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União de esportividade e elegância
A Audi afirma que a sétima geração do A6 pretende escrever mais um capítulo na história de sucesso do modelo. Para isso, aposta no visual elegante e na sofisticação dos equipamentos. Medindo 4,92 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,46 m de altura, oferece a proporção mais esportiva de seu segmento de mercado e deixa a impressão de agilidade em primeiro lugar, com ares de coupé.
Comparado com o modelo anterior, o novo Audi A6 é 2 cm mais curto. Porém, a distância entre eixos ganhou 7 centímetros (agora tem ótimos 2,91 metros), o que favorece o espaço interno e o conforto dos passageiros, principalmente que viajam no banco traseiro.
Na dianteira, chamam a atenção a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam o visual. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas por 24 LEDs e controle inteligente dos módulos de luz.
Quando equipado opcionalmente com adaptative cruise control, cujos sensores são instalados no lugar dos faróis de neblina originais, o A6 passa a ter iluminação dos faróis com full LEDs, que possuem também a função de iluminação na neblina para qualquer tipo de condição climática. O seu alcance é de 60 metros – quatro vezes maior do que luzes de nevoeiro convencionais, além de utilizar menos energia.
Os faróis originais são de xenon plus com luzes adaptativas que acompanham as curvas e as manobras de estacionamento. Em combinação com o xenon plus e a iluminação de LED, a Audi também oferece luzes traseiras com tecnologia LED, dando um efeito tridimensional ao conjunto.
A carroceria, extremamente leve, possui significativa porção de componentes de alumínio – mais de 20% do conjunto. A estrutura de baixo peso é ao mesmo tempo rígida e segura, em uma composição com diversos elementos em alumínio e aço de alta resistência, que reduziram o peso em aproximadamente 30 kg, na comparação com o modelo anterior. A estrutura da carroceria traz outros pontos fortes adicionais, como métodos de construção que asseguram níveis de ruídos extremamente baixos na cabine. Já o ajuste preciso de todos os componentes e sistemas hidráulicos - e também da transmissão - proporciona excelente isolamento de vibrações.
Motor e transmissão
O motor também evoluiu na sétima geração do Audi A6. O propulsor 3.0 litros TFSI a gasolina, 2.995 cm3, produz 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo, entre 2.900 e 4.500 rpm. De acordo com a montadora, o motor com compressor mecânico, em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à tração quattro, possibilitam ao Audi A6 o desempenho de um carro esportivo. Essa é a mesma mecânica utilizada no seu irmão maior A7, que testamos no meio do ano.
O sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O consumo médio é de 12,2 km/l, com emissão de 190 g CO2 por km – nível 13% menor que do modelo anterior, que entregava 10 cv a menos. Esta economia permitiu a redução do tanque de 80 litros para 75 litros, sem prejuízo da autonomia.
Os dois intercoolers foram retrabalhados para refrigerar ainda mais o ar comprimido, permitindo que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Essa medida, em conjunto com o melhor aproveitamento dos injetores, resultou no ganho dos 10 cv de potência em relação à geração anterior do sedã.
A evolução do sistema quattro de tração integral permanente apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garantem ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica.
No chassi, os braços da suspensão são feitos em alumínio e a direção eletromecânica é altamente eficiente. O sedan executivo oferece de série rodas de liga leve de 18 polegadas de diâmetro, equipadas com pneus 245/45 R 18.
O sistema Audi drive select, que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série e passou a ter cinco modos de dirigir, incorporando o novo módulo “eficiência”, com ênfase na melhora do consumo. Os outros quatro estágios são dinâmico, auto, conforto e individual, que atua de acordo com a preferência do próprio motorista, que pode escolher as regulagens da direção, da aceleração, da suspensão, do cinto de segurança e do conjunto motor/transmissão.
Conforto e segurança para o motorista
A Audi ainda oferece um pacote advanced de equipamentos opcionais para o novo Audi A6 que auxiliam o motorista e garantem mais segurança. A integração entre eles, com máxima versatilidade, inteligência e desempenho, tornam a condução mais relaxante, fácil e agradável, sobretudo em longas distâncias.
Uma rede eletrônica complexa, o sistema FlexRay, interliga as unidades de controle de numerosas equipamentos de assistência ao condutor e áreas de chassis, aumentando significativamente a velocidade na qual os dados são transferidos entre eles.
O grande destaque deste conjunto de assistência ao motorista é o novo controle de cruzeiro adaptativo (adaptative cruise control - ACC) com função stop & go e o Audi pre sense. O sistema de última geração do controle de cruzeiro regula a velocidade e a distância do sedã para o veículo à frente, acelerando e freando em um intervalo de 0 a 250 km/h . O motorista pode usar o sistema operacional para determinar por meio do MMI como o equipamento deve funcionar – mais confortavel ou mais esportivo. Três níveis e quatro modos de distância estão disponíveis.
O ACC stop & go usa sistema inovador de redes no veículo para analisar dados de até 26 outros sistemas. No entanto, as informações-chave vêm de dois sensores de longo alcance localizados na dianteira, que operam na faixa de freqüência de 76 a 77 GHz. Os radares fazem a varredura de um campo de 250 metros com um ângulo de abertura de 40 graus. Uma pequena câmera de vídeo na base do espelho retrovisor interno mostra cerca de 60 metros à frente, também com um ângulo de 40 graus.
Com esse alto nível de informação, o sistema pode reconhecer cenários complexos e, preventivamente, apoiar o motorista. O ACC também utiliza os dados de rota do sistema de navegação para poder calcular, de forma confiável, a faixa adequada na estrada, mesmo em curvas.
A sua gama de aplicação também inclui a função stop-and-go para o tráfego da cidade, onde o sistema, convenientemente, desacelera e freia o sedã até a parada total e automaticamente acelera quando o veículo da frente se movimenta em menos de três segundos. Se demorar mais, basta dar um toque no acelerador ou na própria alavanca de acionamento do ACC para o veículo se movimentar novamente.
Audi pre sense
O sistema Audi pre sense é um equipamento que proporciona maior segurança a todos os ocupantes do veículo por prever, antes do motorista, uma situação de emergência, pois trabalha em estreita colaboração com uma série de outros sistemas e inicia medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. Detectado o perigo, automaticamente aciona o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar.
O Audi pre sense, combinado com o ACC stop&go, pode evitar possíveis colisões traseiras com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes.
No caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão tornam-se mais rígidos.
Se o motorista permanece passivo, ignorando o aviso de choque, o sistema inicia, com autonomia, frenagem parcial, para diminuir a velocidade do sedã – a uma taxa de 3 m/s², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio adaptativa é ativada, os cintos de segurança são tensionados e o assento é reposicionado.
Na versão Audi pre sense plus, que estará disponível como opcional para os modelos vendidos no Brasil, um terceiro e quarto estágio está incluído em caso de emergência. O sistema agora aumenta a desaceleração a 5 m/s² e aperta os cintos completamente. A última fase de frenagem (totalmente autonôma) ocorre cerca de meio segundo antes de uma colisão inevitável. O choque e suas conseqüências são reduzidos, porque no momento em que o impacto ocorre o sedã pode reduzir sua velocidade em até 40 km/h.
Sem tirar o olho da via
O head-up display - um novo recurso de última tecnologia disponível como opcional no Audi A6 – projeta as principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos. O visor aparece como uma imagem virtual em uma janela de 262 x 87 milímetros, que parece “pairar” sobre o capô do motor, a uma distância de, aproximadamente, 2,3 metros, precisamente no campo principal de visão do motorista de vista.
A janela de imagem é regulável em altura e para assimilar as informações, o condutor não precisa desviar o olhar da estrada. Também os olhos, acostumados a visão à distância durante a condução, não precisam se ajustar à leitura das informações. O motorista leva cerca de metade do tempo para olhar para o head-up display do que levaria para ler o visor no painel de instrumentos - uma vantagem importante, especialmente em altas velocidades.
O sistema MMI pode ser usado para programar quais informações serão mostradas no head-up display, como velocidade, símbolos de navegação, as listas dos sistemas de infotainment ou indicadores dos sistemas de assistência. O assistente de visão noturna (Audi night vision) também faz parte do uso do sistema.
A Audi é a primeira fabricante no mundo a oferecer um head-up display colorido com tecnologia de tela TFT, com alto contraste, mesmo em condições difíceis de iluminação. 15 LEDs nas cores azul e branco fornecem a iluminação brilhante para o monitor TFT no qual as imagens são geradas. Um sensor na base do espelho interno adapta o vídeo à luminosidade do ambiente. O motorista também pode ajustá-lo a qualquer momento.
O pára-brisa no qual a imagem é projetada age como um espelho côncavo, que amplia a imagem, criando algumas distorções no processo. Para evitar imagens fantasmas, a peça e a película de isolamento acústico tem um projeto minimamente cônico.
Quando os pára-brisas são fabricados, minúsculos desvios da superfície ideal são impossíveis de evitar. Apesar de apenas alguns centésimos de milímetro de tamanho, tais imperfeições produziriam uma imagem ligeiramente irregular no display head-up. A solução da Audi para evitar este efeito foi, durante a produção do A6, a tela ser precisamente calibrado para o pára-brisa de cada carro.
Assistente de visão noturna
Outro sistema de alta tecnologia do novo Audi A6 é o assistente de visão noturna (Audi night vision) , que detecta pedestres e animais. Uma câmera de imagem térmica localizada na grade frontal do veículo funciona como um sistema infravermelho à distância, ou seja, o equipamento reage ao calor irradiado pelos objetos. Um computador converte as informações da câmera em imagens que são mostradas na tela de 7 polegadas do sistema de informações ao motorista.
A câmera com infravermelho, dependendo da velocidade do carro, pode captar objetos até 300 metros à frente, com ângulo de 24 graus de abertura, muito além do alcance do farol alto. O software de processamento de imagens apresenta os objetos detectados em até 100 metros de distância em amarelo no visor. Em uma situação perigosa, a pessoa é marcada em vermelho e um sinal de alerta soa. A marcação vermelha também pode aparecer, opcionalmente, no display head-up.
Outros sistemas de assistência
Além destes equipamentos, o novo Audi A6 pode vir equipado com outros sistemas de assistência ao motorista, como o Audi side assist, que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca de faixas mais seguras; e o Audi park assist, para auxílio nas manobras de estacionamento. O condutor precisa só acelerar e frear, enquanto o carro esterça as rodas sozinho para fazer uma baliza.
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