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Carros da Suzuki já estão por aqui

14/03/2008 - 12:23 - Redação
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Num dos blogs pesquisados por nossa equipe, o internauta denominado Oliveira flagrou os carros da marca japonesa em um estacionamento usado pela Mitsubishi na av. das Nações Unidas, em São Paulo. Ele também apurou a história praticamente toda.

Os carros são um Suzuki SX4 e um XL7. De acordo com o Oliveira, havia quatro carros da Suzuki ali, dois SX4 (um laranja com câmbio de quatro velocidades e outro preto, com câmbio manual), um Suzuki Grand Vitara (que não foi fotografado) e o Suzuki XL7.

“Estava indo trabalhar e, quando eu passei na frente do estacionamento, vi a traseira de um jipinho parecido com o EcoSport. Achei bem diferente, aí lembrei do Fiat Sedici", comentou Oliveira.

Fotografar os carros não foi nada fácil. Primeiro, o internauta pediu autorização ao porteiro, mas recebeu um “não” como resposta. “Insisti umas quatro ou cinco vezes, mas o cara foi relutante. Fazer as fotos eu faria, de qualquer jeito. Primeiro pensei em entrar lá escondido, depois pensei em pular o muro quando estivesse fechado, mas desisti. Por fim, resolvi ir com meu carro ao estacionamento, estacionar do lado e tirar as fotos meio rápido para o cara do estacionamento não perceber. Até que as fotos saíram boas", diz ele. E isso não podemos discordar.

Recentemente, rolaram pela net comentários de que a Suzuki voltaria ao Brasil. Um dos jornalistas que afirmaram isso foi Roberto Nasser. A volta da marca ao país seria por meio da SVB Automotores do Brasil Ltda., do grupo de Eduardo Souza Ramos, um dos donos da MMC, que fabrica e importa produtos da Mitsubishi no Brasil.

Na edição de março deste ano, a revista Quatro Rodas crava que a Mitsubishi pretende assumir as operações no Brasil, um movimento que não seria de estranhar. Afinal, o mercado brasileiro vem crescendo a taxas altíssimas e é um dos principais mercados de carros do mundo. E já houve caso parecido, com a Audi, que tirou o controle da marca no Brasil das mãos do grupo Senna. Com isso, a MMC teria de encontrar outra empresa para representar. E a Suzuki vem bem a calhar.

A escolha da marca segue uma lógica evidente: o grupo Souza Ramos é grande apreciador de veículos 4x4 e sabe que, chova ou faça sol, sempre haverá interessados em comprar jipes e utilitários no Brasil. É um nicho de mercado seguro e com produtos de alto valor agregado, o que viabiliza uma operação pequena, já que os lucros por unidade vendida são altos.

A Suzuki, ainda que não atue mais no país desde março de 2003, mantém entre os jipeiros e admiradores do mundo off-road uma excelente reputação. Seus carros dão pouquíssimo trabalho e, quando dão, têm peças a um custo não proibitivo, o que os transforma nos importados sem representação oficial mais valorizados do mercado.

Oficialmente

A MMC diz apenas que está ajudando a Suzuki a se implantar no Brasil. Estaria “auxiliando” um grupo interessado a negociar com a marca japonesa. Nossas fontes, entretanto, nos dão uma outra explicação. Segundo elas, a SVB realmente pertence ao grupo Souza Ramos e terá como diretor um alto executivo da MIT Racing, empresa que organiza as competições que envolvem veículos da Mitsubishi. Isso, de certo modo, corrobora a versão da revista Quatro Rodas de que a Mitsubishi assumirá as operações brasileiras. Com isso, a MIT Racing perderia sua razão de ser, o que permitiria a alocação de seus executivos em outros empreendimentos.

Ainda há dúvidas sobre se os primeiros modelos serão importados ou fabricados no país. “Fabricados” é modo de dizer, uma vez que eles, inicialmente, seriam montados em esquema de CKD, ou seja, eles viriam desmontados e seriam apenas montados no Brasil.

Em sua coluna, Roberto Nasser diz que a intenção dos importadores, que ele não chega a citar, é de expandir a participação no mercado, inclusive exportando os veículos para outros países do Mercosul. Para isso, a empresa teria de ter um modelo de grandes volumes, como o Swift, mas num segundo momento. Carros de grande volume exigem grandes investimentos.

Certos, mesmo, são os modelos SX4, XL7 e Grand Vitara. De acordo com algumas publicações, o SX4 terá câmbio manual e opcional automático, com trocas pelo volante. Na Europa ele tem três motores. A gasolina ele tem o 1,6-litro de 108 cv e o 2.0 de 148 cv; a diesel ele tem o 1,5 litro. Quanto ao acabamento, será igual ao do europeu. Na Europa o SX4 tem versões 2WD também, que aqui no Brasil faz sucesso no Ford EcoSport, ou seja, a Suzuki também poderá importar o 2WD pra cá.

O XL7 também tinha a sigla AWD e bom acabamento interno. Tinha transmissão automática de cinco marchas e opção de trocas manuais no volante. O motor que pode vir é o 3,6-litro V6 de 250 cv e torque 33,6 kgm, só lembrando que esse motor é um projeto melhorado do antigo motor do Grand Vitara. Detalhe: o XL7 começou como uma variante do Grand Vitara e tem uma terceira fileira de bancos.

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