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Chega ao mercado nacional o GM Omega 2008

05/07/2007 - 11:57 - Redação
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A nova geração do Chevrolet Omega 2008 é uma das grandes novidades que a General Motors do Brasil lançará no mercado brasileiro ainda no decorrer deste ano de 2007. O automóvel começará a ser vendido na segunda quinzena do próximo mês de agosto, no concorrido segmento dos automóveis sofisticados de luxo e de grande porte.

O novo modelo Chevrolet, importado da GM Holden, na Austrália, incorpora, além de um bom desenho da carroceria, inúmeras melhorias contínuas na área de engenharia. Dentre as inovações tecnológicas existentes no conjunto motriz destaca-se o gerenciamento eletrônico do motor, com uma nova calibração e um novo sistema de exaustão com duplo tubo de escapamento.

O carro oferece, como destaques, a tecnologia desenvolvida para evitar acidentes, conhecida como Electronic Stability Program (ESP), o aumento na sua distância entreeixos, que propiciou mais conforto interno, e o sistema de DVD no teto, que permite também às pessoas que estão no banco dianteiro assisti-lo por meio do display no painel central, quando o veículo estiver parado.

“O novo Chevrolet Omega mantém a tradição da GM do Brasil em oferecer aos seus consumidores o que existe de mais moderno na indústria automobilística mundial”, destaca Ray G. Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que “a marca Chevrolet, tradicionalmente, sempre se destacou em oferecer ao mercado brasileiro carros de grande porte e de luxo, a exemplo do Omega, agora totalmente renovado em seu design e com muitas novidades tecnológicas”.

Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, assinala que a nova geração do Chevrolet Omega “evoluiu significativamente em segurança e oferece ainda mais tecnologia embarcada”. Seu preço será divulgado também em agosto, quando começarem as vendas do modelo.

Novidades

O visual do novo Chevrolet Omega foi totalmente renovado, tanto no interior do veículo quanto na parte externa. O carro apresenta importantes inovações em seus equipamentos mecânicos, incluindo um novo sistema de freio.

A distância entreeixos do carro foi aumentada para 2.915 milímetros (mm), com ganho de 126 mm -, possibilitando a ampliação do conforto e do espaço interno, sem qualquer prejuízo à estabilidade e desempenho. O Omega que agora a GM do Brasil venderá no mercado brasileiro está situado em condições de igualdade para competir no seu segmento com as principais marcas mundiais de automóveis.

O novo Chevrolet Omega tem no quesito segurança uma característica marcante, com destaque para a tecnologia desenvolvida para evitar acidentes e conhecida como Electronic Stability Program (ESP).

A tecnologia ESP é responsável pelo gerenciamento de outros programas específicos, como o sistema ABS (Anti-lock Braking System), EBD (Electronic Brakeforece Distribution), EBA (Eletronic Brake Assist) e o TCS (Traction Control System).

O veículo oferece ainda, além dos tradicionais airbags frontais e laterais, airbags tipo cortina que, quando acionados, se projetam de cima dos vidros laterais, protegendo principalmente a cabeça dos ocupantes.

A parte eletrônica do veículo teve a sua capacidade de microprocessamento elevada, garantindo novos índices de segurança e a incorporação de equipamentos ainda mais sofisticados e úteis para o motorista e os passageiros. O porta-malas também ganhou maior capacidade de volume, agora com 496 litros. Houve uma ampliação de 31 litros (mais 7%) em relação ao porta-malas do modelo anterior, que era de 465 litros.

O automóvel é propulsionado pelo consagrado motor Alloytec V6 3.6 litros (seis cilindros em ‘V’), que foi recalibrado, aumentando o seu torque. Ele fornece uma potência de 250 cavalos (187kW a 6000 rotações por minuto - rpm), com torque de 350Nm (35 kgf.m @ 2600 rpm). O veículo acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 8s1, alcançando uma velocidade máxima de 229 km/h.

Os sistemas de suspensão dianteira e traseira também são novos e oferecem uma dirigibilidade melhor sem afetar o conforto. Os sistemas de suspensão dianteira e traseira também são novos, com junta esférica dupla na dianteira e bracos multi-link na traseira, oferecendo uma sofisticada dirigibilidade e proporcionando maior conforto.

O sistema de transmissão, automático, oferece cinco marchas com o dispositivo "Active Select" na própria manopla do câmbio, design preferenciado para atender aos consumidores, que permite a opção da troca de marchas também pelo motorista.

O display multi-função é utilizado para ajustes no rádio AM/FM, CD Changer com capacidade para leitura de arquivos MP3 e, também, visualização das imagens do sistema de DVD, isto quando o veículo estiver parado – devido à segurança e à legislação. Portanto, é possível às pessoas que estão no banco dianteiro assistir ao DVD localizado no teto por meio do display no painel central.

Outra novidade é o sistema "handsfree” com tecnologia Bluetooth® wirelless totalmente integrado com o veículo, permitindo o atendimento de ligações telefônicas de celulares Bluetooth® pressionando o respectivo botão no volante, sem ao menos tirar o telefone do bolso, por exemplo. A tecnologia Bluetooth® permite a conexão do sistema “handsfree” com celulares dotados dessa tecnologia por meio de conexão por rádio freqüência, sem o uso de fios.

O automóvel possui um novo sistema de ventilação, aquecimento e ar-condicionado e incorpora o ‘dual zone’, que permite uma diferenciação da temperatura desejada pelo motorista e mesmo pelo passageiro que vai ao seu lado. As funções do ar condicionado podem ser ajustadas com o auxílio do display colorido multi-função posicionado no painel central do veículo.

Existem ainda informações dos sensores de estacionamento traseiro que, por meio de um diagrama apresentado no display do painel central, possibilita indicar a presença, na esquerda, centro ou direita, de eventuais obstáculos, quando a marcha à ré é acionada.

A estrutura do veículo é ultra-rígida e foi aperfeiçoada para acentuar a segurança, com materiais de elevada resistência e estruturalmente otimizada com zonas de deformação na dianteira e traseira.

Antes de começar a ser vendido, o novo Omega foi tropicalizado pela engenharia da GM do Brasil, incluindo uma calibração do motor para o uso da gasolina utilizada no mercado brasileiro, que tem uma mistura de cerca de 25% de álcool.

O veículo foi submetido a testes rigorosos para validação e verificacão no Campo de Provas de Lang-Lang em Philip Island, na Austrália e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), e também em ruas e estradas brasileiras.

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