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Conheça a picape média da Volks que chega por aqui ano que vem: a Amarok

02/12/2009 - 16:07 - Mário Salgado - com informações da assessoria de imprensa Vw
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2010 promete ser um ano e tanto para quem gosta de novidades do mundo automotivo. Prova disso é a quantidade de lançamentos prometidos para o próximo ano. Um grande exemplo disso, e muito esperado, é a entrada da Volkswagen no mercado das picapes médias. Concorrente direto de Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Chevrolet S-10, a Amarok promete agitar o mercado nacional a partir do primeiro semestre de 2010. A produção inicia este mês na fábrica de Pacheco, próximo a Buenos Aires, na Argentina.

A Amarok será lançada mundialmente na versão cabine dupla, com quatro portas. O modelo com cabine simples entrará em produção no primeiro semestre de 2011.

Do ponto de vista conceitual e estilístico, a Amarok parece saída diretamente do caderno de esboços de um estilista. Com 5,25 m de comprimento e chassi tipo "escada", a nova pick-up revela em sua carroceria os traços inconfundíveis do novo DNA de design da Volkswagen, com ênfase nas linhas horizontais, na interrelação entre as superfícies e na qualidade da construção.

De acordo com a montadora, os faróis horizontais integrados com a grade são uma das principais características do novo visual da Volkswagen. As aletas e o acabamento da abertura de ventilação foram desenvolvidos com grande atenção aos detalhes. A definição das curvas da carroceria e do capô transmitem a impressão de estabilidade característica das grandes picapes, reforçada pela dimensão das caixas das rodas. A "cara" da picape lembra bem as linhas do novo Golf europeu, com a frente dividida em duas partes e com acabamento preto.

Na traseira, o logotipo da Volkswagen se destaca ao centro da tampa da caçamba, numa superfície lisa emoldurada pelas lanternas que conferem ao carro uma "assinatura" visual quando visto à noite. As linhas do para-choques e sua perfeita integração à carroceria mostram o cuidado com os detalhes com que os designers da Volkswagen desenvolveram a Amarok, criando um veículo que se destaca em seu segmento pela qualidade e precisão no acabamento característicos da marca.

Mecânica

Para o lançamento da Amarok, a Volkswagen selecionou dois motores turbodiesel. O TDI 2.0 com 120 kW / 163 cv e injeção common-rail conta com dois turbocompressores sequenciais, que disponibilizam um torque de 400 Nm a apenas 1.750 rpm. O segundo motor, que será oferecido no segundo semestre de 2010, é um TDI também de quatro cilindros com 90 kW / 122 cv. Utilizando um turbocompressor de geometria variável, atinge o torque máximo de 340 Nm a partir de 2.000 rpm.

Para as duas versões de motores, a Amarok conta com câmbio manual, de 6 velocidades. Conforme informações, além da pronta resposta à solicitação do condutor, os dois motores impressionam pelo baixo consumo, referência para todo o segmento. A Volk afirma que na Amarok com tração integral não permanente, mesmo no modo 4x4 o TDI de 122 cv percorre 13,1 km por litro de combustível. O TDI de 163 cv é igualmente econômico, atingindo 12,8 km por litro.

Com o tanque de combustível de 80 litros, se mantiver essa média de consumo, a picape pode realizar viagens de mais de 1.000 km sem necessidade de reabastecimento.

No Brasil, a Amarok será oferecida com dois tipos de tração: integral não permanente e tração traseira. A Amarok com tração integral não permanente utiliza acoplamento rígido, tecnologia consagrada pelo uso no segmento das picapes. A tração 4x4 é acionada por meio de um botão e o torque é dividido igualmente para os dois eixos.

Para situações mais difíceis, a Amarok conta com tração reduzida, que permite transpor caminhos bem mais difíceis. Esse recurso possibilita enfrentar subidas com 100% de inclinação (45º) com carga total. A suspensão progressiva de alta capacidade, com três lâminas de molas principais e duas auxiliares, garante proteção em caso de sobrecarga.

Para o mercado brasileiro, será oferecida inicialmente a Amarok Highline para oferecer mais conforto. O modelo conta com retrovisores externos parcialmente cromados, detalhes cromados no exterior e interior e molduras das caixas das rodas alargadas, pintadas na cor da carroçaria, alojando rodas de alumínio de 18 polegadas.

A versão topo de linha é caracterizada, também, pelo painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar-condicionado digital (Climatronic), revestimento dos bancos e detalhes de acabamento em couro e sistema de som mais sofisticado.

Além dos equipamentos de série, a Amarok conta também com uma variada lista de acessórios, como estribos laterais, capota marítima, "santantonio", protetor de caçamba, ganchos de reboque, e rodas de liga leve de 19 polegadas.

A caçamba da Amarok conta com as maiores dimensões da categoria. Com altura de acesso de apenas 779 milímetros, tem área útil de 2,52 m2 (1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura). Mas isso não é tudo: a distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior disponível no segmento. A Amarok é a única pick-up capaz de transportar paletes transversalmente, aproveitando melhor o espaço de carga.

Graças às suas medidas e à capacidade de carga de até 1,15 tonelada, é possível transportar equipamentos esportivos e de lazer, como motocicletas ou quadriciclos, ou equipamentos de trabalho volumosos. Quatro pontos de amarração nos cantos da caçamba mantêm a carga no lugar. Além disso, com o acoplamento opcional, a Amarok pode rebocar trailers de até 2,8 toneladas.

Segurança à bordo

A Amarok conta com cintos de segurança dos bancos dianteiros com pré-tensores e sensores de uso com alerta sonoro e visual no painel de instrumentos. ABS e ASR são de série, assim como o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL). A Amarok conta também com um sistema ABS específico para utilização off-road, acionável por meio de um botão, que reduz significativamente a distância de frenagem em pisos de terra ou cascalho.

Os carros equipados com sistema eletrônico de estabilidade (ESP), em velocidades abaixo de 30 km/h, além do ABS para off-road contam também com o assistente de descida (Hill Descent Assist), equipamento que mantém a velocidade constante nas descidas, aumentando a segurança e o controle em declives acentuados. Pela primeira vez neste segmento, o motorista pode ajustar a velocidade nas descidas, desde que abaixo dos 30 km/h, através do freio ou do acelerador.

Além disso, todos os veículos com ESP dispõem do assistente de subida (Hill Hold Assist), que imobiliza automaticamente o veículo nas subidas até que o condutor acelere o suficiente para impedir o recuo involuntário.

Lançamento

Os principais mercados da Amarok são a América do Sul, África do Sul e Austrália. Nessas regiões, as picapes estão entre os veículos utilitários e de lazer mais procurados, devido à flexibilidade de uso. A VW afirma que, graças à eficiente tecnologia de tração e à enorme versatilidade, espera se que a Amarok estabeleça novas tendências no mercado de picapes também na Europa.

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