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Confira um vídeo de divulgação com todos os detalhes do Fiat Palio 2012

07/11/2011 - 09:21 - Redação
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Clique no link de vídeo ao lado e confira todos os detalhes do novo Palio 2012 no material de divulgação da Fiat.

A Fiat é líder no mercado automotivo brasileiro há 10 anos. E para manter essa liderança, ela tem apresentado modelos com design mais sofisticado e mais equipamentos. A chegada do novo Uno foi um exemplo disso. Agora, ela apresenta outro carro de volume e que pode mantê-la na liderança por mais tempo. O novo Palio 2012 foi apresentado para a imprensa nacional neste final de semana, em um evento na cidade de Betim, onde ele será feito.

Clique aqui e confira a ficha técnica completa de todas as versões do novo Palio 2012

“O novo Palio é uma grande oportunidade de incrementar nossas vendas, porque o Palio anterior estava perdendo muito terreno”, reconheceu Lélio Ramos, diretor de vendas e marketing da Fiat, que tem a expectativa de vender cerca de 8 mil unidades por mês da nova geração do modelo – o que o presidente da Fiat América Latina, Cledorvino Belini, já disse que acha “pouco”.

Assim a família Palio chegará a 14 mil unidades mensais, somando mais 6 mil unidades do modelo Fire – o que fica em linha é o da terceira geração, lançada em 2002 e desenhada pelo festejado designer italiano Giorgetto Giugiaro, que segundo informa Ramos representava 60% das vendas; os outros 40% eram do Palio geração 4, que desaparece agora sem deixar muita saudade. “É preciso dizer a verdade; o Fire é mais bonito do que o Palio que o sucedeu”, admite o executivo.

Portanto, com o novo Palio, a perspectiva é inverter o mix de vendas da família, com 60% da quinta geração e os outros 40% do antigo Fire geração 3. Com o modelo 2012, a Fiat coloca produtos em todos os espaços possíveis dos segmentos A e B do mercado brasileiro, os mais importantes, que represam 55% das vendas de automóveis no País. “O Palio é um marco na história da Fiat, que já vendeu 2,5 milhões de unidades desde o seu lançamento, em 1996. É um produto fundamental em nossa corrida pela liderança no Brasil”, reforçou Ramos.

Evoluindo

Ainda que seja um carro para explorar os segmentos mais populares do mercado, por dentro e por fora novo Palio leva em conta que as exigências do consumidor brasileiro evoluíram. Por isso é apresentado a ele agora um carro mais caprichado, melhor acabado, com maior nível de conforto e segurança e, mais importante, sem custar muito além do que seu antecessor. 

A estratégia da Fiat com o novo Palio foi a de agregar valor. A exemplo do que aconteceu na década passada com todos os modelos dessa categoria na Europa, o Palio cresceu por todos os lados: 31 mm na largura, 60 mm na altura, 28 mm no comprimento total e 47,3 mm na distância entre-eixos. Com isso, ele ganhou em habitabilidade interna, algo como 8%, segundo complexos cálculos da engenharia da Fiat, com seu interior completamente redesenhado, mais espaçoso e confortável.

O design foi executado pelo Centro Stile Fiat na Itália. Aliás, o design italiano também é algo que o fabricante quer agregar como valor ao Palio 2012. O resultado foi uma silhueta mais agradável, com ângulo menor entre o capô e o vidro, com clara inspiração no Punto. O desenho, aliado ao crescimento da carroceria, acabou criando um Palio mais assemelhado a um monovolume, mas com ganho de 5% no coeficiente de penetração aerodinâmica (cx de 0.33). Na dianteira, ele segue a mesma identidade visual do 500, com o “bigode” cromado e o logo da Fiat no meio, que deve se tornar uma constante no design da marca daqui por diante. Na traseira, as lanternas foram incorporadas à coluna C – outra tendência dos carros Fiat.

Uma qualidade do novo Palio está na evolução de sua engenharia, com uso de materiais mais leves e de maior resistência, que diminuíram o peso em 15% na comparação com a geração anterior do modelo. Esse aço mais fino e resistente corresponde a 35% da estrutura da carroceria e foram utilizados em 30% das partes móveis e 34% da estrutura das portas.

O Palio agora usa os chamados pneus verdes, com menor resistência à rodagem, que somados ao arrasto aerodinâmico e peso reduzidos, resultam em maior eficiência energética, com ganhos no consumo de combustível.

Ao todo, a engenharia da Fiat informa que o novo Palio tem 3.253 novos componentes. Para chegar ao produto final, foram construídos 526 protótipos, com execução de 125 mil provas físicas e virtuais, que consumiram 2 milhões de quilômetros em testes de rodagem.

O diretor de engenharia da Fiat, Claudio Demaria, resume o trabalho feito no novo Palio: “O consumidor evoluiu e o carro precisou evoluir também. Precisamos caprichar mais em tudo”, diz, informando ainda que, durante o processo de 26 meses de desenvolvimento, a equipe mista de profissionais no Brasil e na Itália foi “estimulada” pelo consumo de nada menos que 6.284 litros de café. “É por isso que custou tão caro”, brincou Cledorvino Belini, presidente da Fiat América Latina, para justificar o investimento de R$ 1 bilhão para criar o carro.

Versões e preços

“A versão 1.0 tem o mesmo preço da anterior, mas com maior conteúdo, como a direção assistida de série, que como opcional custava R$ 1,3 mil”, destaca Ramos. A declaração não deixa de ser uma confissão de que há gordura para se queimar nos preços dos carros vendidos no Brasil.

O preço máximo da versão Sporting, com todos os opcionais, chega a R$ 45 mil. Ramos projeta que o Palio 1.0 representará 50% das vendas, outros 30% serão do 1.4 e os 20% restantes seriam divididos por igual pelas duas versões 1.6 (Essence e Sporting). Segundo a Fiat, os preços foram calculados cuidadosamente para enfrentar a concorrência com vantagem que começa em 1% (diferença a menor em relação ao Renault Sandero 1.0) e atinge 10% na comparação com o Volkswagem Fox 1.0. No enfrentamento direto com seu maior rival, o novo Gol, o Palio tem preço sugerido 7% menor.

O problema é que nessa faixa de preços o carro também fará concorrência à própria Fiat, com o Punto, que nas versões mais baratas custa quase o mesmo que as mais caras do Palio. A montadora avalia, no entanto, que os modelos têm clientes diferentes, segundo apontam suas pesquisas. “Temos uma gama extensa para atingir todo tipo de consumidor”, alega Ramos.

- ATTRACTIVE 1.0: R$ 30.990
Motor: 1.0 8V EVO Flex
Potência: 73 cv / 6.250 rpm (gas.)
          75 cv / 6.250 rpm (etanol)
Torque: 9,5kgfm/ 3.850 rpm (gas.)
        9,9 kgfm / 3.850 rpm (etanol)
Câmbio: Mecânico

- ATTRACTIVE 1.4: R$ 34.290
Motor: 1.4 8V EVO Flex
Potência: 85 cv / 5.750rpm (gas.)
          88 cv / 5.750 rpm (etanol)
Torque: 12,4kgfm / 3.500 rpm (gas.)
        12,5 kgfm / 3.500 rpm (etanol)
Câmbio: Mecânico

- ESSENCE: R$ 37.990 (já vem com ar-condicionado de série)
Motor: 1.6 16V E.torQ Flex
Potência: 115 cv / 5.500 rpm (gas.)
          117 cv / 5.500 rpm (etanol)
Torque: 16,2kgfm / 4.500 rpm (gas.)
        16,8 kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Câmbio: Mecânico

- ESSENCE DUALOGIC: R$ 40.490
Motor: 1.6 16V E.torQ Flex
Potência: 115 cv / 5.500 rpm (gas.)
          117 cv / 5.500 rpm (etanol)
Torque: 16,2kgfm / 4.500 rpm (gas.)
        16,8 kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Câmbio: DUALOGIC

- SPORTING: R$ 39.990
Motor: 1.6 16V E.torQ Flex
Potência: 115 cv / 5.500 rpm (gas.)
          117 cv / 5.500 rpm (etanol)
Torque: 16,2kgfm / 4.500 rpm (gas.)
        16,8 kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Câmbio: Mecânico

- SPORTING DUALOGIC: R$ 42.490
Motor: 1.6 16V E.torQ Flex
Potência: 115 cv / 5.500 rpm (gas.)
          117 cv / 5.500 rpm (etanol)
Torque: 16,2kgfm / 4.500 rpm (gas.)
        16,8 kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Câmbio: DUALOGIC

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