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Preço, cores e garantia
A Honda CB 650R E-Clutch estará disponível na rede de concessionários Honda a partir da 2ª quinzena de Agosto. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
A Honda CB 650R E-Clutch 2026 estará disponível nas seguintes opções de cores: Cinza Fosco, Azul Perolizado e Vermelho Perolizado. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 58.270,00.
Novo design
A evolução da Honda CB 650R, ora apresentada, preserva integralmente suas qualidades, mas traz uma renovação estética precisa, que moderniza o conceito Neo Sports Café sem descaracterizá-lo, e uma inovação radical sob o ponto de vista tecnológico: trata-se da primeira Honda a ser oferecida com a tecnologia E-Clutch, sistema projetado para tornar a pilotagem da motocicleta, seja por iniciantes quanto pelos mais experientes ao guidão, uma experiência ainda mais prazerosa e emocionante.
O conceito Neo Sport Café da Honda deriva do modelo CB4 Concept apresentado no Salão de Milão, o EICMA, de 2015, que em síntese reinterpretava as mágicas café racers dos anos 1950-1960, trazendo para motocicletas modernas um design clássico mas com toque atual. Um dos principais expedientes usados para a criação das Honda Neo Sports Café foi dar protagonismo à 'Arte Mecânica', explorando a beleza de elementos como o motor, ao qual a Honda sempre deu grande importância não só no aspecto técnico mas também estético. Neste contexto, a nova CB 650R E-Clutch é um perfeito exemplo da fusão entre alta tecnologia, inovação e o conceito Neo Sports Café.
O minimalismo retrô da CB 650R ganhou visual repaginado nesta versão 2026. Um novo farol, defletores, assento para piloto/garupa, rabeta e lanterna traseira redesenhados deram maior dinamismo ao design, enquanto o tanque de combustível forma um conjunto potente com o belo motor de quatro cilindros em linha.
O painel TFT colorido de 5 polegadas é inédito, e foi desenvolvido para facilitar a leitura em locais com maior intensidade de iluminação. Novo também é o punho dos comandos com seletor multifunção retroiluminado à esquerda do guidão, que permite ao piloto operar diferentes parâmetros do quadro de instrumentos sem tirar a mão do guidão.
O desempenho do motor de 4 cilindros com 86,7 cv de potência máxima a 12.000 rpm com 5,8 kgf.m a 9.500 rpm, números adequados para uma naked, que se privilegia da aceleração proporcionada pelo motor de quatro cilindros em linha. Reconhecido pela potência em altas rotações e com entregas progressividade nas baixas e médias rotações, a sonoridade do motor através do clássico sistema de escape 'quatro-em-um' é um atrativo de inegável poder.
O inédito e exclusivo sistema Honda E-Clutch elimina a necessidade do piloto usar a alavanca da embreagem para passar ou reduzir de marcha, o que garante maior conforto na pilotagem.
A parte ciclística mantém as mesmas características, proporcionando um conjunto perfeito, tanto para uso urbano como para pilotagem esportiva em estradas sinuosas. O chassi de aço tipo Diamond oferece grande rigidez, enquanto o garfo dianteiro Showa SFF-BP USD de Ø 41 mm e o amortecedor traseiro Showa entregam elevada maneabilidade e estabilidade. Pinças de freio dianteiro de quatro pistões com montagem radial atuam em discos flutuantes de Ø 310 mm e rodas de alumínio fundido com pneus dianteiros e traseiros 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17.
Estilo Neo Sports Café evoluído
A evolução do estilo Neo Sports Café da CB 650R 2026 tem como destaque o compacto e característico formato trapezoidal, dominado pelo tanque e motor associados à uma nova traseira, mais elevada, e o grupo ótico dianteiro com novo farol. Toda a iluminação é por LED, e uma nova lanterna traseira se encaixa perfeitamente na nova rabeta.
A vista frontal está mais impactante graças às novas proteções laterais do radiador, resultando em um visual geral mais dinâmico. O longo tanque de combustível continua sendo um elemento-chave do design da CB 650R. Suas linhas acentuam a solidez das superfícies metálicas autênticas e coroam a engenharia do motor de quatro cilindros. O guidão cônico facilita curvas fechadas e em baixa velocidade. O formato dos bancos do garupa e do piloto foi revisado para combinar com a nova traseira. A altura do banco permanece em 810 mm.
Tecnologia premium – na forma de uma nova tela TFT colorida de 5 polegadas – foi aplicada para garantir visibilidade sob luz solar intensa: o vão entre a superfície externa de proteção e a tela TFT é vedado com resina, garantindo brilho reduzido e visibilidade aperfeiçoada. O display é personalizável entre os padrões "Barra", "Circular" e "Simples".
No punho esquerdo do guidão um novo interruptor multi função de 4 vias, fácil de usar e retroiluminado, permite comandar parâmetros de ajuste do quadro de instrumentos sem que isso obrigue a tirar a mão do guidão e sem desviar a atenção da pilotagem.
Mecânica
O motor DOHC de 4 cilindros em linha, arrefecido a líquido, com cilindrada de 649 cm³, que alcança um alto nível de manobrabilidade nas faixas de baixa e média rotação (RPM), além de proporcionar uma pilotagem esportiva em altas rotações.
Além da melhoria no torque na faixa média de RPM, obtida por meio da alteração no tempo de acionamento do comando de válvulas de admissão, a unidade motriz também conseguiu oferecer uma sensação linear e envolvente de aumento de rotação, som de admissão/escape e características de desempenho únicas do motor de 4 cilindros em linha, atingindo uma potência máxima de 86,7 cv de potência máxima a 12.000 rpm com torque máximo com 5,8 kgf.m a 9.500 rpm, enquanto cumpre com as normas e regulamentações ambientais do PROMOT 5
O sistema de acionamento direto do comando de válvulas resulta em um cabeçote compacto; o diâmetro é de 67 mm x 46 mm, com taxa de compressão de 11,6:1. Velas de ignição de irídio são utilizadas e dutos de ar duplos – em ambos os lados do tanque de combustível – alimentam a caixa do filtro de ar e produzem um ronco de admissão imponente.
As saias assimétricas dos pistões diminuem a área de contato com os cilindros e reduzem o atrito. Estrias na superfície interna das camisas dos cilindros contribuem para um menor consumo de óleo e atrito, proporcionando maior transferência de calor. A corrente de comando de tipo silencioso reduz as perdas por atrito, utilizando um revestimento de vanádio em seus pinos. Um canal interno para o líquido de arrefecimento do cabeçote para os cilindros elimina a maioria das mangueiras flexíveis externas.
O motor se notabiliza por uma arquitetura compacta, com câmbio de seis marchas deslocado para a parte superior e os cilindros inclinados 30° à frente. Uma embreagem assistida/deslizante facilita as trocas de marcha, enquanto gerencia o travamento da roda traseira em frenagens bruscas e reduções rápidas de marcha. O Honda Selectable Torque Control (HSTC) gerencia a tração da roda traseira, e pode ser desativado se o piloto desejar.
A Honda CB 650R está em conformidade com a norma PROMOT 5, e sua eficiência ambiental foi atualizada através de atualização na ECU e no catalisador.
Ciclística
A CB 650R E-Clutch herda do modelo anterior o chassi tipo Diamond Dupla Trave, que aproveita as características de flexibilidade do aço. Junto com a renovação visual, o equilíbrio de rigidez e o perfil da extremidade traseira da estrutura do assento foram otimizados, resultando na redução de 424g no peso da estrutura. Essa redução contribui para uma dinâmica superior na pilotagem, já que o peso foi diminuído em uma área distante do centro de gravidade da motocicleta.
A suspensão dianteira do tipo invertido Showa SFF-BP de Ø 41 mm oferece alta responsividade graças ao SFF-BP – Separated Function Fork - Big Piston, onde em um tubo do garfo está a mola e no outro a parte hidráulica de amortecimento. O resultado é uma melhor resposta na absorção de impactos e maior controle. Na traseira, o conjunto mola-amortecedor é ajustável na pré-carga da mola em 10 níveis, operando vinculado diretamente à balança traseira realizada em alumínio fundido sob pressão.
As pinças de freio dianteiras de quatro pistões com montagem radial trabalham em discos flutuantes de Ø 310 mm e são combinadas a uma pinça traseira de pistão único e disco de Ø 240 mm. O sistema ABS é de dois canais. As rodas de alumínio fundido são equipadas com pneu dianteiro 120/70-ZR17 e traseiro 180/55-ZR17.
E-Clutch
O sistema Honda E-Clutch realiza a gestão eletrônica da embreagem por meio de atuadores e sensores. Pode ser considerado um meio termo entre as tecnologias Quickshifter e DCT – Dual Clutch Transmission, das quais aproveitou o desenvolvimento de abordagens técnicas comprovadamente eficazes, abrindo uma nova possibilidade para motociclistas de todos os tipos e níveis de experiência. O hardware da embreagem e da transmissão em si não diferem do de uma motocicleta convencional, com o sistema E-Clutch ultracompacto pesando apenas 2 quilos.
A operação prática do sistema Honda E-Clutch se caracteriza pela simplicidade, eliminando a necessidade de usar a alavanca da embreagem para passar ou reduzir marchas. O motociclista deve simplesmente acionar o pedal de câmbio para trocas de marcha ultrarrápidas e consistentes, o que resulta em maior prazer na pilotagem esportiva. O uso da alavanca da embreagem não é necessário ao arrancar ou parar. O sistema E-Clutch ativa-se assim que o motor é ligado, e é capaz de gerenciar diversos cenários de utilização de modo suave, eliminando a possibilidade de o motor parar durante a operação, proporcionando maior conveniência e tranquilidade para a pilotagem urbana, especialmente as que preveem partidas e paradas frequentes.
Além do prazer e da praticidade, o E-Clutch oferece máxima flexibilidade. Se o condutor desejar, ele pode operar a alavanca da embreagem normalmente a qualquer momento. Quando a alavanca da embreagem é acionada, o sistema de embreagem eletrônica Honda só será reativado após menos de um segundo acima de uma determinada rotação do motor; e em até 5 segundos em rotações mais baixas. Caso o condutor deseje desligar o sistema durante um trajeto específico, isso também é possível através do interruptor no punho esquerdo. A mudança para operação manual é indicada pela letra "M" no painel de instrumentos.
O sistema Honda E-Clutch também permite que o condutor determine a "sensação de operação" para definir a intensidade da força necessária no pedal de câmbio para realizar uma troca de marcha. Três configurações estão disponíveis: Hard, Medium e Soft. O E-Clutch também avisará o condutor para reduzir a marcha por meio de um símbolo no painel de instrumentos se detectar que a motocicleta está em uma marcha alta demais para uma determinada velocidade.
O E-Clutch gerencia o engate e desengate da embreagem com base na leitura de parâmetros como velocidade, ângulo de abertura do acelerador, rotação do motor, pressão no pedal de câmbio, ângulo da engrenagem de redução do motor da embreagem, rotação do eixo intermediário do motor e posição da marcha. O E-Clutch é operado por meio de um atuador com dois motores elétricos localizados dentro da tampa lateral do motor direita. Conforme a embreagem é acionada ou desacionada, o ponto de ignição do motor e a injeção de combustível também são controlados, resultando em trocas de marcha suaves e sem trancos em qualquer situação.
Junya Ono, LPL (Large Project Leader) do Honda E-Clutch, declarou: "Nossa embreagem eletrônica foi projetada para oferecer aos motociclistas um novo tipo de experiência que pode tornar a pilotagem ainda mais divertida e emocionante. Ela também adiciona tranquilidade e conforto à condução na cidade ou ao trajeto diário. Esperamos que muitos motociclistas experimentem nosso novo sistema para desfrutar da combinação única de esportividade e flexibilidade que ele oferece."
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