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Dia 07 de junho Volvo irá revelar seu menor SUV: o EX30

24/05/2023 - 14:42 - Redação - Fotos: Divulgação
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Apesar de ser o menor SUV já lançado pela marca, o novo Volvo EX30 é grandioso em termos de segurança, de acordo com a marca. Por exemplo, em vias urbanas movimentadas, uma porta de carro que se abre inesperadamente no caminho de um ciclista é responsável por um número significativo de acidentes. Os chamados acidentes de porta representam até um quinto de todos os acidentes de bicicleta relatados em algumas cidades e, segundo a Cycling UK, em média 60 pessoas são mortas ou gravemente feridas por portas de carros a cada ano apenas no Reino Unido.

Para ajudar a reduzir estes incidentes, o nosso próximo Volvo EX30 está equipado com um alerta de abertura de porta, que pode avisá-lo por meio de sinais visuais e auditivos sempre que estiver prestes a abrir a porta na frente de um ciclista, pedestre, motoqueiro entre outros.

O alerta de abertura das portas é uma das várias características da tecnologia Safe Space no Volvo EX30, que ilustram como aplicam os padrões de segurança ao novo SUV 100% elétrico. Ele foi projetado para ser seguro para a cidade com tecnologia especificamente voltada para proteger as pessoas em ambientes urbanos movimentados.

Segurança e proteção de última geração

Sendo um SUV da Volvo Cars, o novo EX30 é tão seguro quanto qualquer outro automóvel Volvo. Baseado no conhecimento exclusivo de segurança e investigação de acidentes no mundo real, o EX30 foi projetado para ajudar a proteger motorista e passageiros em caso de acidente. Ele faz isso por meio de uma tecnologia de retenção, bem como um design estrutural de alto nível que atende aos ambiciosos requisitos internos de segurança, projetados para preparar os carros para diversos cenários do mundo real.

O projeto estrutural do EX30 reflete o compromisso com o reforço da gaiola de segurança, dos pilares A, B e C, bem como do teto.

Por ser um carro elétrico, naturalmente focado muito na integridade da bateria. O chassi e a gaiola de segurança são construídos com várias formas de aço de alta resistência que compensam o impacto de um possível acidente de maneira eficiente.

O EX30 também inclui um airbag lateral dentro do banco do motorista, projetado para ajudar a reduzir lesões na cabeça e no peito em caso de impacto lateral. E vai ainda mais além das principais normas de segurança passiva. O Volvo EX30 também oferece um conjunto avançado de novas funcionalidades de segurança ativa que ajudam a proteger as pessoas dentro e fora do automóvel.

Um carro que te apoia quando você precisa

Dentro do EX30, um novo sistema avançado de alerta de motorista vem de fábrica e cuida de você quando você não está no seu melhor. Além da detecção prática no volante, o carro também conta com um sensor especial, que funciona com algoritmos poderosos e fica localizado atrás do volante, que é capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o EX30 pode tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que não tenha notado.

Na cidade, o novo recurso de freio automático foi projetado para ajudá-lo a evitar acidentes em cruzamentos. No caso de outro carro cruzar seu caminho na frente inesperadamente, a função de intervenção automática do freio é projetada para parar o carro e ajudar a amortecer ou evitar uma colisão.

Pegada de carbono

Ao abordar as emissões em toda a produção e ciclo de vida do Volvo EX30, conseguimos reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 km de condução para menos de 30 toneladas – com base na utilização de eletricidade de carregamento da União Europeia. Esta é uma redução de 25% em comparação com nossos modelos totalmente elétricos C40 e XC40 – um bom passo em direção ao objetivo de reduzir as emissões gerais de CO₂ por carro em 40% entre 2018 e 2025.

Como um carro totalmente elétrico, o Volvo EX30 tem zero emissões de escapamento, o que não só contribui para uma menor pegada de CO₂, mas também impacta na qualidade do ar de maneira significativa. Uma nova pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que mesmo um pequeno aumento de carros elétricos em uma determinada área tem um efeito positivo direto na quantidade de visitas ao pronto-socorro devido à asma.

Mas para reduzir a pegada de carbono geral de um carro, a eletrificação não é suficiente. Um carro não é apenas dirigido, ele também é projetado, desenvolvido, construído e transportado – e todas essas etapas oferecem oportunidades para reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa.

Materiais reciclados por toda parte

Então, como reduzir a pegada de CO₂ do Volvo EX30 para 75% dos modelos elétricos atuais? Em primeiro lugar, projetar um carro menor significa que você precisa de menos material para produzi-lo. Dado que o alumínio e o aço são dois dos maiores contribuintes para as emissões de CO₂ relacionadas à produção.

Além disso, ele também possui outros materiais que são reciclados. Cerca de um quarto de todo o alumínio usado na construção do carro é reciclado, assim como aproximadamente 17% de todo o aço usado na produção de um Volvo EX30, reduzindo ainda mais o impacto ambiental desses materiais.

Essa abordagem continua em seu interior, porque o componente mais sustentável é aquele que não existe. Ao utilizar a otimização como um princípio orientador de design sustentável, os designers conseguiram combinar múltiplas funções dentro do Volvo EX30 num único componente. Isso reduz o número de peças necessárias no interior sem comprometer a funcionalidade.

O material utilizado para o Volvo EX30 é mais uma contribuição para uma forma mais sustentável de criar carros. Cerca de 17% de todos os plásticos do carro, desde componentes internos até pára-choques externos, são reciclados – a maior porcentagem em qualquer carro Volvo até hoje.

Materiais mais inteligentes e sustentáveis

No seu interior, foi usada uma ampla gama de materiais reciclados e renováveis para assentos, painel e portas, incluindo materiais como jeans, linho e uma mistura de lã que também contém cerca de 70% de poliéster reciclado. O jeans, em particular, é um bom exemplo de como usar materiais de maneiras mais inteligentes e sustentáveis.

Para criar o interior de jeans, usaram fibras que seriam resíduos do processo de reciclagem de jeans. Quando o jeans é reciclado, as fibras trituradas são torcidas em um fio, e as fibras longas se conectam entre si. As fibras curtas, no entanto, geralmente caem como resíduos – e nós resgatamos essas fibras curtas usando-as em nossa nova opção de interior.

Tudo isso se soma a um carro, com o chamado cradle-to-gate, estimado em 18 toneladas. Cradle-to-gate descreve o impacto de CO₂ desde a extração de matérias-primas até o carro acabado que chega ao revendedor, portanto, antes de ser conduzido.

Mais detalhes serão compartilhados sobre toda a tecnologia de segurança e suporte ao motorista dentro do EX30 em uma live de revelação. Fique de olho, em 7 de junho, o novo SUV totalmente elétrico Volvo EX30 fará sua estreia mundial.

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