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CR&S Vun é única até no nome

26/01/2012 - 17:08 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO
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Motos feitas sob medida por motociclistas para motociclistas. Esse é o conceito que norteia as atividades da CR&S (sigla para Café Racers & Superbikes), fabricante italiana de motocicletas artesanais com sede em Milão. Como se não bastasse o fato de ser a responsável por dois dos modelos esportivos mais exóticos que apareceram na cena motociclística dos últimos anos – as estilosas Duu e Vun – a marca ainda oferece diversos kits de personalização para que as motos já saiam de fábrica com a “cara” do proprietário.

Não por acaso, o primeiro modelo da CR&S foi justamente a Vun, que significa “um” no dialeto milanês, uma moto de uso exclusivo nas pistas com motor Bombardier-Rotax de um cilindro e 650cc, capaz de gerar até 68 cv a 7500 giros. Pouco depois, foi a vez da versão de rua fazer a sua estréia em 2006 durante o EICMA (Salão de Milão), mas a maioria dos elementos da versão Racing foram mantidos, como a proposta de assento único e o motor.

Esteticamente, a Vun tem linhas semelhantes às nakeds de baixa cilindrada como a Cagiva Planet, mas se destaca pela ausência de carenagem em certos pontos que chega a ser incomum até mesmo para esse tipo de moto. Abaixo do tanque de 3 litros, por exemplo, há um espaço onde é possível enxergar o sistema elétrico por trás do quadro.

As aletas laterais que fazem falta entre o tanque e o motor foram colocadas mais abaixo, ao lado do radiador. Ali, elas ganharam cortes transversais que ajudam na refrigeração e também colaboram com a aerodinâmica da moto. Esta, por sua vez, é privilegiada pelo spoiler em forma de quilha instalado abaixo do escapamento.

No pequeno painel, escondido atrás da carenagem que embala o farol, apenas instrumentos digitais se encarregam de mostrar todas as informações sobre o desempenho da moto ao piloto. Mesmo feitas artesanalmente, as motos da CR&S não abrem mão da tecnologia.

Das pistas para as ruas

Embora a Vun de rua traga o motor monocilíndrico de 652 cm³ com duplo comando no cabeçote (DOHC) e diâmetro x curso de 100 x 83 mm, o mesmo foi consideravelmente “amansado” para ser homologado para as ruas. Os 68 cv da versão Racing deram lugar a comportados 54 cv a 7000 rpm com torque máximo de 6 kgf.m. Para países como a França, que impõem limitações maiores a potência das motocicletas, a CR&S tem ainda uma versão “underpowered” do mesmo propulsor que entrega apenas 29 cv a 6000 rpm.

Mesmo sendo uma motocicleta esportiva de média cilindrada derivada de um modelo de pista, a velocidade máxima da Vun é de 180 km/h. Sendo que grande parte do desempenho da moto se deve muito mais ao seu peso do que à força do propulsor.

Uma vez que a potência foi consideravelmente reduzida para as ruas, os engenheiros da CR&S precisaram compensar no peso. A Vun é montada sobre um quadro de treliça feito em aço e conta também com placas usinadas de liga leve em sua estrutura. A combinação de materiais foi um sucesso e o resultado foi uma moto de apenas 135 kg de peso seco.

Ao gosto do freguês

Quando se trata da Vun, as especificações técnicas sempre estão sujeitas a alterações. A CR&S possui um catálogo tão extenso de itens opcionais para seus modelos que é quase impossível não fazer nenhuma alteração na moto. Os freios originais, por exemplo, podem ser substituídos por peças da marca Brembo. Ambos, entretanto, mantém a mesma configuração de disco simples de 320 mm com pinça radial de quatro pistões na dianteira e disco simples com 220 mm e pinça flutuante na roda traseira.

O mesmo acontece com a suspensão dianteira. O garfo telescópico de 120 mm de diâmetro pode ser substituído por dois conjuntos Ceriani que trazem a opção de ajuste da pré-carga da mola. Já a suspensão traseira, composta por uma balança monoamortecida de 128 mm de curso pode ganhar o reforço de um amortecedor Öhlins de competição ou de um conjunto ajustável a gás feito pela Double System.

Algumas das peças disponíveis são tão únicas que acabam dando origem à outra moto. É o caso da Vun PPB, que mantém as mesmas características do modelo de rua original, mas é equipada com um estiloso sidecar, que pode servir como bagageiro. Ao todo, a CR&S disponibiliza cinco versões da Vun, sendo duas delas homologadas unicamente para uso em pistas de corrida.

As outras incluem as versões Standard, Underpowered e PPB, todas com um leque quase infinito de peças para personalização que vão desde discos de freio até tanque de gasolina.

Preço em conta

A Vun é uma moto que desperta olhares curiosos por onde passa e também é sinônimo de exclusividade. Todavia, quem espera valores absurdos para levar uma para casa engana-se. O preço da versão Standard não está muito longe dos padrões europeus para as motos desse porte e sai por 11.850 euros, pouco mais de R$ 27 mil. O difícil mesmo é resistir a tantas opções de personalização.

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