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Citroen C-Metisse

16/10/2008 - 16:38 -
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O C-Métisse foi apresentado pela Citroën no Salão de Paris em 2006. Passados 2 anos da sua primeira aparição, ele continua a ser um Super Carro de muita expectativa. Seguindo um conceito vanguardista, a Citroën não se preocupou apenas com a aparência, construindo um híbrido equipado com dois tipos de motores.

Com suas formas esguias e desenho futurista, esse cupê esportivo esculpido em fibra de carbono chama atenção até hoje em qualquer estande em que seja colocado pelo mundo. Pintado de vermelho, com grandes rodas esportivas, capô alongado, faróis com LEDs, portas asa-de-gaivota. Não faltam atributos que reforcem seu charme e beleza.

Ele é um esportivo de 4 portas cuja tração dianteira é feita pelo motor diesel V6 24 válvulas de 3 litros que rende 205cv, enquanto que a tração traseira é impulsionada por dois motores elétricos. Esta tecnologia permite ao carro acelerar dos 0-100 km/h em 6,2 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 250 km/h com emissões poluentes relativamente baixas.

O fato de contar com um motor elétrico em cada roda traseira também representa um reforço em condições de aceleração extrema. Se o motorista precisar fazer uma ultrapassagem, por exemplo, eles voltam a funcionar para ajudar os 208 cv movidos a diesel. Graças a esse sistema, o C-Métisse pode chegar a 250 km/h e fazer a retomada de 80 para 120 km/h em apenas 4,2 segundos. Com tal desempenho, ela deixaria comendo poeira um Peugeot 607, que tem um V6 semelhante, mas sem o auxílio dos geradores.

Sua estabilidade é surpreendente graças a suspensão hidropneumática, uma evolução do sistema que a montadora usa há cinco décadas em seus modelos de luxo. Mas há também a tração integral e os sensores que detectam as condições da pista e acionam automaticamente as quatro rodas em busca de mais aderência para os pneus Michelin, com medida 255/40 R20.

O grupo PSA (Citroën e Peugeot) que desenvolveu esta tecnologia em conjunto com a Ford, não garante que este protótipo chegue a ser produzido, mas garante que num futuro próximo esta tecnologia será adaptada a carros já conhecidos como o 308 da Peugeot e o C4 da Citroën.

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