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Depois do Sandero, agora é a vez do Renault Logan ganhar câmbio automático

15/08/2011 - 10:26 - Redação
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O conforto e a comodidade do câmbio automático chegam à linha 2012 do Renault Logan. A exemplo do que aconteceu recentemente com o Novo Sandero, o equipamento, passa a integrar a linha do sedã compacto da Renault do Brasil. Além disso, o modelo, que chega a partir desta semana nas concessionárias da marca em todo o país, recebeu modificações estéticas no interior e exterior, que o deixam em sintonia com os demais veículos da marca disponíveis no mercado nacional.

O câmbio automático de quatro marchas, com opção de troca seqüencial, vai proporcionar mais comodidade aos motoristas principalmente no trânsito urbano. O equipamento está disponível na versão topo de linha, Expression.

Além da Expression Automática, a gama Logan 2012 também contará com as versões Authentique e Expression - equipadas com motor 1.0 16V Hi-Flex - e a Expression com câmbio manual e propulsor 1.6 8V Hi-Torque.

A exemplo do que aconteceu com o Novo Sandero Automático, a escolha do motor 1.6 16V Hi-Flex para trabalhar em conjunto com a caixa automática que equipará o Logan deve-se, principalmente, pela sua adaptabilidade, performance e baixo consumo de combustível. O Logan Expression Automático 1.6 16V Hi-Flex desenvolve 107 cv, quando abastecido com gasolina, e 112 cv com etanol no tanque.

O Renault Logan Expression 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático terá preço sugerido a partir de R$ 41.950,00, enquanto a versão manual, equipada com motor 1.6 8V Hi-Torque e com a mesma lista de equipamentos de série, é comercializada a partir de R$ 38.450,00.

O câmbio automático do Logan 2012 é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista. São nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva.

Esta caixa possui uma central eletrônica “inteligente”, que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista.

O câmbio automático que equipará a linha 2012 do Logan conta com a função “Kick down”. Acionada quando o motorista pisa até o fim e de forma rápida o pedal do acelerador, a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme dos dados avaliados por ela. Essa operação melhora a aceleração disponível, como, por exemplo, na realização de ultrapassagens.

Para otimizar o funcionamento e a performance do câmbio automático em função das características específicas do Logan, o conversor de torque adotado neste modelos possui turbinas internas com novas dimensões.

O conversor de torque é um tipo de acoplamento hidráulico entre o motor e o câmbio, sendo responsável por transferir a força gerada pelo propulsor para a caixa, cumprindo assim, papel semelhante ao da embreagem no carros com câmbio manual.

Interação garantida

Para os motoristas que não abrem mão da interação com o automóvel, o câmbio automático possui a opção de troca seqüencial de marchas. Para isso, basta mudar lateralmente a posição da alavanca. Desta maneira, as machas podem ser passadas com leves toques: para cima (aumenta a marcha) e para baixo (redução de marchas).

O câmbio conta ainda com recurso de condução em pisos de baixa aderência, acionado por um botão localizado na alavanca. Com a marcha selecionada em Drive (D), este dispositivo permite que o veículo saia da imobilidade em 2ª marcha em vez de 1ª marcha, permitindo melhor adequação do torque disponível na roda, evitando, desse modo, que o veículo patine ao trafegar por um terreno escorregadio, como lama ou grama molhada.

A partida do carro ocorre apenas com a alavanca de câmbio nas posições P (Park) ou N (Neutro), ainda assim com o pedal do freio pressionado, providência importante em no que diz respeito à segurança. Já a seleção das marchas D (Drive) ou R (Ré) deve ser feita exclusivamente com o veículo parado e o pedal de freio acionado.

Retoques no visual

Externamente, a principal alteração na linha 2012 do Logan está na traseira do automóvel. Seguindo a nova identidade visual da marca, o nome com a identificação do modelo foi para o centro da tampa do porta-malas, o que já ocorre, por exemplo, com outros automóveis da Renault, como Grand Tour, Symbol, Novo Sandero e Fluence.

Além disso, a lista de cores foi ampliada com a adoção do Bege Poivre. O Logan passa a estar disponível no mercado nacional nos matizes Branco Glacier; Prata Etoile; Bege Angora; Preto Nacré; Azul Crepúsculo; Cinza Acier e Vermelho Vivo

No interior, houve mudanças no painel, onde passa a ser instalado um rádio maior e mais moderno. Este equipamento, além de rádio AM/FM e CD-Player, conta com processamento digital de som (DSP) e reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV.

Em sua parte frontal, ele contará com duas entradas: uma auxiliar, do tipo “jack”, e outra para conexão USB/iPod – permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo isso controlado pelo comando satélite instalado na coluna de direção.

A liberdade para as mãos também foi pensada na hora da comunicação eletrônica. Por isso, o novo rádio do Logan 2012 conta com a tecnologia Bluetooth, que permite conectar um telefone celular ao sistema de áudio do veículo, permitindo ao cliente realizar e atender chamadas pelo comando satélite.

Os botões de acionamento do ar-condicionado também receberam modificações. As peças foram redesenhadas, ganhando um formato moderno e mais anatômico.

Também houve ganhos estéticos no interior do veículo: os anéis dos contornos das saídas de ar e os puxadores das portas agora são na cor cinza inox.

Versão completa

A versão Expression com câmbio automático é a top de linha da gama Logan no Brasil. Por isso, ela sai de fábrica completa com, entre outros itens, ar-condiconado, direção hidráulica com regulagem de altura do volante, travas elétricas com sistema CAR (travamento automático a partir de 6 km/h), vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de aro 15 (pneus 185/65). O consumidor conta com a segunda lista de opcionais: rodas de liga leve 15”, Pack Segurança (freios ABS, airbag duplo, terceiro apoio de cabeça traseiro e volante com revestimento em couro), e o Pack Conforto 2 (Rádio CD Player integrado ao painel – com MP3, USB, entrada auxiliar/iPod e Bluetooth – e comando satélite, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos na mesma cor da carroceria e alarme)

O Logan 2012 continua oferecendo aos proprietários a tranqüilidade da garantia total de fábrica de 36 meses ou 100.000km (o que ocorrer primeiro). Este benefício foi possível devido a sua característica de construção, marcada pela simplicidade aliada à durabilidade, robustez e facilidade de manutenção.

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