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Citroën C4 Pallas Flex mostra sua força em nosso teste - vídeo

20/01/2009 - 20:40 - Mário Salgado - redação ShopcarNews
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A onda dos carros com motor flexível (que podem utilizar álcool ou gasolina) atingiu mais uma modelo no Brasil. Em outubro foi a vez da Citroën adotar essa motorização para o grandão C4 Pallas. No final de 2008 recebemos o carro para o nosso teste aqui em Campo Grande-MS.

O motor flex era o que faltava para o sedã vindo da Argentina brigar de igual para igual com os seus rivais mais vendidos neste segmento: Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Vectra, todos flex.

A principal mudança está no motor de 2 litros, compartilhado pelo hatch e sedã Peugeot 307, que ficou mais esperto com seus 151 cv a 6.000 rpm e 21,6 kgfm de torque a 4.000 rpm quando abastecido com álcool. Com gasolina, a potência continua com 143 cv e torque de 20,3 kgfm. As mudanças ficaram por conta do novo coletor de admissão, pistões, bielas e velas.

O resultado disso é um motor de funcionamento suave e com boas respostas, tanto em baixas como em altas rotações. É notável também o silêncio a bordo. A 120 km/h constantes, o conta-giros marca um pouco acima dos 3.000 rpm. O mérito também fica para o bom isolamento acústico.

O câmbio automático peca por ter quatro marchas, enquanto o Honda Civic, líder da categoria, conta com cinco. Há a opção das trocas seqüenciais, mas as mudanças são lentas, mesmo com a modificação no software para se adequar à maior potência do motor. O escalonamento, porém, não foi mudado. A volta da caixa manual associada ao motor 2.0 está prevista para janeiro de 2009.

O consumo é algo que também assusta um pouco no início. Durante todo nosso teste, só utilizamos álcool. Em percurso urbano o carro fez uma média de 5 km/l. Mas deve-se levar em conta também que o carro ainda não tinha nem 4 mil quilometros rodados. Com isso a média depois de "amaciar" o motor deve ficar na casa dos 7 km/l. Algo próximo de seus concorrentes. Já com velocidade constante de 120 km/h, em trecho de estrada, o computador de bordo marcou média de 8 km/l, com o carro abastecido somente com álcool. O tanque, porém, tem capacidade para 60 litros, o que garante boa autonomia.

Preços

O modelo que avaliamos é o completo, chamado de Exclusive com Pack Xenon. Aqui em Campo Grande ele sai por R$ 79.990. Com isso você leva detector de obstáculo dianteiro e traseiro, bancos de couro, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrônico, ar-condicionado digital de duas zonas e faróis de neblina. Como opcional, ele já estava com o pacote com airbags laterais e de cortina, faróis de xenônio direcionáveis e banco do motorista com regulagem elétrica. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

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