Para assegurar a estabilidade, o Camaro vem equipado de série com rodas de alumínio de 20 polegadas – de tala 8’ na dianteira e 9’ na traseira. Calçando as rodas estão os pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.

O conjunto de rodas e pneus deixa à mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira) e as pinças da Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1 – de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

Concorrência musculosa

Os "muscle cars" sempre foram uma paixão no mercado brasileiro. Quem tem entre 30 e 80 anos, ouviu muito falar deles nas décadas de 60, 70 e 80. Nessa época, os musculosos Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Dodges eram tidos como carros pequenos perto dos enormes Cadilacs.

E hoje em dia, a General Motors ainda afirma que os principais rivais do Camaro são o Ford Mustang Gt e o Dodge Challenger SRT8. A marca da gravatinha sai na frente no mercado brasileiro com relação aos seus arquirivais. O Mustang tem preço de tabela de R$ 200 mil e é importado em uma parceria da Ford com a loja Forres Trade de São Paulo. Além de custar um pouco mais, o carro da Ford ainda é menos potente: 315 cavalos (mas isso não o deixa menos emocionante, como foi possível ver no teste que fizemos em uma versão GT conversível, em 2008). E o Dodge Challenger não é trazido por importação oficial e somente é vendido em lojas independentes, por valores em torno dos R$ 280 mil e com potência de 421 cavalos.

Com isso, o Camaro é mais potente, mais barato e conta com toda a rede de concessionárias da marca para dar suporte técnico aos proprietátios dessa super máquina.

Ficha técnica Camaro SS 2011

RESUMO
Modelo:  Chevrolet Camaro SS
Carroceria / motorização: Passageiro, cupê , 4 passageiros, 2 portas, motorização dianteira, tração traseira
Construção:  Carroceria em aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação:  Oshawa Plant, Ontário, Canadá
Principais competidores:  Ford Mustang GT, Dodge Challenger SR T8

MOTOR
Modelo: L99
Disposição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: V8
Cilindrada (cm3): 6.162
Diâmetro e Curso (mm): 103.2 x 92
Válvulas: 16 válvulas, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: S.F.I. (Sequential Fuel Injection)
Taxa de compressão: 10,87:1
Potência máxima
(SAE):  406 cv a 5.900 rpm
Torque máximo líquido
(SAE):  56,7 kgfm a 4.600 rpm
Combustível recomendado: Gasolina Premium
Rotação máxima do motor (rpm): 6.200
Bateria: 12V, 100 Ah
Alternador: 150 Amp
Consumo NBR 7024 (km/l) 6,9 / 10,8 /8,2

TRANSMISSÃO
Modelo: Sequencial/Automática de 6 velocidades 
Relação de marchas:  
Primeira: 4.03:1
Segunda: 2.36:1
Terceira: 1.53:1
Quarta: 1.15:1
Quinta: 0.85:1
Sexta: 0.67:1
Ré: 3.06:1
Diferencial (eixo traseiro): 3,27:1

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente do tipo Multi-link 
Traseira: Independente do tipo Multi-link
Direção: Hidráulica
Direção redução (linear): 16.1:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 2,5
Diâmetro de giro (m): 11,5

FREIOS
Tipo:  Discos ventilados dianteiros e traseiros, sistema de freios antibloqueante (ABS)
Diâmetro x espessura (mm):  Dianteiro: 355 x 32;
traseiro 365 x 28

RODAS/PNEUS
Rodas tamanho e tipo: Dianteira – 20 x 8– Alumínio
Traseira – 20 x 9 – Alumínio 
Pneus:  Dianteiro - 245/45ZR20
Traseiro - 275/40ZR20 

DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 2.852
Comprimento total (mm):   4.836
Largura carroceria (mm):   1.918
Largura total s/ espelhos (mm): 2.089
Altura (mm): 1.371 
Bitola (mm): Dianteira: 1.618; traseira: 1.628
Altura mínima do solo (mm): 156,5
Ângulo de ataque: 15°
Ângulo de saída: 19º
Peso em ordem de marcha (kg): 1.790
Distribuição de peso(% dianteira/traseira): 52/48

CAPACIDADES
Porta-malas (litros):  384
Carga útil (kg): 332
Tanque de combustível (litros):  71

DESEMPENHO - dados da GM
Velocidade máxima (km/h):  250 (limitada eletronicamente)
Aceleração 0 a 100 km/h (s):  4,8

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