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Confira um vídeo especial com o test ride da linha 2020 da Honda CB 500

06/03/2020 - 09:39 - Mário Salgado - Fotos: Honda Motos
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E aí, qual seu estilo? Naked ou crossover?

As Honda CB 500F e CB 500X acabam de completar seis anos no mercado brasileiro. Neste espaço de tempo, conquistaram vários fãs e hoje lideram no segmento de motos de alta cilindrada. E para manter essa liderança a Honda traz novidades para os modelos 2020. Em um vídeo completo, contamos todos os detalhes para vocês. Mais abaixo você confere tudo.

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A genialidade da família Honda CB 500 está em compartilhar itens fundamentais como motor e chassi e, através deles, criar motocicletas de personalidades bem diferentes - uma crossover aventureira e uma naked com alma de streetfighter. O resultado alcançado pela engenharia da Honda uniu eficiência máxima em aspectos variados e as CB 500F e CB 500X são, reconhecidamente, modelos seguros, robustos, econômicos e de baixo custo de manutenção. 
As qualidades de aventureira da Honda CB 500X foram exaltadas nesta versão 2020 através da adoção da roda dianteira de 19 polegadas, escolha que amplia a capacidade do modelo de encarar terrenos ruins com maior segurança e desenvoltura. Já a Honda CB 500F em versão 2020 atende de modo ainda mais completo os fãs do estilo essencial e agressivo das naked, que tem na grande maneabilidade seu ponto de destaque.  

O motor bicilíndrico paralelo arrefecido a líquido da família Honda 500 conta com dois comandos de válvula no cabeçote (DOHC) que atuam por meio de balanceiros roletados nas quatro válvulas de cada cilindro. O acionamento dos comandos se dá por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade. Um preciso trabalho de aperfeiçoamento foi realizado neste motor para incrementar torque e potência em regimes entre 3.000 e 7.000 rpm. O melhoramento de 4% foi conseguido graças à antecipação em 5º do fechamento das válvulas e a ampliação do levantamento em 0,3 mm (agora 7,8 mm).  

A melhoria na entrega de potência e torque também se beneficiou do trabalho realizado nos dutos de aspiração, que tiveram sua eficiência aumentada pelo reposicionamento da bateria, o que permitiu criar espaço para um percurso mais retilíneo dos dutos da caixa do filtro de ar até as borboletas do sistema de injeção PGM-FI.  

Potência e torque máximo permaneceram inalterados nas CB 500F e CB 500X 2020: 50,4 cv a 8.500 rpm e 4,53 kgf.m a 6.500 rpm. Idem com relação às medidas fundamentais deste moderno motor, reconhecido pela leveza, economia, robustez e versatilidade: diâmetro e curso tem 67 x 66,8 mm e a capacidade cúbica é de exatos 471 cm3. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º. Um eixo equilibrador está posicionado na parte de trás dos cilindros, próximo ao baricentro da moto, visando a redução de vibrações. O câmbio de seis velocidades é agora dotado de uma embreagem do tipo deslizante com acionamento assistido. A transmissão final é por corrente vedada tipo 520.  

Quatro pontos de ancoragem ligam o cabeçote ao chassi, permitindo ao motor contribuir para uma maior rigidez da estrutura realizada com tubos de aço de 35 mm de diâmetro, que segue a arquitetura tipo Diamond. A centralização das massas, com o motor posicionado próximo ao eixo de fixação da balança de suspensão, resulta em excelente agilidade enquanto a distribuição de pesos ideal garante maneabilidade exemplar.  

A suspensão dianteira telescópica convencional tem tubos de 41 mm de diâmetro e regulagem na pré-carga da mola. O curso é de 120 mm na CB 500F e 150 mm na CB 500X (aumento de 10 mm em relação à versão anterior). A suspensão traseira se vale de um novo conjunto mola amortecedor, regulável na pré-carga da mola (cinco posições). Tal conjunto mola-amortecedor agora é de tubo único e tem diâmetro majorado. Ligado à balança de aço vinculada ao sistema Pro-Link, propicia um curso da suspensão traseira de 119 mm na CB 500F enquanto na CB 500X o curso é de 135 mm (aumento de 17 mm em relação à versão anterior).  

Quanto aos freios, o disco dianteiro simples tipo margarida é flutuante, com diâmetro de 320 mm na F e 310 mm na X. A pinça de ambos modelos é de pistão duplo. Na traseira o disco tipo margarida tem 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS é de dois canais.  

Na CB 500F, as rodas de liga leve tem 17 polegadas e seis raios em formato de Y. A dianteira tem 3,5 polegadas de largura e calça pneu medida 120/70-ZR. A roda traseira tem 4,5 polegadas de largura e o pneu tem medida 160/60-ZR. A CB 500X tem rodas de liga leve com sete raios duplos, a dianteira com aro de 19" e largura de 2,5 polegadas, a traseira tem aro 17" e largura de 4,5 polegadas. Os pneu são tipo on/off na proporção 60%-40%, medida 110/80R M/C na dianteira e 160/60R M/C atrás. 

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