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Custando R$ 139.995, HD Pan America™ 1250 Special introduz altura adaptativa e suspensão semiativa

27/04/2022 - 17:46 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Harley-Davidson
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Primeira big trail da marca chegará em breve às lojas para brigar com a BMW R 1250 GS. A primeira grande aventureira da história da marca norte-americana será oferecida como linha 2022 e em versão única, a Special, mais completa da linha. Seus preços partirão de R$ 143.800. O lote de lançamento sairá por R$ 139.995 até o final destas primeiras 120 unidades. Todas serão montadas em Manaus (AM) com peças importadas.
 
A Harley-Davidson aplicou suas profundas capacidades de engenharia para equipar a Pan America™ 1250 Special com tecnologias avançadas projetadas para melhorar a experiência de pilotagem.
 
Suspensão semiativa
 
A Pan America™ 1250 Special é equipada com suspensão dianteira e traseira semiativa ajustável eletronicamente. Utilizando dados fornecidos por sensores na motocicleta, este sistema de suspensão controla automaticamente o amortecimento para se adequar às condições vigentes e atividade de pilotagem. Estes componentes de suspensão são fornecidos pela Showa®, enquanto o software de controle foi desenvolvido pela Harley-Davidson.
 
O curso da suspensão, tanto dianteira como traseira, é de 190 mm.
A suspensão dianteira invertida é de 47mm, Showa® BFF™ (Balance Free Forks) com controle de amortecimento semiativo.
A suspensão traseira contém amortecedor Showa® BFRC™ (Balanced Free Rear Cushion-lite) com controle eletrônico de pré-carga e controle de amortecimento semiativo. A suspensão traseira incorpora um sistema de ligação que conecta o amortecedor, a balança oscilante e o quadro, o que proporciona uma sensação progressiva através do curso. Este sistema progressivo mantém uma pilotagem confortável e compatível na estrada, ao mesmo tempo em que fornece suporte superior para condições off-road.                  
O sistema Vehicle Loading Control detecta o peso do piloto, do passageiro e da bagagem para selecionar a suspensão ideal, ajustando automaticamente a pré-carga traseira. 
O sistema de suspensão semiativa reage à posição da suspensão, velocidade do veículo, aceleração vertical da motocicleta, ângulo de rolamento, taxa de rolagem, aceleração aplicada pelo piloto e torque aplicado, em conjunto com o modo de pilotagem selecionado, para manter o conforto desejado da motocicleta.
O sistema de suspensão semiativa possui cinco perfis pré-programados, que são incorporados em cada programa de modo de pilotagem: 
Conforto: maximiza o conforto da pilotagem, proporcionando uma conformidade significativa e isolando o piloto de condições difíceis de estrada.
Equilibrado: equilíbrio otimizado do conforto da pilotagem e controle durante toda a condução.
Esporte: controle máximo de condução com taxas de amortecimento mais altas calibradas para pilotagem esportiva com confiança. 
Off Road Soft: redução do amortecimento inicial para aumentar a conformidade com a suspensão para melhor absorver impactos maiores e reduzir o retorno – ideal para trilhas com troncos, estradas de terra com “costela de vaca” e terrenos rochosos.
Off Road Firm: Aumento do amortecimento inicial para pilotagem agressiva ou quando menos flutuação for desejada – ideal para terreno macio/barrento.
O piloto não pode alterar o perfil de suspensão semiativa dentro de um modo de pilotagem pré-programado, mas pode criar até três modos de pilotagem personalizados, selecionando seus perfis de suspensão preferidos.
 
O sistema Adaptive Ride Height (ARH) é um equipamento opcional disponível apenas para o modelo Pan America™ 1250 Special. A Harley-Davidson é a primeira a oferecer essa tecnologia na indústria de motocicletas. Este sistema de ajuste adaptativo da altura da suspensão alterna automaticamente a motocicleta entre uma posição baixa quando parada e a altura ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento. O sistema permite que o piloto monte na Pan America™ 1250 Special com facilidade, e coloque com confiança os pés no chão em uma parada, baixando a altura do assento de 2,5 a 5,0 cm (dependendo da pré-carga traseira selecionada automaticamente, que determina a altura da pilotagem quando a moto está em movimento). 
 
Este sistema não compromete o curso da suspensão – o curso é mantido – e não compromete o ângulo de inclinação, a distância do solo ou a qualidade da pilotagem.
Existem quatro sub modos selecionáveis de altura adaptável: 
Modo Automático: o sistema determina a rapidez com que a suspensão reduz a altura com base no quão agressiva é a ação de frenagem, com o objetivo de ter a suspensão totalmente reduzida quando a moto chega a uma parada.
Modos de atraso curto e longo: nestes modos a função de rebaixamento é adiada até que a motocicleta pare, de modo que a altura da pilotagem seja mantida enquanto a motocicleta está se movendo em baixas velocidades, como quando se manobra em um estacionamento.
Modo bloqueado: O sistema de ARH manterá a altura normal da pilotagem e não baixa em uma parada. Este modo pode ser selecionado por um piloto alto que não precisa de Adaptive Ride Height para colocar o pé completamente no chão em uma parada, ou durante o off-road quando a altura total é desejável em baixas velocidades.
 
Aprimoramentos da Segurança do Piloto para Curvas
 
A Pan America™ 1250 Special é equipado com um conjunto de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da motocicleta com a tração disponível (*) durante aceleração, desaceleração e frenagem. Os sistemas são projetados para ajudar o piloto a controlar a motocicleta enquanto acelera e freia em linha reta ou em uma curva. O motociclista pode achar os sistemas mais úteis ao andar em condições adversas de estrada ou em situações inesperadas. Os sistemas são eletrônicos e utilizam o mais recente controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia de powertrain.
 
(*) Isenção de responsabilidade: A tração disponível é determinada pela interface estrada/pneu. Os sistemas só são capazes de ajustar a pressão do freio ou o torque do motor na tentativa de evitar que as forças no pneu excedam a aderência disponível. Essas tecnologias não têm a capacidade de aumentar a aderência, intervir quando o piloto não fez uma aplicação de freio ou acelerador, ou influenciar diretamente a direção do veículo. Esta é uma diferença fundamental entre os sistemas de motocicletas e o controle de estabilidade automotiva. O piloto é, em última análise, responsável pelas correções de direção, velocidade e caminho.
 
Alguns elementos dos euipamentos de segurança do piloto são "aprimorados em curvas" com tecnologia específica para motocicletas. Uma unidade de medição inercial, ou IMU, mede e relata o ângulo de inclinação da motocicleta enquanto está em uma curva. Como muitas motocicletas têm pneus dianteiros e traseiros de tamanhos diferentes, quando a motocicleta se inclina em uma curva as rodas começam a girar a velocidades ligeiramente diferentes. A capacidade de tração dos pneus – a parte do pneu realmente tocando o pavimento – também muda à medida que a motocicleta se inclina em uma curva. A tecnologia aprimorada de curvas leva isso em conta e, para um desempenho ideal, intervém de forma diferente quando a motocicleta está inclinada (em uma curva) em comparação com quando a motocicleta está na posição vertical (em uma reta).
 
Frenagem Eletronicamente Vinculada aprimorada para Curvas (C-ELB)
O sistema de Frenagem Eletronicamente Vinculada aprimorada para Curvas (C-ELB) fornece equilíbrio entre a frenagem dianteira e traseira sob uma grande variedade de aplicações de freio. O sistema fornece mais integração quando o piloto está aplicando frenagem mais pesada e é reduzido ou eliminado para frenagem leve e a baixas velocidades. Quando integrada, a aplicação da alavanca do freio dianteiro sozinha fará com que o sistema também aplique dinamicamente uma quantidade de frenagem na traseira. O C-ELB leva em conta o ângulo de inclinação da motocicleta e vai alterar a proporção da pressão do freio entre os freios dianteiros e traseiro enquanto faz curvas na tentativa de melhorar a capacidade da moto de manter o caminho pretendido pelo piloto. C-ELB é desativado quando o piloto seleciona os Modos de Pilotagem Off-Road Plus ou Off-Road Plus Personalizado (veja a seção ‘Modos de Pilotagem’).
 
Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para Curvas (C-ABS)
 
O ABS foi projetado para evitar que as rodas travem sob frenagem e para ajudar o piloto a manter o controle ao frear em uma situação de linha reta e emergência. O ABS opera de forma independente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas em movimento e evitar travamentos de roda fora de controle. O sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para Curvas (C-ABS) é uma variante do ABS que leva em consideração o ângulo de inclinação da motocicleta. Durante as curvas, a aderência disponível para frenagem é reduzida e o C-ABS compensa automaticamente essa realidade.
 
O sistema Anti-levantamento da Roda Traseira (Rear-wheel Lift Mitigation – RLM) utiliza os sensores do C-ABS e a unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos para gerenciar a elevação da roda traseira durante a frenagem pesada e equilibrar a desaceleração e o controle do piloto. A altura e duração do RLM estão ligadas ao modo de pilotagem selecionado. O RLM permite a menor elevação da roda traseira no Modo Chuva e a maior elevação no modo Off-Road. O ABS e o RLM da roda traseira são desativados quando o piloto seleciona o Modo Off-Road Plus ou Off-Road Plus Personalizado (veja a seção ‘Modos de Pilotagem’).
 
Sistema de Controle de Tração aprimorado para Curvas (C-TCS)
 
O TCS (Traction Control System, Sistema de Controle de Tração) foi projetado para evitar o giro excessivo da roda traseira durante a aceleração. O TCS pode melhorar a confiança do piloto quando a tração disponível é comprometida pelo tempo úmido, uma mudança repentina e inesperada na superfície ou quando se anda em uma estrada não pavimentada. O Sistema de Controle de Tração aprimorado para Curvas (C-TCS) é uma variante do TCS que leva em consideração o ângulo de inclinação da motocicleta. Cada modo de pilotagem pré-programado tem um nível específico de TCS e/ou C-TCS. Nos modos de pilotagem personalizáveis, o piloto pode selecionar entre três níveis de intervenção C-TCS.
 
O piloto pode desativar o C-TCS em qualquer modo de pilotagem quando a motocicleta estiver parada e o motor estiver funcionando. A mudança para o Modo Chuva irá reativar automaticamente o C-TCS, mas o C-TCS pode ser desativado novamente após a seleção do Modo Chuva. O C-TCS pode ser reativado com o apertar de um botão no controle da mão direita quando a motocicleta está parada ou em movimento.
 
O TCS também foi projetado para suportar o sistema Anti-levantamento da Roda Dianteira (Front-wheel Lift Mitigation – FLM) para reduzir a altura e a duração do elevação da roda dianteira (wheelie). A intensidade e duração da elevação da roda dianteira está ligada ao modo de pilotagem selecionado pelo piloto, sendo o Modo Chuva o mais restritivo e o Sport/Off Road sendo os menos restritivos dos perfis pré-programados. Desligar o C-TCS desativa totalmente o C-TCS e o FLM.
 
Nos modos de pilotagem Off-Road Plus ou Off-Road Plus Personalizado (ver seção ‘Modos de Pilotagem’) o TCS é ativado sem nenhum ajuste de curvas, permitindo que o piloto aproveite a pilotagem na terra para acelerar melhor em inclinação. No modo Off-Road Plus, o TCS permitirá uma maior quantidade de deslizamento da roda traseira apropriado apenas para uso off-road e desativa totalmente o FLM para que um piloto experiente possa usar o acelerador para levantar a roda dianteira para ultrapassar obstáculos.
 
Sistema de Controle de Deslizamento de Arrasto aprimorado para Curvas (C-DSCS)
 
Quando o Controle de Deslizamento de Arrasto aprimorado para Curvas (C-DSCS) detectar um deslizamento excessivo da roda traseira sob desaceleração induzida pelo powertrain, ajustará a entrega do torque do motor para melhor corresponder à velocidade da roda traseira com a velocidade da estrada. A ação do C-DSCS é adaptada ao fazer curvas, com base no ângulo de inclinação detectado. O C-DSCS é desativado em Off-Road Plus e Off-Road Plus Personalizado (porque o ABS traseiro está desativado). Além disso, a intervenção do C-DSCS pode ser diminuída quando o TCS é desativado pelo piloto.
 
Controle de Partida em Rampa (HHC – Hill Hold Control)
 
O Controle de Partida em Rampa (HHC) aplica e mantém a pressão do freio quando ativado, impedindo que a motocicleta desça depois que o piloto libera os controles de freio. A função principal do HHC é evitar que a motocicleta se movimente em uma rampa – por exemplo, em um semáforo em uma ladeira, em tráfego “anda e para” na subida, ou em um declínio íngreme. O HHC foi projetado para facilitar a pilotagem com confiança, minimizando o número de controles necessários para se movimentar sem problemas. O sistema aplica pressão de freio até que o piloto acione o acelerador e a embreagem. O HHC também pode ser acionado quando a motocicleta está parada em uma superfície plana se o piloto quiser manter a posição sem aplicar pressão a um controle de freio.
 
O piloto ativa o HHC aplicando momentaneamente pressão extra na alavanca do freio dianteiro ou no pedal do freio traseiro depois que a motocicleta parou completamente. Se o piloto freia muito forte para parar e segurar a pressão do freio depois de parado, o HHC também pode definir sem qualquer aperto adicional. Uma luz indicadora HHC acenderá para confirmar que o piloto ativou o HHC, e o sistema ABS manterá a pressão do freio após o piloto liberar o controle do freio. A luz indicadora piscará se o piloto tentar engajar o HHC, mas essa ação não estiver disponível. O HHC é desligado automaticamente quando o piloto começa a se afastar de uma parada, ou se o piloto aplica e libera o controle do freio.
 
O HHC não deve ser usado como freio de estacionamento. Ele também será desativado se o piloto baixar o descanso lateral, ou mudar para neutro, ou se o motor estiver desligado. Na maioria das situações após dez segundos, a luz indicadora piscará e o HHC será liberado se não houver ação do piloto.
 
O piloto pode usar o visor de instrumentos para desativar (ou reativar) HHC se desejar.
 
Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS)
 
O Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS) exibe a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro no painel de instrumentos e exibe um indicador para alertar o piloto quando a pressão dos pneus está baixa. O TPMS é item de série na Pan America™ 1250 Special.
 
Modos de Pilotagem
 
Os modos de pilotagem selecionáveis controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica. Pan America™ 1250 Special tem 5 modos pré-programados e outros 3 que podem ser personalizados pelo proprietário. Os modos de pilotagem pré-programados são: Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. 
 
Cada modo de pilotagem consiste em uma combinação específica de entrega de potência, frenagem do motor, Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para Curvas (C-ABS) e configurações do Sistema de Controle de Tração Aprimorado para Curvas (C-TCS). 
 
O piloto pode usar o botão MODE no controlador direito para alterar o modo de condução ativo enquanto pilota a motocicleta ou quando parado, com algumas exceções. Um ícone único para cada modo aparece no painel de instrumentos quando esse modo tiver sido selecionado. O modo de pilotagem também pode ajustar as configurações de suspensão semiativa da Pan America™ 1250 Special.
 
Com exceção do Modo Road, o piloto pode desativar os modos de pilotagem por meio do menu de configurações no painel de instrumentos. Os Modos de Pilotagem Personalizados precisam ser ativados pelo motociclista por meio deste menu de configurações antes que eles possam ser selecionados com o botão MODE durante a operação.
 
Modo Sport: o Modo Sport maximiza a conexão do piloto com a motocicleta para uma experiência direta e visceral de pilotagem. O piloto experimentará todo o potencial de desempenho da motocicleta de forma direta e precisa, com potência máxima e a resposta mais rápida do acelerador. O C-TCS é definido para o seu nível mais baixo de intervenção apropriado para uso na estrada, e a frenagem do motor é aumentada.  Na Pan America™ 1250 Special, o Modo Sport também aumentará a taxa de amortecimento de suspensão para maior retorno ao piloto em velocidades mais altas.
Modo Road: destinado ao uso diário, o Modo Road oferece desempenho equilibrado. Este modo oferece resposta de aceleração menos agressiva e menos potência do motor de médio alcance do que o Modo Sport, com um nível mais alto de intervenção C-ABS e C-TCS. Na Pan America™ 1250 Special o Modo Road seleciona uma configuração de amortecimento de suspensão que oferece uma pilotagem mais suave do que o Modo Sport.
Modo Rain: este modo é projetado para andar na chuva ou quando a tração é limitada de outra forma. O Modo Chuva também é apropriado para os motociclistas se familiarizarem com a motocicleta. A resposta do acelerador e a entrega de potência são programadas para conter significativamente a taxa de aceleração, a frenagem do motor é limitada e os níveis mais altos de intervenção C-ABS e C-TCS são selecionados. Na Pan America™ 1250 Special o Modo Rain também ajusta o amortecimento da suspensão a uma configuração de conforto compatível.
Modo Off-Road: este modo é projetado para estradas não pavimentadas e situações off-road moderadas. A motocicleta oferece um nível médio de potência, e a curva de torque é adaptada para uso em ambiente off-road – há menos torque de pico e potência na extremidade superior da faixa de RPM. No modo Off-Road, o C-ABS está ativo em ambas as rodas, com intervenções projetadas especificamente para superfícies soltas e não pavimentadas. A intervenção C-TCS é definida no mesmo nível do Modo Sport. Na Pan America™ 1250 Special o Modo Off-Road ajusta o amortecimento da suspensão para uma configuração off-road para maior controle sobre superfícies irregulares.
Modo Off-Road Plus (**) - Este modo é destinado a ser usado por pilotos experientes nas situações off-road mais desafiadoras, idealmente com a motocicleta equipada com pneus off-road Harley-Davidson® Genuine Motor Parts & Accessories. A intenção é dar ao piloto a capacidade de usar a frenagem e a potência do motor para controlar a motocicleta sobre uma superfície solta ou obstáculos maiores; por exemplo, usar o freio traseiro para travar a roda traseira em uma derrapagem controlada, ou usar a potência do motor para levantar a roda dianteira para ultrapassar melhor um obstáculo. O desempenho do motor é o mesmo do modo Off-Road. A função ABS na roda traseira está desativada, a função de frenagem integrada está desativada e o Controle de Deslizamento de Arrasto (DSCS) está desativado. O TCS está definido para fornecer a menor intervenção disponível. Os sistemas RLM e FLM também são desativados. O aprimoramento das curvas para TCS e ABS da roda dianteira são desativados, o que significa que esses sistemas estarão em seu nível consistente de intervenção, independentemente do ângulo de inclinação da motocicleta. Na Pan America™ 1250 Special o Modo Off-Road Plus ajusta a suspensão para ter menos amortecimento inicial para maior conformidade sobre impactos de suspensão maiores – buracos na trilha, obstáculos ou aterrissagem após um salto.
 
Nota: para selecionar o Modo Off-Road Plus, a motocicleta deve estar no Modo Off-Road e parada com o motor em funcionamento. Pressionar e segurar o botão Mode selecionará o Modo Off-Road Plus. O piloto pode sair do modo Off-Road Plus apertando o botão Mode a qualquer momento. O modo mudará de volta para o Modo Off-Road, e o piloto poderá usar o botão Mode para alterar para qualquer outra configuração do Modo de Pilotagem.
 
(**) A motocicleta Pan America™ foi projetada para usos on-road e off-road moderado (que implica uso em estradas pavimentadas e de cascalho ou trilhas preparadas, mas não inclui trajetos de competição, rotas de rally ou uso semelhante). 
 
Modos Personalizados: um modo personalizado permite que o piloto crie um conjunto de características de desempenho para atender à preferência pessoal ou para situações especiais, como um track day. Para criar um Modo Personalizado, o piloto pode selecionar sua preferência combinada das características de entrega de torque do motor, frenagem do motor, resposta ao acelerador, intervenção C-TCS e C-ABS, e níveis de amortecimento de suspensão, dentro de faixas específicas. Na Pan America™ 1250 Special equipada com ARH, o piloto pode ajustar o tempo ou desligar a função de rebaixamento. O motociclista pode criar até três modos personalizados diferentes (Custom A, Custom B e Custom Off-Road) para a Pan America™ 1250 Special. 
 
Modo Off-Road Plus personalizado (**): como é o caso do modo Off-Road Plus, este modo Off-Road Plus personalizado para a Pan America™ 1250 Special é destinado a ser usado por pilotos experientes nas situações off-road mais desafiadoras, idealmente com a motocicleta equipada com pneus off-road Harley-Davidson® Genuínos. Este modo manterá a configuração de desempenho do motor selecionada pelo piloto para o modo Off-Road Personalizado, mas selecionará todas as outras configurações Off-Road Plus.
 
Nota: Para selecionar o modo Off-Road Plus Personalizado, a motocicleta deve estar no modo off-road habitual e parada com o motor em funcionamento. Pressionar e segurar o botão Mode selecionará o modo Off-Road Plus Personalizado. O piloto pode sair do modo Off-Road Plus Personalizado apertando o botão Mode a qualquer momento. O modo mudará de volta para o modo off-road personalizado, e o piloto poderá usar o botão Mode para alterar para qualquer outra configuração do Modo de Pilotagem.
 
Painel de Instrumentos em TFT
 
A Pan America™ 1250 Special apresenta uma tela sensível ao toque TFT de 6,8 polegadas (TFT é um tipo de display de cristal líquido conhecido pela alta qualidade de imagem e contraste) que exibe todas as funções de instrumentação e infotainment.
· A tela inclina-se em seu suporte para ajustar sua posição e dar ao piloto uma visualização ideal.
· A função touchscreen é desativada quando a motocicleta está em movimento, mas o piloto pode usar controles manuais para gerenciar as funções do display da tela quando a motocicleta está em movimento.
· A tela é coberta com vidro não refletivo para facilitar a visualização na maioria das condições de iluminação. As cores e o design do display foram selecionados para deixar a tela confortável de visualizar. 
· A unidade touchscreen está em uma caixa selada robusta projetada para suportar o ambiente off-road, e para ser resistente ao clima e resistente à poeira. 
· A tela sensível ao toque funciona quando o piloto está usando luvas, mas não é afetado pela chuva ou outras entradas naturais.
 
Tela base:
       
Um grande velocímetro digital no centro é cercado por um gráfico de tacômetro ao redor.
Indicadores e luzes de aviso aparecem na borda superior do display.
Um espaço abaixo do velocímetro acomoda pop-ups (imagem abaixo) para chamadas telefônicas recebidas e alertas como "combustível baixo", "suporte lateral para baixo", "baixa temperatura".
 
Widgets: O piloto pode personalizar o display básico incluindo "widgets" de informações adicionais, mantendo o velocímetro e o tacômetro central ao display.
 
Direções de navegação turn-by-turn
Informações de infotainment (artista, título da faixa, etc.)
Informações sobre o estado da motocicleta (pressão do óleo, tensão da bateria, etc.)
Informações do medidor de viagem (quilometragem da viagem, tempo para combustível vazio, etc.)
 
Tela de status da motocicleta
 
O piloto pode selecionar esta opção de exibição para colocar informações de status da motocicleta em uma posição predominante na tela, com um velocímetro menor na tela superior. As informações de status incluem pressão de ar dos pneus, temperatura do motor e pressão do óleo, tensão da bateria e códigos de diagnóstico.
 
Infotainment
 
O display de tela da Pan America™ 1250 Special suporta infotainment gerado pelo dispositivo móvel do piloto equipado com Bluetooth. A motocicleta não tem um sistema de infotainment a bordo e não está equipada com alto-falantes. A maioria das funções de infotainment também requer um fone de ouvido Bluetooth e alto-falantes usados dentro do capacete.
 
Música: arquivos de música armazenados em um dispositivo móvel ou música transmitida através de um dispositivo móvel podem ser reproduzidos através do sistema, enquanto o piloto ouve através de um fone de ouvido. O artista e o nome da faixa aparecerão no visor, e o piloto poderá usar os controles manuais (ou a tela sensível ao toque quando a motocicleta estiver parada) para percorrer arquivos de música e ajustar o volume.
 
Chamadas: Usando comandos de voz e o fone de ouvido, o piloto pode receber ou fazer chamadas através de um dispositivo móvel. O ID de uma chamada recebida pode aparecer no visor.
 
A navegação é fornecida pelo aplicativo gratuito Harley-Davidson® para iOS ou Android, que deve ser baixado no dispositivo móvel do piloto. Quando a navegação estiver ativada, o piloto pode selecionar uma tela de mapa em movimento ou um mapa turn-by-turn, qualquer um dos quais são exibidos na tela, auxiliados por instruções de áudio através do fone de ouvido.
 
Esta é a primeira exibição de navegação de mapa em movimento em uma motocicleta Harley-Davidson®.
Quando o mapa em movimento é exibido, o velocímetro, avisos de curva e outras informações-chave são exibidas acima do mapa.
Usando a tela sensível ao toque ou controles manuais, o piloto pode navegar e ampliar o mapa para ver mais detalhes.
Instruções de navegação turn-by-turn podem ser exibidas na tela do widget, permitindo que o piloto alterne entre o display do instrumento base e a navegação na tela do widget.
O Aplicativo Harley-Davidson® ajuda os pilotos a aproveitar ao máximo seu tempo na estrada com características que incluem rotas recomendadas, planejamento de rotas, gravação de rotas, desafios de pilotagem e a capacidade de encontrar concessionárias Harley-Davidson®, postos de gasolina, hotéis, restaurantes, eventos de motocicletas e outras atrações.
Como o sistema de navegação depende do serviço de celular (não há receptor GPS na motocicleta) a navegação pode ser interrompida se não houver sinal celular. No entanto, o piloto pode pré-carregar uma rota inteira e salvá-la na memória como um backup.
O sistema de navegação Harley-Davidson® App atualiza automaticamente, o que é mais conveniente para o piloto do que adicionar atualizações a um sistema de navegação a bordo.
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