• Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Confira nossa avaliação com o Mercedes-Benz GLA 250 Vision - Vídeo

24/11/2015 - 10:52 - Texto e Fotos: Mário Salgado
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Mais uma vez, fomos convidados pela concessionária A.R Motors para avaliar um de seus modelos de test drive. Dessa vez o escolhido foi o GLA 250 na versão Vision. Durante 3 dias foi possível ver todo o potencial desse utilitário esportivo de luxo pelas ruas de Campo Grande-MS. Não deixe de conferir no vídeo abaixo a nossa opinião sobre o carro e mais detalhes do teste.

Conhecendo o GLA

Oferecido nas configurações Vision e Sport, o GLA 250 se caracteriza pelo comportamento dinâmico e eficiência proporcionados pelo motor 2,0 litros turbo, com 211 cv de potência e 350 Nm de torque, associado à transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. O conjunto leva o SUV da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos e permite chegar à velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente). 

Clique aqui e confira a ficha técnica do carro.

Outro grande atrativo do GLA 250 é a ampla relação de equipamentos de série presentes no veículo. O GLA 250 traz de fábrica itens como o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro recurso disponível é o Command Online com navegação GPS. A versão Sport, que se destaca pelo dinamismo proporcionado pelo kit visual AMG, oferece também câmera de ré como equipamento de série. 

Tanto a versão Vision como a Sport são equipadas com teto solar panorâmico com abertura por comando elétrico e ajustes elétricos para o banco do motorista (na Sport, também para o assento do passageiro da frente). 

O acabamento de alta qualidade reflete a atenção aos detalhes característica da Mercedes-Benz. O interior é simultaneamente sofisticado e funcional: o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, elevando a capacidade de carga de 421 para 836 litros. A bagagem e outros objetos podem ser carregados sem nenhuma dificuldade, graças à soleira baixa e à larga porta de acesso ao compartimento traseiro. 

Design alemão

A jovialidade e modernidade do GLA 250 são claramente visíveis em suas linhas harmônicas, que seguem a filosofia de design da Mercedes-Benz. O acabamento externo e interno com diversos detalhes cromados reforça o impacto visual do utilitário esportivo. 

As linhas laterais longas, as grades do radiador e o desenho dos faróis integrados ao veículo dão a ele um forte apelo visual. A dianteira vertical, com a estrela ao centro demonstra força. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura. A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo. O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta. Os reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.

As laterais do GLA transmitem força e dinamismo. O friso da linha de cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C. O contorno da curvatura, captando a luz, se une à linha de contraponto na altura da saia lateral para criar um conjunto de linhas que dá ao veículo um dinamismo fluido. A proteção lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.

Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C, que junto com as lanternas traseiras ressaltam a largura da traseira, impressão aumentada pela vigia curvada e a maçaneta cromada curva entre as lanternas. 

Interior de qualidade

O design arrojado e imponente do exterior tem continuidade no interior do veículo. O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante efeito luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série. 

A alta qualidade dos assentos esportivos é ressaltada pela abertura na parte inferior do apoio de cabeça e nos painéis de revestimento das portas. No GLA 250 Sport, a forração é em couro sintético ÁRTICO. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados e o acabamento do teto é preto.

Mecânica de tirar o fôlego

O motor do GLA 250 possui 211 cv e tem torque máximo de 350 Nm, presente entre 1.200 e 4.000 rpm. O desempenho esportivo se completa com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 235 km/h.

A tecnologia incorporada a este eficiente motor de quatro cilindros engloba inovações apresentadas inicialmente nos motores V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz. O processo de combustão, por exemplo, é baseado na terceira geração da injeção direta da marca, que utiliza a precisa tecnologia da múltipla injeção piezelétrica. 

Função ECO start/stop com partida direta

O sistema ECO start/stop, de série, opera com partida direta. Isto significa que, quando o motor é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o motor de partida começa a girar o motor, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado e a combustão se inicia imediatamente. 

Transmissão

Toda a eficiência do motor turbo 2,0 litros é otimizada pela transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. Pesando apenas 86kg, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Graças a essa configuração, as mudanças para a próxima marcha - acima ou abaixo - são quase imediatas, sem perda da força de tração. A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, tornando as trocas mais suaves, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo. 

A eficiência geral e o dinamismo do GLA 250 são resultado da perfeita integração entre a transmissão e o motor. As unidades eletrônicas de controle dos dois componentes trocam dados continuamente, levando ao melhor aproveitamento do motor em quaisquer circunstâncias. 

Suspensão pronta pra buraqueira

A suspensão dianteira do Mercedes-Benz GLA 250 é tipo McPherson. O utilitário tem suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto administram as forças atuantes sobre a suspensão em cada roda, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio.

A direção eletromecânica dá maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, pois só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, como a unidade de controle ESP (controle de estabilidade), correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.

A carroceria do GLA combina materiais de alta qualidade, criando uma célula de sobrevivência reforçada para a melhor proteção possível dos ocupantes. 66% dos seus componentes são aços de alta resistência. As características acústicas e de vibração são otimizadas pelas fortes articulações, utilização de aderentes de alta resistência e técnicas de montagem inovadoras.

Sistemas de assistência

Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA 250 e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado. 

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.

Conectividade e interatividade

O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Sport, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, o COMMAND Online possui sistema de navegação GPS, permite acesso à Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados e tem memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.

Sete versões

O GLA 250 chega ao mercado brasileiro nas versões Sport e Vision, juntando-se ao GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Vision, GLA 200 Vision Black Edition e GLA 45 AMG 4MATIC. Todas as versões oferecem de série uma ampla gama de equipamentos, que proporcionam grande conforto e segurança aos usuários. O volante multifuncional esportivo forrado em couro possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as borboletas para trocas de marchas.

Todas as versões, a partir do GLA 200 Advance, contam também com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O GLA 250 Sport e o GLA 45 AMG 4MATIC trazem também câmera traseira.

O GLA 200 Style e o Advance trazem sistema de ar-condicionado digital Thermatic. Já as versões GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport são equipadas de série com o sistema de climatização Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes na dianteira. As versões Vision, Sport e o 45 AMG 4MATIC se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo e sofisticação. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar.

No GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos.

O novo GLA 250 estará disponível em toda a rede de concessionários a partir de abril, com preço sugerido de R
$171.900,00 para a versão Vision e R$189.900,00 para a versão Sport.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados