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Para Adrian Hallmark, diretor-geral da Jaguar, "O C-X16 é nossa visão pioneira para o que será para a Jaguar um carro esportivo no século XXI. Ele incorpora os pontos fortes característicos da nossa marca ― design sensual, agilidade agressiva e desempenho inspirador ― e combina-os a atributos que definem nosso direcionamento para a criação de veículos sustentáveis no futuro."
Motor
Equipado com motor V6 de 3.0 liros com peso reduzido e alta tecnologia embarcada, o propulsor traz consigo tecnologia híbrida, podendo funcionar apenas por meio de baterias quando trafega a até 50 milhas por hora (cerca de 80 km/h). O sistema turbocompressor ajuda o motor a desenvolver impressionantes 380 cavalos de potência e 450 Nm de torque.
Pela primeira vez em um Jaguar, o conceito C-X16 adota o sistema KERS de recuperação de energia e utilização como potência extra. Baseado na tecnologia utilizada pelos veículos de Fórmula 1, o KERS armazena a energia cinética gerada pelos freios do veículo em uma bateria. Tal energia pode gerar até 95 cavalos de força extra ao simples toque de um botão.
Com um câmbio de oito velocidades e um leve chassi de alumínio, o C-X16 é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 4,4 segundos e alcança 297 km/h de velocidade final, com baixo consumo de combustível (41mpg no galão no Reino Unido) e íncide de emissões de 165g/km de CO2.
Sistema Start/Stop
O ponto de partida é a transmissão de oito marchas da Jaguar com sistema Intelligent Start/Stop, lançado recentemente no Jaguar XF. O sistema é capaz de desligar o motor apenas 300 milissegundos após o carro parar por completo e utiliza um motor de arranque capaz de reiniciá-lo ao mais leve toque do motorista no acelerador. Isto permite retomadas mais rápidas e desempenho uniforme Esta é a primeira vez que tal sistema é utilizado com um motor turbo.
Por dentro
Seu interior, com capacidade para dois passageiros, ostenta tecnologias de vanguarda, como controles giratórios multimodais que incorporam telas LED em miniatura capazes de se reconfigurar para refletir as diferentes funções realizadas pelos controles ― tudo projetado para oferecer máxima compatibilidade entre as necessidades de um carro esportivo e a funcionalidade do dia a dia.
Exemplo disso é a total integração com smartphones por meio do sistema Connect and View, com o qual a tela central touchscreen se reconfigura de modo a simular a tela do aparelho conectado. O display central também apresenta uma interface de segunda geração, em que o toque da ponta dos dedos é complementado por botões que oferecem atalhos para as funções de nível superior do menu.
Para certos elementos do seu layout, o C-X16 foi inspirado na ergonomia aeronáutica. Como resultado, o painel foi perfeitamente ajustado ao motorista, proporcionando a melhor visão para a frente e permitindo entrar com o carro nas curvas com a mais absoluta precisão, auxiliado pelas visíveis dobras sobre os para-lamas dianteiros.
A cabine possui acabamento em couro refinado e microcamurça Alcantara®. Como se espera de um Jaguar, materiais de alta qualidade são usados em todas as partes. Os bancos esportivos manualmente ajustáveis são feitos de materiais com compostos leves, com um apoio central para a coluna em fibra de carbono, oferecendo rigidez e suporte. Os bancos esportivos apresentam ajustes manuais para diminuir ainda mais o peso. Um apoio central de coluna em fibra de carbono reforça cada um dos bancos.
As propriedades estruturais da fibra de carbono são ainda utilizadas em uma barra de segurança que sai da console central e separa os assentos, para depois de dividir em duas e ficar presa às torres da suspensão traseira, aumentando a rigidez. Mais fibra de carbono pode ser encontrada na console central, emoldurada pelo puxador de suporte do passageiro, que flui organicamente a partir do painel para o túnel da transmissão.
Por fora
Na sua forma mais simples, o design de carros esportivos é definido pela relação entre a mecânica e a carroceria. O objetivo da Jaguar sempre foi de buscar um ajuste muito próximo entre forma e função, criando um aspecto forte, esculpido, que identifica unicamente um Jaguar. Não há espaços, superfícies ou movimentos desperdiçados no C-X16: cada linha serve seu propósito na criação de um todo que é mais do que a soma das partes.
Para Ian Callum, diretor de design da Jaguar "esse carro foi projetado a partir de princípios fundamentais. Ele é uma evolução da identidade de design de Jaguares anteriores e define as linhas gerais para um futuro de esportivos radicais e inovadores. Pureza de linha e propósito, é o que a Jaguar faz de melhor".
"A postura desse carro é tudo. É fundamentalmente uma máquina de dirigir e isso norteou todos os aspectos do design. Nós recuamos as três heartlines características ao máximo, para criar uma tensão dinâmica. O carro possui uma sensação de potência latente, o potencial de entrar em ação instantaneamente", complementa Callum.
Simplicidade Aerodinâmica
Para manter a imaculada robustez e o fluxo ininterrupto de ar ao longo das laterais do carro, os puxadores das portas são totalmente embutidos na carroceria. Sensores de toque integrados aos puxadores acionam motores elétricos silenciosos que então apresentam ao motorista e passageiro os puxadores em alumínio usinado.
O mesmo desejo de formidável simplicidade orientou o design do elemento aerodinâmico do C-X16, evitando aerofólios ou spoilers desnecessários. O downforce é proporcionado por um discreto splitter dianteiro, pelo design da traseira com efeito de Venturi e pelas soleiras laterais que canalizam o ar suavemente ao longo das laterais do carro, tudo com acabamento em fibra de carbono. A dobra acentuada criada onde a curva o teto encontra a traseira também ajuda na aerodinâmica, assegurando que o ar possa se separar suavemente da carroceria quando em alta velocidade.
Mesmo estacionário, a sensação de propósito e potência interente ao C-X16 é inconfundível, graças a uma postura que otimiza o relacionamento entre a carroceria e as rodas de 21 polegadas em liga leve, que foram levadas aos limites do carro e possuem acabamento em fibra de carbono.
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