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Changan passa a ser o nome oficial dos modelos da Chana

25/10/2011 - 12:04 - Redação
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A marca Chana foi lançada no mercado brasileiro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2006. Foi a primeira chinesa a se apresentar no Brasil, por meio da importadora Tricos Districar. Cinco anos depois, a montadora Changan - dona da Chana e também da Hafei Motors -, a maior fabricante de miniutilitários e a quarta maior fabricantes de veículos automotores da China, decidiu adotar nome originário da companhia.

Agora sob o guarda-chuva da Changan, a Tricos Districar apresenta na 18ª edição da Fenatran as linhas de miniutilitários, a MiniStar e Star. A primeira é composta por versões CS [picape cabine simples], CSB [picape cabine simples baú], CE [picape cabine estendida], CD [cabine dupla], Family [passageiros de 7 lugares] e Utility [furgão]; enquanto a linha Star é formada pelas versões Family [passageiros de 7 lugares] e Utility [furgão].

Em fase final de homologação, a linha Star também terá três versões de picapes, a CS [cabine simples], CD [cabine dupla] e a CE [cabine estendido]. Estas versões, cuja característica principal é a robustez, terão início de comercialização em janeiro de 2012.

A linha MiniStar  traz um motor à gasolina de 970 c.c., de 8 válvulas, 53 cavalos de potência a 5.300 rpm e torque de máximo de 76 Nm a 3.500 rpm. Suas versões picape e furgão têm capacidade de carga de até 1.000 kg. A Star, por sua vez, possui motorização de 1.310 c.c., de 16 válvulas, também à gasolina, 81 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 102 Nm a 3.000 rpm. Na versão Utility, sua capacidade de carga é para 1.300 kg.

Além da motorização, a principal diferente entre os modelos MiniStar e Star está em suas dimensões. Enquanto a linha MiniStar faz 3.860 mm [ou 3.880 mm] no comprimento, 1.485 mm na largura e 1.810 mm [ou 1.870 mm]; a Star mede 4.390 mm [comprimento], 1.655 mm [largura] e 1.935 mm [altura].

“Ao contrário dos comentários iniciais sobre o nome, à época de sua apresentação no Salão do Automóvel de 2006,  entendemos que o consumidor brasileiro aceitou muito bem os veículos do Chana”, explica Abdual Ibraimo, presidente da Tricos Districar, “mas é chegado o momento da mudança, até porque, ao adotar Changan, vamos utilizar o fato desta montadora ser a 1ª da China em miniutilitários e a quarta entre os construtores de veículos daquele país”.

Ibraimo afirma ainda que marca Changan tem força no setor automotivo internacional por produzir, ainda este ano, mais de 3 milhões unidades, total superior à produção brasileira projetada para 2011.

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