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Citroën equipa o C3 Picasso 2013 com novos motores; ABS e air bag duplo passam a ser de série

29/08/2012 - 10:17 - Redação
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O Citroën C3 Picasso passa a adotar os novos motores flexfuel: 1.5i Flex, com 1,5 litro e 93 cv de potência, e o Vti 120 Flex Start, de 1,6 litro, 16 válvulas e potência de 122 cv, que equipam o novo C3. A versão de entrada GL e a intermediária GLX passam ainda a ter air bag duplo e ABS + EBD de série.

“Queremos que o C3 Picasso seja a nova referência de segurança e prazer ao dirigir em seu segmento“, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.

A evolução do Citroën C3 Picasso passa também por detalhes de estilo e acabamento. A nova roda OKA realça a esportividade do modelo. Por dentro, o painel passa a ter aplicação de Tungstênio, e o quadro de instrumentos, mais moderno, ganha fundo branco. Nas versões GL e GLX, duas novidades: aplicação em plástico nas laterais das portas e no console central. Uma nova cor Rouge Rubi (vermelho) passa a fazer parte do catálogo de opções.

Motor 1.5i Flex

Desenvolvido e produzido no Brasil para atender às demandas específicas da América Latina, o novo motor 1.5i Flex tem quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. Trata-se de um projeto moderno, que atende prontamente às normas de emissões mais avançadas, como Euro 5 e PL6.

A concepção do projeto levou em conta o ganho de eficiência, representada pelo melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. Assim, o motor apresenta soluções avançadas de design em vários componentes, como os pistões, o coletor de admissão e o corpo da borboleta. Como melhoria da eficácia de funcionamento, foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada, que aumenta a eficiência térmica, e velas com tecnologia “V” Groove, que melhoram a combustão. Como complemento, os cilindros, pistões e anéis apresentam redução do coeficiente de atrito. Já as bielas foram desenvolvidas para apresentar alto nível de resistência com baixo peso. Uma rota otimizada das correias (novo layout), que também contam com tensionador dinâmico, minimiza vibrações e ruídos. O projeto foi todo desenvolvido com foco na otimização de funcionamento com os combustíveis locais; por isso, a taxa de compressão é de 12,5:1.

Este conjunto faz o motor 1.5i Flex desenvolver 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.

Novo motor Vti 120 Flex Start: produção ecológica e mais economia

Já o novo motor top Vti 120 Flex Start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. Aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.

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