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O carro segue a consagrada receita do Ford EcoSport: formato de utilitário esportivo, tamanho reduzido e utilização da plataforma de um carro de passeio. O capô dianteiro é elevado, lembrando no volume o estilo do Chevrolet Agile (a Chevrolet, aliás, também prepara seu miniutilitário para breve). Apliques em prata fosco em abundância tornam o visual um tanto poluído, mas o mercado aprecia esses exageros.
O Citroën AirCross chega ao Brasil com a missão de incrementar em 1% a participação de mercado da marca, hoje estabilizada em torno de 2,5%. Esse modelo deverá representar cerca de 2.500 unidades mensais a mais nas projeções da Citroën para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%. “Os nossos resultados este ano estão sendo bastante positivos – afirma Ségal - com vendas de 36.246 unidades no segmento de automóveis e comerciais leves no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 14,56% sobre as 31.639 unidades emplacadas no mesmo período de 2009”. Para o ano como um todo, principalmente em função do lançamento do Citroën AIRCROSS, a marca espera superar a barreira de 85 mil unidades no Brasil, crescendo cerca de 24% sobre as 69.302 unidades vendidas em 2009.
Produção
Para modernizar a planta sul Fluminense e deixá-la apta a montar o AirCross e o C3 Picasso, que chega no início de 2011, a marca francesa desembolsou 180 milhões de Euros. As áreas de chaparia, pintura, linha de montagem e acoplamento foram modificadas com novos layouts e fluxos. Tudo porque, além de ter o monobloco mais moderno, o SUV Premium – como chama a Citroën – também é mais alto e comprido que os outros modelos em produção. O AirCross tem 4,28 metros de comprimento por 1,72 metro de largura e 1,69 metro de altura. O entre-eixos mede bons 2,54 metros.
Valores
Caso se confirmem as projeções de vendas da Citroën para o último trimestre de 2010, o AirCross terá papel decisivo nos negócios da marca francesa no País. A expectativa inicial é de que o utilitário vá render média mensal de 2,5 mil unidades, volume que ampliará de 2,5% para 3,5% a participação geral da marca no comércio de automóveis e comerciais leves. A chegada do modelo deve impactar ainda no acumulado do ano. A Citroën estima que entregará 85 mil carros até o fim de dezembro, total 24% maior que as 69.302 unidades emplacadas em 2009. Preços ficarão entre R$ 55 mil e R$ 65 mil
Única motorização
A Citroën revelou poucos detalhes técnicos do AirCross até agora, mas a mecânica já está confirmada: o utilitário será empurrado apenas pelo motor 1.6 litro flex, o mesmo usado em outros modelos do grupo francês. O bloco de quatro cilindros em linha e 16 válvulas produz potências de 110 cv com gasolina e de 113 cv com álcool, sempre aos 5.800 rpm. Os torques máximos são o ponto forte, com 14,5 kgfm aos 4 mil giros com gasolina e 15,8 kgfm aos 4.500 rpm, com etanol. De início, será oferecido apenas o câmbio manual de cinco marchas. A caixa automática chega no início de 2011.
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