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Apesar de ser carburada, a Zig já atende às normas da terceira fase do Promot (Controle de Poluição do Ar por Motocicletas e Veículos Similares). Para se enquadrar à regulamentação ambiental para a emissão de gases, a Dafra Zig ganhou catalisadores.
Motor e câmbio
Muito parecido com o utilizado na aposentada Yamaha Crypton, o motor da Zig é um monocilíndrico, OHC (comando simples no cabeçote), quatro tempos, duas válvulas com refrigeração a ar. O propulsor gera 7,8 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 0,82 kgf.m a 6.000 rpm. Com apenas 101,8 cm³ de capacidade cúbica, o desempenho do propulsor não é de arrepiar, mas está de acordo com sua proposta urbana. Na prática esta CUB tem força suficiente para largar na frente dos carros quando o farol abre, além de ter baixo consumo de combustível. Rodando exclusivamente na cidade, o modelo fez 34,5 km/l. Um dos defeitos do propulsor é que mesmo equipado com balanceiro, grande parte da vibração é sentida pelo piloto por meio das pedaleiras.
Já seu sistema de transmissão é o típico das motos CUB - câmbio rotativo de quatro marchas, com embreagem centrífuga semiautomática, ou seja, não há manete de embreagem, basta pisar no pedal de câmbio para trocar as marchas. Fácil de pilotar, a Zig pode ser usada tanto em condomínios fechados, em ruas tranqüilas do interior do País, como também para enfrentar o trânsito dos grandes centros. Ele não foi feita para o trabalho pesado, mas sim para servir de meio de transporte.
Neste projeto ficou claro que a Dafra privilegiou a dirigibilidade em detrimento à funcionalidade. Pois a Zig conta com roda de 17 polegadas na traseira em vez da tradicional medida de 14 polegadas. Em função da roda maior, não há espaço na Zig para transportar pequenos objetos ou guardar o capacete sob o banco.
Mais estreito que a concorrência, o assento em dois níveis é revestido com tecido antiderrapante. “Esbelta”, a CUB da Dafra se sai bem na difícil tarefa de trafegar entre os carros.
Ciclística
Com 95 quilos de peso a seco, a Zig traz em sua parte ciclística soluções clássicas. Na dianteira, garfo telescópico com 70 mm de curso e freio de disco simples de 220 mm de diâmetro, mordido por uma pinça de dois pistões. Na traseira, suspensão bichoque com 55 mm de curso e freio a tambor. Nas esburacadas ruas e avenidas da cidade de São Paulo o conjunto de suspensão “agüentou bem o tranco”. Mas dentro de suas características, limitações e proposta, a motinho prefere pisos em bom estado. Para auxiliar neste trabalho de amortecimento e frenagem, a CUB da Dafra está calçada com pneus nacionais fabricados pela Levorin - 2.50-17 38P (Diant.) e 2.75-17 47P (Tras.).
Apesar de a roda dianteira estar equipada com freios o disco, o sistema não apresentou tanta eficiência como se esperava. Nos acionamentos mais exigidos, a roda dianteira puxava para a direita. Segundo a área de desenvolvimento da marca, o problema foi detectado apenas na unidade testada. Já o freio traseiro, a tambor, apresentou desempenho exemplar.
Simples, o painel de instrumentos traz velocímetro e hodômetro, além de indicadores do nível de combustível, acionamento dos faróis, seleção de marchas e de mudança de direção. A Zig tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores amarela, preta, prata e vermelha.
FICHA TÉCNICA Dafra ZIG
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a ar
Cilindrada 101,8 cm³
Potência Máxima 7,8 CV a 7.500 rpm
Torque Máximo 0,82 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação Carburador
Partida Elétrica
Rodas e Pneus
Dianteiro 2.50-17 38P, liga leve
Traseiro 2.75-17 47P, liga leve
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico, com 70 mm de curso
Traseira Bichoque, com 55 mm de curso
Freios
Dianteiro Disco simples com 220 mm de diâmetro e pinça de dois pistões
Traseiro Tambor de 110 mm
Comprimento 1.900 mm
Largura 680 mm
Altura 1.100 mm
Entre-eixos 1.190 mm
Altura do Assento 760 mm
Altura mínima do solo 130 mm
Peso Seco 95 kg
Tanque 4,1 litros
Cores Prata, azul e preta
Preço R$ 4.710,00
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