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Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças de transporte na customização, segurança, tempo e economia de custos. Brasil, China e Índia se mostram significativamente mais dispostos a oferecer informações sobre hábitos de direção, em troca de eficiência em custo e tempo, e demonstram ter mais confiança em veículos sem motorista.
O estudo pesquisou mais de 1.500 consumidores em 10 países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia. Vamos aos principais destaques:
Antes de comprar um veículo, os consumidores preferem começar o processo on-line.
•A maioria dos consumidores começa seu processo de aquisição de automóveis online: 83% dos consumidores globais preferem pesquisar informações sobre um carro on-line, contra apenas 17% de consumidores que preferem telefonar ou ir a uma concessionária.
•Confiança no website do fabricante: 61% usam websites de fabricantes ao fazerem pesquisas para comprar um carro. Isto é uma boa notícia para o mundo digital, já que 78% dos consumidores confiam em suas pesquisas online.
Os consumidores querem uma maneira mais automatizada de monitorar custos de manutenção do carro.
•O impacto do preço do combustível na experiência do cliente: 52% dos consumidores querem monitorar o preço do combustível a partir de um veículo. Esta foi a prioridade máxima, comparada a 46% dos consumidores que querem monitorar preços de seguro, 35% que gostariam de monitorar disponibilidade de assistência automotiva em estradas e 32% querendo monitorar informações de recall.
•Monitorar custos de manutenção do automóvel: a demanda dos consumidores por monitoramento de custos de operação do veículo representou 62% dos consumidores afirmando que comprariam um dispositivo projetado para mantê-los no controle de seu orçamento mensal para combustível e manutenção automotiva.
Os consumidores estão dispostos a trocar informações pessoais por customização, segurança e economia.
•Seguro/manutenção mais baixos: 74% permitiriam o monitoramento de seus hábitos de direção a fim de economizar em seguro ou manutenção ou custos de serviços.
•Mais segurança pessoal: 60% forneceriam informações biométricas como impressões digitais e amostras de DNA em troca de segurança personalizada ou segurança do carro.
•Carro customizado: 65% compartilhariam informações pessoais como altura/peso, hábitos de direção e preferências em entretenimento se isso levasse a um veículo e experiência de direção mais customizados.
Confiança do consumidor em veículos automatizados ou não pilotados
•Veículos não pilotados: mais da metade dos consumidores globais (57%) afirmou que provavelmente andariam em um carro totalmente controlado por tecnologia que dispensa um motorista humano. Os consumidores mais confiantes a este respeito são do Brasil, com 96%, Índia, com 86%, e China, com 70%.
•Crianças a bordo: a confiança dos consumidores caiu para 46% quando perguntados se permitiriam que seus filhos andassem em veículos não pilotados, mas os brasileiros permanecem confiantes, com 92% afirmando que deixariam seus filhos em carros automatizados sem motoristas.
•Os consumidores menos propensos a este respeito são do Japão, França e Alemanha, onde apenas 6% permitiriam que seus filhos andassem em um veículo não pilotado.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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