Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoEm 12 de junho o mundo assistirá uma competição diferente envolvendo veículos de duas rodas que, certamente, entrará para a história. Acontecerá a primeira corrida 100% ecológica, envolvendo motocicletas com emissão zero de poluentes e carbono na atmosfera. A prova, batizada de TTXGP, será disputada em um local mais que tradicional para os amantes das competições sobre duas rodas: a Ilha de Man, na Grã-Bretanha. Considerada a capital mundial das corridas de rua, a ilha é o palco da Tourist Trophy, corrida de longa duração com 102 anos de existência. Em mais de 100 anos, vários ícones do motociclismo participaram da competição, entre eles: Giacomo Agostini, Phil Read, Mike Hailwood e o maior deles, Joey Dunlop.
O idealizador da competição ecológica, o empresário inglês Azhar Hussain, acreditou piamente que uma prova com motos elétricas poderia acontecer. Foi atrás do que queria e montou um protótipo chamado TTX01. O modelo é baseado em uma Suzuki GSX-R 750, ano 2000, que libera até 108 cv de potência máxima e pesa 165 quilos. Hussain queria mais que organizar uma simples corrida: “Nossa intenção é que elas (as motocicletas elétricas) sejam a porta de entrada para equipes e pilotos para a próxima geração do esporte a motor”, comentou.
Corrida com emissão zero
Motos elétricas praticamente não produzem ruído. Mesmo com a falta do ronco dos motores os 20 pilotos inscritos farão a alegria do público na Ilha de Man.
As motocicletas da TTXGP serão divididas em duas classes: Open e Pro. Na primeira irão participar apenas veículos movidos a eletricidade. A segunda conta com sistemas mais complexos. As motos podem alinhar no grid usando motores movidos à combustão – como o hidrogênio, célula-combustível ou sistemas híbridos –, sempre lembrando que uma das premissas da corrida é a utilização de veículos com emissão zero de poluentes.
Há modelos de todos os tipos, desde baseadas em esportivas movidas a gasolina como protótipos. A norte-americana Electric Motorsports montou, por exemplo, sua moto para a categoria Pro com base no quadro de uma Yamaha YZF-R1, enquanto o modelo da equipe Mission Motors conta com design diferenciado e um impressionante desempenho. A missão da equipe é alcançar 240 km/h de velocidade máxima. Detalhe: a velocidade final das motocicletas ecologicamente corretas varia entre 110 e 240 Km/h, no caso do míssil da Mission Motors.
A prova
Pioneira, a TTXGP da Ilha de Man terá apenas uma volta de duração. Calma, não é pouco. Além de eliminar a possibilidade de parada nos boxes, o circuito tem exatos 60,72 Km de extensão. Para completar, o regulamento diz que os pilotos deverão completar a volta em menos de 50 minutos. Caso ultrapassem o tempo serão automaticamente desclassificados.
O montanhoso traçado da Ilha de Man é considerado um dos mais difíceis do planeta. Conta com mais de 250 curvas e retas de até seis quilômetros. Pontes, muros, áreas estreitas, desníveis que fazem a motocicleta literalmente decolar compõem as “pegadinhas” do circuito. Esses vôos derrubam os pilotos inexperientes ou desavisados.
Além de ser um marco na história do esporte sobre duas rodas, a TTXGP terá continuação em grande estilo, dessa vez em solo norte-americano. Entre os dias 24 e 26 de julho o circuito de Mid-Ohio, no Estado de Lexington, receberá o TTXGP eGrandPrix. A corrida faz parte das atrações do 18º AMA Vintage Motorcycle Days, tradicional encontro de motos na “Terra do Tio Sam”.
Categoria PRO
Equipe Piloto
Mission Motors Thomas Montano
EVOdesign Paul Owen
MotoCzysz Mark Miller
KillaCycle Racing /Lightning Alan Connor
eROCKIT David Madsen-Mygdal
Barefoot Motors Racing Chris Petty
Brammo/BIKE Roy Richardson
Brammo/BIKE Mark Buckley
Team Agni Robert Barber
HTBLAUVA - TGM Paul Dobbs
XXL Thomas Schoenfelder
EVOdesign Olie Linsdell
Electric Motorsport Roger Maher
Brunel X-team Steve Harper
Categoria OPEN
Equipe Piloto
Kingston University George Spence
Imperial TTxGP Chris Palmer
ManTTx Racing Dan Kneen
TORK John Crellin
Electric Motorsport Chris Heath
Peace e-rider Antonio Maseo
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados