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Conheça todos os detalhes do scooter Honda NSS300 Forza

19/07/2013 - 09:49 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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Com o pioneirismo da linha Suzuki Burgman, o sucesso do Dafra Citycom 300i e a “febre” pelo tecnológico Honda PCX 150, o consumidor vai se acostumando com scooters nas ruas e avenidas dos grandes centros. Quem já conhece os atributos desse tipo de veículo aguarda o lançamento do Keeway Index 350, a chegada da família Kymco (via Kawasaki) e, quem sabe, também, do Honda NSS300 Forza.

Apresentado no final do ano passado e recém-chegado aos mercados europeu e norte-americano, o modelo de média cilindrada da marca nipônica pode ser uma boa aposta para o Brasil. Até porque a Honda não dará de “mão beijada” para a concorrência seus clientes que passaram por Biz, Lead 110 e PCX 150.

O Forza 300 pode ser utilizado em deslocamentos urbanos, como também em viagens. Apresenta desenho compacto, sistema de freios C-ABS (Combined Anti-Lock Brake System), além de boa capacidade de carga. Robusto e com visual moderno, o novo Forza seria, com certeza, uma boa opção para o motociclista brasileiro que está descobrindo um veículo que é uma unanimidade quando o assunto é mobilidade urbana.

Sem deixar de lado os preceitos de conforto, comodidade e diversão, a Honda lançou em 2000 o Forza, que já trazia comportamento esportivo, freios combinados e muito espaço sob o banco. Ao longo dos últimos 12 anos, o produto teve uma evolução contínua. Em 2004, ganhou transmissão S MATIC CVT (Transmissão de Variação Contínua) controlada eletronicamente, e a eficiente injeção eletrônica de combustível multi-ponto (PGM-FI). Em 2005 surgiu a versão com freios ABS e, três anos mais tarde, sistema de som e freios C-ABS.

O novo Forza 300 traz motor monocilíndrico, SOHC (comando simples no cabeçote), com refrigeração líquida e 279 cm³ de capacidade cúbica. Gera potência máxima de 25,83 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,65 kgf. a 5.000 rpm. Valores de desempenho muito próximos aos disponíveis na street brasileira CB 300R (26,53 cv e 2,81 kgf.m). Equipado com injeção eletrônica, segundo a Honda, proporciona um passeio divertido em todas as faixas de rotação e economia de combustível. Segundo o fabricante, o Forza faz 30 km/l e oferece uma autonomia de 350 quilômetros.

Para transferir a força do motor para a roda, o Forza conta com uma embreagem centrífuga automática, que funciona com uma transmissão V-Matic (com índices definidos para a reação de baixa velocidade rápida e aceleração inteligente) e acionamento final por correia. O scooter de média cilindrada atinge velocidade final acima de 130 km/h.

Chassi e ciclística

O Forza 300 foi desenvolvido sobre um quadro Underbone, confeccionado em aço tubular. Com tecnologia patenteada pela Honda, o chassi é construído em duas partes – uma rígida e outra flexível, que juntas proporcionam maior maleabilidade e precisão nas mudanças de direção.

Na ciclística nenhuma novidade. Na dianteira, garfo telescópico e disco único de 256 mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão, e roda com aro de 14 polegadas. Já na traseira, suspensão bichoque e disco simples de 240 mm de diâmetro, pinça de pistão único e roda de 13 polegadas. Vale frisar que o modelo conta com freios combinados (C-ABS). Ou seja, quando o manete de freio traseiro é acionado, o dianteiro também entra em ação. A altura do banco é apenas 716 mm, o que, combinado com o seu formato ergonômico, torna a condução da NSS300 Forza muito fácil.

Design

Com uma identidade visual muito próxima do nosso PCX 150, principalmente na parte dianteira, a Forza 300 é um veículo robusto, mas com formas fluídas, suaves. Segundo o fabricante, a proteção aerodinâmica em alta velocidade é excelente. Na traseira, as lanternas são integradas à rabeta, conferindo ao produto classe e estilo.

No anteparo do escudo dois porta-objetos são bastante úteis, já que podem guardar carteira, celular e os óculos. O “porta-malas” sob o assento permite acomodar dois capacetes fechados e, de quebra, luvas e uma jaqueta. O scooter também possui uma tomada de 12V, que pode ser usado para carregar pequenos eletrônicos (celular e GPS) enquanto o Forza 300 está em movimento.

Outro destaque é o completo painel de instrumentos, que segue praticamente o mesmo design usado pelos automóveis da marca. O conjunto conta com velocímetro, relógio, hodômetro (parcial e total), nível de combustível e medidores de temperatura e luz de advertência do nível de óleo. O Forza 300 custa, nos Estados Unidos, pouco mais de US$ 6.000 (cerca de R$ 13.500).

Para Kenichi Sueda, líder do projeto da NSS300 Forza, a intenção foi evoluir os produtos Honda em conformidade com o desejo do consumidor. “No caso do Forza 300 a missão foi oferecer um veículo fácil de manobrar na cidade, mas que também possa encarar com desenvoltura as auto-estradas. Dessa forma, este novo scooter deve oferecer segurança, mas com muita diversão”.

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