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A “mágica” financeira ocorre porque a Fiat SpA, divisão do Grupo Fiat integrada pelas operações de veículos leves, peças e motores, passou a integralizar em seu balanço não só os resultados do Grupo Chrysler, mas também seus ativos, com ganhos de capital. A empresa americana tem valor acionário de mercado de US$ 8,3 bilhões (€ 5,8 bilhões), calculado pela Fiat com base nos US$ 500 milhões pagos ao Tesouro dos Estados Unidos na semana passada por 6% das ações que faltavam para assumir o controle da companhia.
Mas a Chrysler também rendeu resultados concretos à Fiat. Considerando só o mês (junho) integralizado no balanço, a Chrysler contribuiu com faturamento de € 3,3 bilhões e lucro comercial (antes de despesas administrativas, financeiras e impostos) de € 150 milhões. O faturamento total do grupo no semestre alcançou € 22,3 bilhões no primeiro semestre e o lucro comercial integrado chegou a € 776 milhões.
Apesar de ter assumido o controle acionário da Chrysler e incorporando seus resultados e ativos no balanço geral do grupo, a Fiat informou que as duas empresas continuação a ter gestões financeiras separadas, com caixa e captação de recursos distintos. A Fiat não garantirá dívidas da Chrysler nem proverá fundos à companhia americana.
Desempenho melhor
Embora muito menor sem os ganhos de capital obtidos com o controle da Chrysler, o lucro líquido da Fiat SpA, de € 193 milhões (incluindo os resultados da Chrysler), é 916% maior do que os € 19 milhões apurados no primeiro semestre de 2010. E mesmo sem considerar ativos ou ganhos da Chrysler, o resultado semestral líquido de € 80 milhões é 321% superior ao obtido no mesmo período do ano passado só pelas empresas Fiat.
Sem considerar a contribuição de junho da Chrysler (€ 3,3 bilhões) para o faturamento do grupo, nos primeiros seis primeiros meses do ano as vendas da Fiat SpA somaram € 19,2 bilhões, em crescimento de 6,7% sobre idêntico intervalo de 2010.
Com a consolidação da participação da Chrysler e desempenho ascendente em todas as divisões de negócios do grupo, a Fiat SpA elevou suas projeções para 2011. A expectativa agora é de faturamento de € 58 bilhões, lucro comercial de € 2,1 bilhões e resultado líquido de € 1,7 bilhão. A dívida líquida da companhia deve fechar o ano entre € 5 bilhões e € 5,5 bilhões. Veículos
A maior contribuição para o faturamento da Fiat SpA veio das operações de automóveis, que envolvem o Fiat Group Automobiles (com as marcas Fiat, Fiat Professional, Lancia e Alfa Romeo), Ferrari, Maserati e agora também o Grupo Chrysler (Chrysler, Dodge, Jeep e Ram). Todas juntas faturaram € 19 bilhões no primeiro semestre, em expansão de 24,7% sobre o mesmo período do ano passado.
O lucro comercial da unidade também teve desempenho expressivo: cresceu 33%, para € 620 milhões. O maior avanço relativo de faturamento semestral foi registrado pela Ferrari, de 19,6%, para € 1,1 bilhão. Com este valor, a marca premium do Grupo Fiat também rendeu a maior margem comercial, de 12,5%, apurando lucro comercial de € 135 milhões no semestre.
O Fiat Group Automobiles vendeu no primeiro semestre pouco mais de 1 milhão de automóveis e comerciais leves, cerca de metade fora da Europa. Enquanto o mercado europeu apresentou retração de 9,4% em unidades vendidas, os negócios no Brasil cresceram 7,4%, para 383 mil veículos, e 30,7% na Argentina, para 43,4 mil. Dessa forma os dois principais países do Mercosul consumiram 426,4 mil unidades nos primeiros seis meses do ano, ou 43% das vendas da Fiat no mundo.
A Chrysler, agora parte integrante da operação, vendeu no semestre quase 1 milhão de veículos, em expansão de 23% sobre o mesmo intervalo de 2010, confirmando a recuperação das vendas na América do Norte, seu principal mercado, com 868 mil unidades consumidas no período, 727 mil só nos Estados Unidos.
Componentes e produção
O braço de componentes e produção industrial da Fiat SpA também anotou bom desempenho semestral. Magneti Marelli (fabricante de componentes e sistemas), Teksid (fundição), Comau (fornecedora de robôs e linhas de produção) e Fiat Powertrain (motores e transmissões para veículos leves) faturaram juntas € 6,2 bilhões no período, resultado 15,9% acima de 2010. O lucro comercial do grupo de empresas foi de € 171 milhões, expansão de 61,3%.
A maior participação no faturamento e lucro comercial no segmento foi da Magneti Marelli, com € 3 bilhões (+13,2%) e € 84 milhões (+86,7%), respectivamente. Mas o maior crescimento de receitas foi da Comau, de 30,8%, com € 633 milhões, que também obteve o mais alto avanço de lucro comercial, 300%, para € 4 milhões.
A Magneti Marelli cresceu em todas as regiões onde atua, com mais força no Brasil, China e América do Norte. A fornecedora de componentes e sistemas também foi beneficiada pela união com a Chrysler, aumentando sua participação no mercado de reposição com presença em 2,3 mil concessionárias do grupo e no canal de distribuição da Mopar, o braço de aftermarket da Chrysler nos Estados Unidos e Canadá.
A divisão de motores Fiat Powertrain está gradativamente aumentando suas vendas para clientes externos: no primeiro semestre, 15,8% do faturamento veio de fora grupo, contra 12,1% no mesmo período de 2010. A unidade vendeu o total de quase 1,3 milhão de motores e 1,2 milhão de transmissões.
No Brasil
Assim como aconteceu na segunda-feira, 25, com a divisão de caminhões, máquinas agrícolas e motores para veículos pesados, a Fiat Industrial (leia aqui), o balanço semestral da Fiat SpA foi divulgado nesta terça-feira, 26, pela primeira vez no Brasil, durante reunião da direção mundial da companhia em Betim (MG).
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