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Continental inaugura primeira pista de testes para sistemas de freios eletrônicos no Brasil

08/11/2013 - 13:58 - Redação - Fotos: Divulgação
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O Grupo Continental, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos, ampliou sua capacidade de engenharia para desenvolver freios eletrônicos e sistemas de estabilidade no Brasil. A Divisão Chassis & Safety modernizou suas instalações no município de Várzea Paulista, interior de São Paulo e, após iniciar a produção de freios ABS no início do ano, inaugura agora sua primeira pista de testes na América do Sul. A implantação deste circuito é a segunda etapa da estratégia de produção de sistemas eletrônicos de segurança no País, na qual a Continental já investiu mais de R$ 30 milhões.

A nova pista de testes para sistemas eletrônicos de frenagem reúne áreas para realização de ensaios de alta fricção (asfalto seco e molhado) e baixa fricção, composta por placas de granito polido que, quando molhadas, podem simular o atrito de uma superfície coberta por gelo. O espaço conta com sistema de irrigação composto por “sprinklers”, similar ao utilizado em campos de golfe, instalados de modo que a água seja distribuída de maneira uniforme sobre o granito. Toda água utilizada durante o processo é captada por uma calha de recolhimento que redireciona o líquido para o seu reservatório de origem, fazendo com que o consumo de água seja bastante reduzido.

"A inauguração da pista vem ao encontro do trabalho de desenvolvimento global, a fim de satisfazer a demanda mundial por essas tecnologias de forma mais eficaz e utilizando os melhores engenheiros de projeto. Com a previsão de crescimento na demanda por estes sistemas no Brasil, em 2014, o Grupo Continental percebeu a necessidade do local para não só testar seus produtos, mas também para desenvolver novos projetos", afirma Michael Diehl, responsável pela Unidade de Negócios Vehicle Dynamics (VED) no Brasil.

O executivo lembra ainda que para a ampliação da estrutura, a Continental considerou a necessidade de estabelecer os mais altos níveis de qualidade para servir seus clientes e as exigências de desempenho nas fases iniciais de desenvolvimento.

Elaborada com o suporte de especialistas da matriz da Continental, na Alemanha, a nova pista de testes demandou um novo investimento de R$ 560 mil e será essencial para realizar verificações de calibração e instrumentação, além de diversos testes específicos para o desenvolvimento de sistemas. Inicialmente, o local é destinado apenas para testes internos e para a apresentação de veículos a clientes, reduzindo custos e tempo de deslocamento e desenvolvimento. Ao redor do mundo, todo centro de desenvolvimento da Continental de VED conta com uma pista de proporções semelhantes à de Várzea Paulista, facilitando o trabalho dos engenheiros de desenvolvimento do produto. Os outros centros e pistas de testes para sistemas de freios eletrônicos do Grupo Continental estão em Frankfurt (Alemanha), Veszprém (Hungria), Arvidsjaur (Suécia), Asahi e Monbetsu (Japão), Heihe (China) e Brimley (Estados Unidos).

Desenvolvimento e produção para o mercado sul-americano

Sistemas antibloqueio de freios (ABS) evitam o travamento das rodas quando os freios são acionados em caso de emergência; como resultado, o veículo permanece estável e controlado. O sistema de segurança ABS será obrigatório para veículos comercializados a partir de janeiro de 2014 no Brasil e já é uma exigência legal em muitos países. A fábrica de Várzea Paulista abriga agora a engenharia de aplicação e a produção local do MK 70 e MK 78 - sistemas de freios eletrônicos com funcionalidade ABS para veículos compactos e subcompactos, adaptados ao mercado sul-americano.

A fábrica de Várzea Paulista foi inaugurada em 1969, e também é o centro da Divisão de Chassis & Safety para o desenvolvimento e a produção de sistemas de freios hidráulicos no País.

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