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Pura eficiência
Pela primeira vez na América a Volkswagen está usando um motor a gasolina 1,4 litro turbo no Jetta Hybrid. Os motores TSI da Volkswagen já receberam vários prêmios, inclusive um dos mais prestigiosos nesta área, o "Engine of the Year Award" 2011.
O TSI é parte do módulo híbrido juntamente com o motor elétrico e uma embreagem de desacoplamento, que fica posicionada entre os dois propulsores e desacopla totalmente o motor a gasolina do sistema ao ser usado o modo puramente elétrico ou no modo "velejar", quando o carro se movimenta apenas pela inércia (desacelerações e frenagens).
Câmbio rápido com duas embreagens
A transmissão de força para o eixo motor dianteiro acontece através de um câmbio com sete marchas e dupla embreagem (DSG), que funciona automática e eficientemente. A combinação de propulsão híbrida com transmissão DSG é única e resulta em prazer ao dirigir com sustentabilidade. A comprovada caixa de câmbio com sete marchas e dupla embreagem, muito popular na Europa, nesta fase de expansão cria novo padrão de referência em sua categoria de até 250 Nm de torque, por sua construção compacta e apenas 74 kg de peso.
Graças ao baixo peso de seus componentes motores, o Jetta Hybrid pesa apenas 100 kg a mais que a versão a gasolina mesmo com o sistema de baterias. Juntamente com modificações adicionais de segurança na estrutura do veículo, o peso bruto do novo Jetta Hybrid permaneceu abaixo dos 1.500 Kg.
Carga da bateria por regeneração
Durante a frenagem, o Jetta Hybrid passa a operar no modo de regeneração da bateria, que "captura" energia cinética, utilizando-a para alimentar a bateria com energia elétrica. Assim que o motorista tira o pé do acelerador para frear, a embreagem de desacoplamento se abre para liberar o motor a gasolina e reduzir as perdas por arrasto que normalmente ocorrem nessa situação. Se o motorista então ativar o pedal do freio, o poder de geração do motor elétrico aumenta - de acordo com o deslocamento do pedal - e a energia elétrica produzida dessa forma é armazenada na bateria. A energia armazenada pode ser utilizada, então, tanto para propulsão elétrica como para auxiliar o motor a gasolina. Os resultados da regeneração da bateria não podem ser subestimados: eles representam um terço do potencial de economia de combustível do Jetta Hybrid!
Apresentação mundial do E-Bugster
Para muita gente ele é o carro mais representativo de uma nova era: o Beetle. Sucessor de um ícone automotivo, sua apresentação mundial teve lugar em abril de 2011 em Nova York e o lançamento no mercado em outubro. O Beetle mais esportivo de todos os tempos oferece até 147 kW / 200 cv de potência. Mas todas as versões são acertadas para demonstrar agilidade e, mesmo as que têm menor potência (a partir de 125 kW / 170 cv, nos Estados Unidos, e 77 kW / 105 cv na Europa), são agradáveis para dirigir.
No North American International Auto Show, em Detroit, a Volkswagen está mostrando que esta esportividade pode ser transferida para um Beetle com propulsão totalmente elétrica. O E-Bugster foi especialmente criado para isto: um Beetle speedster com dois lugares e 85 kW de potência, que vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos sem emissão de poluentes, com linhas mais que empolgantes.
Blue-e-Motion para um futuro mais limpo
O módulo elétrico central do E-Bugster tem um design inovador: pesa apenas 80 quilos. A energia para alimentar o motor elétrico é armazenada numa bateria de íons de lítio cujos módulos são alojados atrás dos bancos dianteiros, numa posição estudada para economizar espaço. A capacidade da bateria, de 28,3 kWh, permite uma autonomia de pelo menos 180 quilômetros no trânsito urbano. Mesmo em um país enorme como os Estados Unidos, para a maioria dos motoristas, esta distância é suficiente para deslocar-se até o local de trabalho e voltar para casa.
Como o carro da Volkswagen tem uma função de carga rápida, a bateria pode ser "reabastecida" em 35 minutos em estações de recarga especialmente adaptadas. A bateria do E-Bugster também pode ser recarregada em casa, a partir de tomadas domésticas de 120 volts, como as encontradas nos Estados Unidos, ou 230 volts, como na Europa. A conexão para o cabo de carga está localizada no mesmo local que o bocal do tanque de combustível nas versões tradicionais, próximo à coluna C.
Graças aos novos Sistemas de Carga Combinados, desenvolvidos em cooperação com os fabricantes alemães de automóveis Audi, BMW, Daimler, Porsche e Volkswagen, assim como os parceiros americanos Ford e General Motors / Opel, o E-Bugster pode ser "abastecido" por meio de uma conexão que utiliza qualquer das modalidades de carga disponíveis. As possibilidades são:
Carregando a bateria nas frenagens
A quantidade de energia solicitada a cada momento ao pisar no acelerador do E-Bugster é indicada em um mostrador. Os instrumentos também incluem um indicador de autonomia e um display que mostra o nível de carga da bateria. Outra inovação do Beetle é um instrumento que mostra a intensidade da regeneração da bateria. O termo regeneração refere-se à recuperação da energia na frenagem: assim que o pé do motorista deixa o pedal do acelerador e começa a ocorrer desaceleração, ou quando o carro é freado, a energia cinética que normalmente seria dissipada é convertida em eletricidade, que é armazenada na bateria. Isto aumenta a autonomia do E-Bugster.
A Volkswagen batizou a unidade de propulsão elétrica completa de Blue-e-Motion. Já em 2013, unidades com esta identificação entrarão em produção em veículos, como o Golf, por exemplo.
Proporções de carro esporte
O E-Bugster é um Beetle que dificilmente poderia parecer mais dinâmico. Na realidade, ele é um carro esporte. Mede menos de 1.400 mm de altura, ou seja, 90 mm menos que o Beetle com teto rígido. E o modelo de produção aparenta ter muita potência, com suas formas precisamente esculturadas. A largura do E-Bugster, 1.838 mm, aumentou 30 mm, enquanto seu comprimento (4.278 mm) é idêntico ao do carro de série normal.
O E-Bugster apresenta um estilo muito singular, sob qualquer ponto de vista. Os detalhes de design da versão normal foram complementados por novos elementos de estilo. Na estrada, o carro conceito parece ter sido fundido em uma única peça. Isto devido a algo muito simples: ao desenvolver o modelo de série, apresentado em outubro de 2011, a equipe de design do Beetle levou em conta todas as possíveis variações para modelos futuros. E foi assim que surgiu um speedster com motor elétrico, o E-Bugster.
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