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Confira, em primeira mão, fotos, vídeos, versões e preços do Peugeot 2008

07/04/2015 - 16:42 - Texto e Fotos: Mário Salgado
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O segmento de utilitários esportivos compactos (os SUV´s) é a bola da vez no Brasil. Mesmo em meio a uma crise econômica, montadora como Honda (HR-V), Jeep (Renegade) e Renault (Duster 2016) já mostraram suas armar para a briga. Mas um dos modelos que dão mais destaque a essa briga acaba de chegar oficialmente ao Pais. O Peugeot 2008, misto de SUV e crossover, está sendo lançado para a imprensa nacional. Infelizmente, o ShopCar, não foi convidado para o evento, mas a concessionária da marca do leão em Campo Grande-MS já recebeu o carro e nos convidou para um teste completo, com direito a test drive na versão topo de linha, THP. Confiram no vídeo abaixo.

Versões e preços

O Peugeot 2008 chega em 5 versões.

Allure 1.6 16v com câmbio mecânico R$ 67.190
Allure 1.6 16v com câmbio automático R$ 70.890
Griffe 1.6 16v com câmbio mecânico R$ 71.290
Griffe 1.6 16v com câmbio automático R$ 74.990
THP 1.6 16v turbo de 173 cavalos e câmbio de 6 marchas R$79.590

Essa última versão, topo de linha, foi a que conhecemos em nosso teste de cerca de 15 quilômetros pelas ruas de Campo Grande. O motor é o mesmo que equipa o Citroën C4 Lounge. Com o auxílio de uma turbina, o 1.6 litro com 16 válvulas, rende absurdos 173 cavalos. A palavra absurdos se encaixa pelo tamanho do carro. O 2008 tem dimensões de uma perua compacta e a relação peso/potência deixa o carro com reações típicas de um esportivo.

Em nossa avaliação foi possível ver que o carro tem as três primeiras marchas muito curtas. Já a quarta, quinta e sexta são mais longas. Sendo que a última só conseguimos utilizar em uma das saídas da cidade, onde atingimos a velocidade de 110 km/h e o giro do motor ficou na casa dos 2.100 RPM. Com isso, o carro conseguiu a qualificação A no Programa de Etiquetagem do InMetro, chegando a marcar 10,4 km/l de gasolina na cidade e quase 13 km/l na estrada. Vale lembrar que, com gasolina, a potência do carro cai para 165 cavalos.

Bem equipado desde o início

Desde a versão Allure com câmbio mecânico o carro já dispõe de: farol diurno em LED, lanterna em LED, faróis e lanterna de neblina, piloto automático, central multimídia sensível ao toque de 7 polegadas, alarme, ar condicionado dual zone e air bags laterais (além dos dianteiros obrigatórios).

Nas versões Griffe com câmbio mecânico e automático o carro ainda vem com: teto de vidro panorâmico, air bags de cortina, sensor de faróis, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Mas a versão THP ainda vem com um item que chamou nossa atenção: o seletor do Grip Control, que se encontra próximo ao botão de comando elétrico da cortina do teto de vidro panorâmico. Com ele é possível selecionar o tipo de terreno onde o carro vai rodar. Assim, o carro desliga controles de tração, estabilidade e a interferência do sistema de freios ABS com EBD. 

O modelo traz ao segmento dos SUV’s compactos o conceito do i-cockpit, que associa a utilização do volante multifunções de dimensões reduzidas, ao painel de instrumentos em posição elevada e à tela de 7 polegadas sensível ao toque integrada à central multimídia. 

As cores e os materiais do interior foram pensados para criar um ambiente que leve os ocupantes ao universo SUV. Assim, a montadora utilizou tons marrons no revestimento do painel, portas, console central, bancos e até mesmo no tema da tela multimídia touchscreen. 

O acabamento do painel de instrumentos é requintado e conta com peças em cromo acetinado, como as saídas de ar, maçaneta do freio de mão, adorno da parte inferior do pequeno volante, abas da manopla de câmbio, acabamento da central multimídia. 

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