Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoPredecessor ao famoso e bem-sucedido Citroën ZX de 1991, o ZX Rallye Raid foi um protótipo construído há 35 anos exclusivamente para participar de sua primeira competição espanhola – a Baja Aragón, no norte da Espanha, nos dias 20 e 21 de julho de 1990. Na estreia, garantiu duas posições no pódio com a vitória das equipes de Ari Vatanen e Bruno Berglund (1º lugar) combinada com o time de Jacky Ickx e Christian Tarin (2º lugar).
A temporada de 1991 marcou um ano de vitórias extraordinárias para o ZX Rallye Raid nas competições de rali cross-country. A dupla Vatanen e Berglund conquistou o primeiro lugar no desafiador Paris - Trípoli - Dakar após 9.000 km pelo continente europeu e africano. Em julho, Vatanen garantiu o terceiro lugar na conhecida Baja Aragón, na Espanha. O ápice da temporada veio em outubro, no Rali dos Faraós, no qual o ZX Rallye Raid dominou completamente o pódio, conquistando as três primeiras posições. Esses resultados consolidaram o modelo como referência em desempenho, resistência e inovação no cenário internacional do rali.
O Citroën ZX Rallye Raid teve uma trajetória vitoriosa e dominante entre os anos de 1990 e 1997, com 36 vitórias em 42 corridas. Entre as principais conquistas estão cinco pódios consecutivos na Copa Mundial de Rally Cross-Country entre 1993 e 1997, e quatro títulos no Paris-Dakar Rally nos anos de 1991, 1994, 1995 e 1996.
Ter o ZX Rallye Raid como protagonista de tantas competições permitiu à Citroën criar um laboratório de testes na época para trazer melhorias aos veículos de produção. Um exemplo disso, foi refinar os sistemas de suspensão independente com longo curso ideais para terrenos irregulares do Citroën ZX de produção – lançado posteriormente em 1991 –, adicionando ainda mais conforto e estabilidade ao modelo. O chassi tubular e a carroceria leve do ZX Rallye Raid inspiraram melhorias na rigidez estrutural e na distribuição de peso dos modelos de rua. As condições extremas dos ralis (calor, areia, lama, neve) trouxeram para a Citroën a possibilidade de testar em condições adversas os sistemas de arrefecimento, vedação das cabines, suspensão, câmbios e motores.O ZX Rallye Raid também foi essencial para o desenvolvimento do Citroën Xsara WRC (1998-2006) com 34 vitórias em 58 provas dp WRC (Campeonato Mundial de Rali) e marcante para a história da marca nas competições com a lenda Sébastien Loeb, além do Citroën C4 WRC (2007-2010) com 36 vitórias no WRC, vencendo 100% das etapas de ralis de asfalto.
O Citroën ZX Rallye-Raid foi um protótipo exclusivamente de competição, projetado para provas extremas. Equipado com um motor central-traseiro de 4 cilindros e 2,5 litros, entregava até 330 cv de potência e 59 kgfm de torque. A tração era integral, com câmbio manual de 7 marchas e três diferenciais auto blocantes. A suspensão era totalmente independente, com barras estabilizadoras e amortecedores reforçados. Os freios usavam discos ventilados de grande diâmetro (até 355 mm), e a direção era hidráulica de pinhão e cremalheira. Com carroceria leve de Kevlar e plástico reforçado com fibra de carbono, pesava 1.450 kg e atingia 205 km/h, sustentado por pneus Michelin de competição e tanques de combustível com capacidade total de 480 litros — ideal para longas etapas no deserto.
© 2025 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados