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Em vídeos de 30 segundos para televisão e de 45 segundos para internet, a campanha traz o ex-jogador de futebol Rivellino e o humorista Mussum. As peças brincam com uma volta ao passado, em que as pessoas dos anos 1970 são apresentadas ao Fusca 2013, recheado de tecnologias jamais imaginadas naquela época. “Comparamos a evolução do Brasil, que se tornou uma economia importante, com a do carro, que passou de popular para um fun car”, explica Luiz Sanches, diretor geral de criação da AlmapBBDO, responsável pela campanha.
A decisão de usar a memória do consumidor como base para a divulgação veio a partir da decisão da Volkswagen de lançar o carro com o nome de Fusca, e não como novo Beetle. A antiga geração do automóvel foi vendida em diversos países, mas teve presença mais importante no Brasil, México e Alemanha. Apesar disso, foi só no mercado nacional que a nova versão do carro foi apresentada com o nome pelo qual ficou conhecido.
A AlmapBBDO fez ampla pesquisa para desenvolver a campanha. Segundo a agência, entre os indícios da força da marca Fusca estão mais de 100 músicas que citam o carro e a data comemorativa do modelo, no dia 20 de janeiro.
Para transmitir o peso histórico do automóvel, os vídeos tiveram grande esforço de pós-produção e mesclam imagens de época com as atuais. O Viaduto do Chá, cenário de um dos filmes, teve pisos e detalhes aplicados posteriormente para ficar fiel a paisagem de 40 anos atrás. A produtora Paranoid, responsável pelos filmes, manteve o ar vintage. “Queremos resgatar o visual da época com leitura moderna. As cores e imagens lembram filtros do Instagram”, detalha Sanches, referindo-se a rede social de fotografia popular entre os usuários de smartphones com sistemas Android e iOS.
A divulgação receberá investimento de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões e abrange ações online, em mídia impressa e televisão. Artur Martins, gerente executivo de marketing da Volkswagen, explica que a campanha do novo Fusca é estratégica para a companhia. “Com o modelo, queremos trazer mais emoção e simpatia para a marca. Ele sinaliza o novo momento da Volkswagen”, analisa.
Dentro deste plano, as ações se estenderão até o fim de 2013. Apesar do apelo histórico da campanha, o principal alvo está nos consumidores de 18 a 45 anos com alto poder aquisitivo. Aqueles que tiveram um Fusca nos anos 1970, por exemplo, não devem responder por grande fatia das vendas atuais do modelo. A intenção é atrair o consumidor que busca diferenciação, assim como acontece com compactos do mesmo segmento como o Mini Cooper, Audi A1 e Citroën DS3.
Vendas aquecidas
Como principais atrativos, o carro tem ar retrô inspirado no modelo antigo e motor 2.0 TSI de 200 cv. O preço é salgado, e começa em cerca de R$ 80 mil. Apesar disso, as vendas dos primeiros meses se mantiveram superiores as expectativas da Volkswagen. Segundo a montadora mais de 1,2 mil unidades já foram emplacadas desde o lançamento do modelo. A meta inicial era de volume de três mil unidades para o ano.
“Com a demanda aquecida, podemos negociar a importação de um lote maior”, explica Martins. O Fusca é produzido na fábrica de Puebla, no México, que abastece todos os mercados onde ele é vendido. O executivo acredita que há capacidade para elevar os volumes de produção, o problema está nas cotas de importação do México. A montadora traz de lá também o Jetta, outro carro que tem fila de espera nas concessionárias.
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