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As mudanças na nova CBR 1000RR foram radicais. A começar pelo design, principal motivo de compra apontado em pesquisa feita pela Honda com 330 consumidores de motocicletas da categoria superesportiva. A Fireblade 2008, lançada na Europa no final de 2007, ganhou linhas mais arredondadas e minimalistas, seguindo uma tendência de design na linha de esportivas da marca japonesa. Os ângulos retos foram abandonados de vez. A carenagem frontal, mais compacta, está mais curta e, segundo os engenheiros da Honda, com melhor penetração aerodinâmica. Os espelhos retrovisores trazem agora lanternas e piscas, enquanto a rabeta foi reduzida ao essencial. “Tirando” assim peso das extremidades e contribuindo para a centralização das massas.
Nisso também ajudou o novo sistema de escapamento. Bastante curto e posicionado na lateral direita da CBR 1000, o escape traz um moderno sistema para melhorar o torque em baixas rotações. Dessa forma, apesar de “girar” mais, a nova Fireblade não perdeu o motor sempre cheio, qualidade já presente na versão anterior.
Motor maior e mais leve
Com pistões de maior diâmetro (de 75 para 76 mm), porém de menor curso, o motor de quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, ficou maior: agora tem 999,8 cm³ de capacidade contra os 998 cm³ do modelo 2007. De mesma dimensão, porém mais leve, o novo propulsor gera 178,1 cv de potência máxima a 12.000 rpm - cerca de sete cavalos a mais que o anterior.
A potência extra vem de diversas alterações, como entradas de ar mais eficientes, radiador com duas ventoinhas e o que de melhor há em termos de injeção eletrônica de combustível – com dois bicos injetores por cilindro. O torque sofreu pequena redução. Passou dos 11,7 kgf.m para 11,4 kgf.m no mesmo giro: 8.500 rpm.
Ciclística afiada
Na pista particular, onde a nova CBR 1000RR foi apresentada à imprensa, pudemos comparar o desempenho com o antigo modelo e afirmar: a principal melhoria na Fireblade 2008 foi em sua ciclística. Também não é por menos. Tudo é novo.
O quadro de alumínio é formado agora por apenas quatro peças, contra as nove da versão anterior. De dupla trave superior do tipo diamante – com o motor fazendo parte da estrutura – está mais estreito e leve. No total o conjunto emagreceu dois quilos: 177 kg a seco. A balança traseira também é nova e a distância entre-eixos, maior (1.410 mm), para manter a roda no chão nas acelerações e saídas de curvas.
A suspensão dianteira invertida (upside-down) também mudou, mas continuou totalmente ajustável (pré-carga da mola, velocidade da compressão e do retorno). Na traseira o sistema Unit Pro-Link com o amortecedor com reservatório de gás (totalmente regulável) ancorado na própria balança evita que as oscilações sejam transferidas ao chassi. A segunda geração do amortecedor de direção eletrônico (Honda Electronic Steering Dumper) agora é fixado à mesa de direção, garantido estabilidade em alta velocidade e facilidade nas manobras.
Todas as mudanças contribuíram para que a Fireblade esteja mais precisa para entrar nas curvas. Basta “mirar” a frente e deitar para contornar curvas com facilidade. O que ajuda, e muito, nessa tarefa é também a nova embreagem deslizante.
De acionamento mecânico, mas bastante suave, a embreagem traz um sistema que permite aos discos “patinarem” um pouco nas reduções de marcha, evitando assim que o torque da roda traseira desestabilize o conjunto. Ao frear com vontade e reduzir as marchas para entrar na curva a nova CBR 1000RR mantém sua trajetória, facilitando a vida do piloto e transmitindo muita segurança. Exageradamente podemos dizer que a nova 1.000RR é quase uma 600 cc, tamanha sua agilidade e porte compacto.
Preço competitivo
Com todas as melhorias a nova Honda CBR 1000RR, fabricada no Japão, tem tudo para manter a trajetória de sucesso da família Fireblade, iniciada há 16 anos. Uma das superesportivas mais vendidas no mercado brasileiro, a CBR 1000RR foi líder de vendas na categoria em 2007: 1.302 unidades emplacadas.
Com a chegada do novo modelo, que estará disponível a partir de agosto nas cores branca, preta e vermelha, a Honda espera vender 1.537 unidades até o final do ano. Se depender das melhorias feitas na CBR 1000RR 2008 o sucesso está garantido. O preço sugerido de US$ 31.980 – cerca de R$ 53.000 ao câmbio de abril – também deve ajudar. Afinal, é o mais baixo entre as superesportivas japonesas de 1.000 cc.
* INFOMOTO usou capacete KBC, macacão Shift e botas Diadora.
FICHA TÉCNICA Honda CBR 1000RR Fireblade 2008
MOTOR
Tipo DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas e arrefecimento a líquido
Capacidade 999,8 cm3
Diâmetro x Curso 76,0 x 55,1 mm
Taxa de Compressão 12,3 : 1
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection)
Torque Máximo 11,4 kgf.m a 8.500 rpm
Potência 178,1 cv a 12.000 rpm
Câmbio Seis velocidade
Transmissão Final Corrente com anéis de vedação
Partida Elétrica
ESTRUTURA
Quadro Dupla trave superior do tipo diamante em alumínio
FREIO
Dianteiro Disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões na dianteira, cáliper de fixação radial e diâmetro de 320 mm
Traseiro Disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro
SUSPENSÃO
Dianteira Upside-down, 120 mm de diâmetro e 110 mm de curso
Traseira Balança traseira monoamortecida, 138 mm de curso e 10 regulagens
de pré-carga da mola
PNEU
Dianteiro 120/70 – ZR17 M/C (58W)
Traseiro 190/50 – ZR17 M/C (73W)
DIMENSÕES
Comprimento 2.080 mm
Largura 685 mm
Altura 1130 mm
Distância entre eixos 1.410 mm
Altura do Assento 820 mm
Capacidade do tanque 17,7 litros
Cores Preta, Vermelha e Branca Perolizada
Peso a seco 177 Kg
PREÇO US$ 31.980 (ao câmbio de US$ 1 = R$ 1,65 em abril de 2008 = R$ 53.006,00), com base no Estado de São Paulo e não inclui despesas com óleo, frete e seguro)
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