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O Latin NCAP liberará os resultados da análise de crash test de seis modelos de veículos mais vendidos na América Latina. Nesta primeira fase do Latin NCAP foram feitos testes de impacto frontal com nove veículos, semelhantes aos realizados na Austrália, Europa e Estados Unidos. Eles foram comprados e enviados a laboratórios certificados para avaliação de riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel.
O objetivo do programa é colaborar para aumentar a segurança veicular para motoristas e passageiros nos países latino-americanos onde a produção de veículos vem aumentando, mas há altos índices de fatalidades nas estrada e ferimentos sérios dos seus ocupantes.
O Latin NCAP pretende incentivar o mercado a produzir carros mais seguros o que ajudará a reduzir os índices de ferimentos nas estradas. Conferência Global sobre a segurança de estrada realizada em Moscou recomendou a criação de NCAPs regionais.
Atualmente há programas NCAP na Ásia, Austrália, Europa, e nos Estados Unidos. Eles têm contribuído significativamente para redução de morte e de ferimento nas estradas. A expectativa é que as iniciativas como NCAP Latin contribuam significativamente para a segurança nas estradas como parte de um programa mais amplo das Nações Unidas, que se executado com sucesso, poderia preservar cinco milhões de vidas nas estradas do mundo.
A finalidade do Latin NCAP, a exemplo dos similares existentes em outros países, é testar e dar informações sobre a qualidade da segurança veicular em caso de acidentes para estimular os fabricantes a produzir carros com maior segurança e auxiliar na diminuição das despesas com saúde pública decorrentes de acidentes de trânsito.
Um grupo de entidades internacionais se juntou para criar o Latin NCAP. Os responsáveis por essa iniciativa são a Federação Internacional do Automóvel (FIA); a Fundação FIA, com seus membros para a América Latina; a Fundação Gonzalo Rodríguez (Uruguai), e a International Consumers Research and Testing (ICRT), organismo que congrega associações de consumidores de todo o mundo para a realização de testes comparativos.
Para os consumidores, conhecer os resultados dos testes de colisão permite optar por veículos mais seguros. E quando a segurança se torna um argumento de compra, também estimula os fabricantes, que poderão utilizar os resultados dos testes em sua publicidade, como ocorre na Europa.
Nani Rodriguez, secretária executiva de Latin NCAP e presidente da Fundação Gonzalo Rodríguez (Uruguai), diz que se pretende melhorar os padrões da segurança dos carros produzidos na América Latina, para aumentar os níveis de proteção dados aos motoristas, passageiros e crianças. "Queremos conservar vidas nas estradas em nossa região e o Latin NCAP é crucial para se conseguir isto.”
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