Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoModelo mais esportivo da linha Honda em todo mundo, a CBR 1000 RR ganhou algumas mudanças em seu modelo 2012. Apresentada pela fábrica japonesa em seu habitat preferido, as pistas, a superesportiva de 1.000 cc traz como principal novidade um novo conjunto de suspensões para o próximo ano. Recebeu também novas rodas, a carenagem superior e os faróis foram remodelados, além de um painel de instrumentos mais completo.
Porém, diferentemente de outros fabricantes, que adotaram controle de tração e modos de mapeamento do motor, a Honda optou pela tradição. Manteve apenas os freios C-ABS, controlados eletronicamente, e também fez novos acertos na injeção eletrônica de combustível para alimentar o motor. Os mesmo quatro cilindros em linha de 999,8 cm³ de capacidade, DOHC, 16 válvulas e refrigeração líquida.
Agora, segundo a Honda, o torque em médias e baixas rotações está ainda melhor. Mas nada que alterasse os números de desempenho: o propulsor continua oferecendo 178 cavalos de potência máxima a 12.000 rpm e 11,4 kgf.m de torque máximo a 8.500 rpm.
Novas suspensões
A mais significativa e importante alteração no modelo 2012 da Honda CBR 1000 RR são as suspensões. O principal objetivo nas mudanças foi proporcionar um funcionamento mais suave do conjunto, aprimorando a sensibilidade do piloto e aumentando a aderência e a tração.
O garfo dianteiro invertido (upside-down) agora utiliza o sistema Big Piston Fork (BPF) com tubos de 43 mm de diâmetro. Criado pela Showa, os amortecedores BPF tem uma estrutura interna diferente dos garfos convencionais e oferecem um amortecimento mais suave, melhorando o contato do pneu com o solo. Aprimorando, dessa maneira, a estabilidade nas entradas de curva.
Na traseira está outra grande novidade. Pela primeira vez uma moto de série utilizará o amortecedor Balance Free Rear Cushion. Desenvolvido em conjunto pela Honda e a Showa, o amortecedor conta com dois tubos internos ao invés de apenas um, como são normalmente feitos os monoamortecedores traseiros. Além de um funcionamento melhor, o novo sistema permite ajustar a compressão e retorno mais facilmente e com mais precisão.
Ainda na parte ciclística, a Honda decidiu adotar rodas de liga-leve de 12 pontas, em vez das anteriores de apenas três. Mais rígidas, a Honda assegura que as novas rodas, além de mais bonitas, devem beneficiar a pilotagem em conjunto com as novas suspensões.
No restante, a CBR 1000 RR traz os mesmos atributos que fazem sua fama: uma moto extremamente domável. O bom amortecedor eletrônico de direção, os freios C-ABS controlados eletronicamente e a excelente distribuição de massas ajudam a concretizar essa reputação.
Maquiada
No visual, a Honda deu apenas uma leve repaginada. Com o propósito de ressaltar as altas velocidades que a CBR 1000 RR é capaz de atingir, as linhas angulosas voltaram à carenagem dianteira superior. O conjunto óptico e o nariz ficaram mais “pontudos”.
Porém, estruturalmente, a CBR 1000 RR também traz novidades na carenagem lateral, que agora utiliza um sistema de dupla camada, já presente da VFR 1200F. Além de garantir um visual mais limpo, sem parafusos, as duas camadas da carenagem permitem um melhor fluxo de ar para o motor.
Para completar a “maquiada” na CBR 1000 RR 2012 a Honda modernizou o painel de cristal líquido. Totalmente digital, a tela de LCD traz contador de voltas, conta-giros com quatro modos de visualização e o útil indicador de marcha engatada.
Recém-lançado na Europa, o modelo 2012 da superesportiva de 1.000 cc da Honda será comercializado em três cores: branca com detalhes em azul e vermelho; vermelho com detalhes em branco e preto; e totalmente preta. Sem preço definido, a CBR 1000 RR 2012 deve chegar às concessionárias européias no início do próximo ano. Por aqui, a CBR 1000 RR deve fazer sua estréia no segundo semestre de 2012.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados