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Esses motores serão fabricados na China e equiparão os carros que a Chery produzirá sua futura fábrica em Jacareí, SP, antes de uma eventual nacionalização que pode ocorrer quando o volume de vendas da marca ultrapassar as 170 mil unidades por ano. "Eles serão os primeiros motores bicombustível produzidos na China", disse Curi.
A Chery vende carros no Brasil há apenas um ano, mas já planeja um centro de pesquisa no país e quer ampliar seu foco também para o segmento de comerciais. Curi contou que viajou à China em meados de setembro para discutir com a Chery International o lançamento da linha de vans da marca no Brasil. "Se a linha de comerciais vier, a fábrica precisará de uma expansão, mas isso não será difícil porque ela é modular. Vamos importar primeiro para ver a aceitação do mercado", revelou.
O projeto de criação de um centro de pesquisa no Brasil é para 2012 a 2013. O local poderá abrigar pelo menos 100 engenheiros para desenvolver veículos voltados ao público sul-americano e ajudar nos estudos sobre uma eventual produção de motores no Brasil. Segundo o executivo, o centro exigiria um investimento de US$ 50 milhões a US$ 70 milhões.
Pelo ranking da associação de distribuidores de veículos, Fenabrave, a Chery ocupa no acumulado de janeiro a setembro a 18ª posição em vendas, com 0,15% de participação. Na faixa dos 3% estão as japonesas Honda e Toyota e a sul-coreana Hyundai.
A projeção da Chery é vender 10 mil veículos no Brasil em 2010 e 30 mil em 2011, todos importados, já que a fábrica que será instalada em Jacareí deve começar a produzir no final de 2013, a um ritmo de 50 mil unidades anuais.
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