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O Citroën C4 WRC HYbrid4 foi desenvolvido a partir do carro que participa do Campeonato Mundial dos Ralis. Um sistema de propulsão elétrica completa o motor térmico, a caixa de câmbio e o sistema de transmissão específicos à versão WRC.
O acréscimo de uma bateria íon-lítio de 990 células acima do reservatório de gasolina, e de um motor fornecendo uma potência de 125 kW no eixo traseiro, aumenta o peso total de 150 kg.
"Este sistema, desenvolvido pela Citroën Racing, permite ao piloto escolher entre quatro modos diferentes de funcionamento", explica Didier Clément, engenheiro de operação. "Em modo térmico, o Citroën C4 WRC HYbrid4 se comporta como um C4 WRC preparado para o Campeonato do Mundo. Em modo térmico, mas com recuperação de energia, a resistência da frenagem é melhorada e as baterias são recarregadas.
Sobre os percursos de ligação e na área de manutenção, o modo elétrico com recuperação de energia permite reduzir a poluição, aumentar a autonomia e não solicitar o motor térmico. Enfim, um modo boost, juntando motores térmico e elétrico, pode ser acionado para proporcionar 300 Nm de torque".
Tecnicamente, ambos os motores encontram-se na mesma cadeia de transmissão. O piloto pode escolher o modo elétrico ligando o motor sem ligar o motor térmico. As alavancas de comando de caixa de câmbio permitem-lhe então escolher entre três modos: para frente, ré ou neutro.
Didier Raso, engenheiro responsável das áreas de Eletricidade e Sistemas, acrescenta: "O objetivo deste projeto era poder andar com o motor elétrico numa parte do percurso rodoviário. O conceito de acionamento atende a estas especificações. A Citroën Racing queria apresentar sua capacidade em adaptar esta tecnologia num carro de competição. Se, no futuro, uma regulamentação permitir utilizar uma tecnologia híbrida, seremos capazes de atendê-la."
No decorrer da sessão de testes, Dani Sordo, piloto do Citroën Total World Rally Team testou as qualidades dinâmicas do C4 WRC HYbrid4. Uma das particularidades deste dia excepcional era o trecho de ligação utilizado numa estrada aberta à circulação e passando pelo vilarejo de Barranco do Velho. Isso permitia avaliar, em tamanho real, as vantagens do modo "zero emissão."
A segunda parte do percurso era mais habitual para a equipe de desenvolvimento da Citroën Racing: uma estrada estreita e sinuosa lembrando as provas especiais as mais exigentes dos ralis do Campeonato Mundial disputadas no asfalto.
Após as três etapas intensas tendo levado o carro até o terceiro lugar do rali do Portugal, Dani Sordo iniciava este dia com entusiasmo: "Em modo elétrico, podemos passar dentro dos vilarejos sem fazer o menor barulho, o que é muito inusitado com um carro de corrida. É uma vantagem para o meio ambiente e para o conforto da dupla piloto/co-piloto para os quais os percursos rodoviários são melhorados."
O piloto espanhol fez elogios sobre o aspecto do desempenho: "Nas provas especiais, O comportamento geral é levemente diferente daquele do C4 WRC, com mais peso atrás. O boost permite obter um torque suplementar em aceleração, no momento escolhido. O efeito é impressionante", destacava Dani Sordo após os primeiros quilômetros em estrada fechada realizados em modo térmico.
Como no C4 WRC, as regulagens do chassi permitem ajustar o comportamento do automóvel. "Reencontro as sensações comparáveis àquelas de meu carro de corrida. Gosto muito do comportamento do C4 no asfalto!"
Durante esta sessão de testes no decorrer da qual a criatividade da Citroën Racing foi evidenciada, o Citroën C4 WRC HYbrid4 demonstrou que representa um avanço tecnológico importante dentro do universo do rali. No volante deste C4 HYbrid4, e que possui pontos comuns com seu carro habitual, Dani Sordo levou até o fim uma sessão de teste rica em ensinamentos.
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