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Direto de Londres, Jaguar apresenta novo XE em evento global

09/09/2014 - 15:22 - Redação - Foto: Divulgação Jaguar
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O Jaguar XE, mais novo esportivo da marca britânica de veículos de luxo, acaba de ser revelado pela primeira vez ao público em um evento promovido às margens do Rio Tâmisa, em Londres.

Extremamente focado na boa dirigibilidade e na experiência ao volante, o modelo de tração traseira redefine os padrões de sedãs esportivos, graças a sua levíssima estrutura, aos seus atributos aerodinâmicos e ao luxuoso interior, com acabamento impecável.

O XE será comercializado em diversos países do mundo a partir de 2015, com a versão XE S focada em performance como a topo de linha. Nesta configuração, o modelo conta com motor V6 de 3.0 litros e 340 cv de potência, que geram impressionantes 450 Nm de torque. Em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais por "borboletas" localizadas na parte de trás do volante, o veículo sai da imobilidade e alcança as 100 quilômetros por hora em apenas 5,1 segundos. A velocidade final é limitada eletronicamente em 250 quilômetros por hora.

Para Kevin Stride, diretor e produção do Jaguar XE, "a marca está se posicionado como líder na construção de veículos premium com estrutura em alumínio. Tal característica permite ao XE oferecer uma incrível mistura de agilidade e refinamento, somente encontrados antes em veículos acima de seu segmento".

A estrutura em alumínio do Jaguar XE é a primeira a ser desenvolvida nos novos padrões de arquitetura modular de veículos da Jaguar Land Rover, que definiu novos padrões de dirigibilidade dentro do segmento de sedãs médios. A distância entre-eixos e a posição baixa de direção oferecem incrível esportividade.

Por ser focada em performance e esportividade, a versão S traz como diferencial grandes entradas de ar frontais, aberturas laterais com acabamento cromado, um pequeno aerofólio traseiro e rodas que podem ter até 20 polegadas, tudo para que a potência do motor V6 de 3.0 litros seja aproveitada ao máximo.

A vida a bordo traz alto nível de conforto e espaço interno, combinado com acabamento impecável com a utilização de materiais premium assim como um legítimo Jaguar.

A versão XE S será oferecida juntamente com outras versões do modelo, equipadas com motor 2.0 litros de quatro cilindros, com transmissão automática de oito velocidades.

O modelo é o primeiro Jaguar a ser equipado com o sistema de direção com assistência elétrica, desenvolvido para proporcionar respostas rápidas e extremamente fiéis aos comandos do motorista. O sistema também permite maior economia de combustível em comparação com a direção hidráulica tradicional.

O modelo será produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, no interior da Inglaterra, que recentemente recebeu investimentos de £ 1,5 bilhão no desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, inteligentes e de alta tecnologia. Esses investimentos ajudaram a criar cerca de 1.700 postos de trabalho na unidade.

O Jaguar XE deverá se posicionar como modelo abaixo do já renomado XF, e completa a linha de sedãs da marca, que também conta com o topo de linha XJ.

Todos os detalhes da linha Jaguar XE serão revelados durante o Salão do Automóvel de Paris, que acontece no começo de Outubro.

Design: quando forma e função se unem em um produto sem igual

A filosofia "tudo o que podemos imaginar pode ser criado" se encaixa perfeitamente como base do desenvolvimento do XE. O modelo foi projetado desde o começo por uma equipe de designers e engenheiros, que trabalham lado a lado tendo por base a nova arquitetura modular da Jaguar Land Rover, permitindo uma gama muito maior de possibilidades que até então eram restritas.

O resultado desse trabalho foi um veículo de perfeitas proporções: frente mais curta, traseira mais longa e dinâmica, amplo espaço interno. Essa arquitetura permite ao motorista uma posição baixa de condução e dirigibilidade mais esportiva, bem parecida com a oferecida por um modelo cupê.

Os vincos lineares presentes no capô proporcionam uma aparência imponente ao modelo, assim como as linhas laterais, que dão mais movimento ao desenho do carro, que tem traseira inspirada no superesportivo Jaguar F-TYPE Cupê, com lanternas em formato "J" que também se mostram como um elemento marcante de design da Jaguar. Já as lanternas traseiras são claramente inspiradas no icônico E-Type.

A Jaguar tem uma rica história na produção de veículos deslumbrantes, com aerodinâmica eficiente. O novo XE continua com essa tradição ao ser concebido segundo conceitos de forma e função. Seu coeficiente de arrasto é o mais baixo da história da marca, com apenas 0.26. Tal resultado foi obtido após mais de 1.200 simulações dinâmicas por computador e um processamento de informações equivalente a mais de oito milhões de horas.

"Nossa missão era criar um design marcante, que identificasse o XE como um carro sério e imponente. Suas linhas dianteiras e laterais e suas perfeitas proporções conseguem transmitir a sensação de movimento mesmo quando o modelo está parado. Ele traz consigo uma forte semelhança com a família F-TYPE que o faz, sem esforço, se destacar em na multidão", Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar.

A atenção dada à aparência externa do XE não foram maiores do que o cuidado com o qual o interior do veículo foi concebido. Uma atmosfera amplamente luxuosa foi criada para proporcionar a todos os passageiros a sensação de luxo e conforto. Os ocupantes dos bancos da frente são separados por um longo e profundo console central, dando a impressão que eles se encontram isolados dentro de um cockpit.

Os mostradores do modelo foram baseados no F-TYPE Cupê, assim como os ponteiros do velocímetro e do conta giros presentes no painel de instrumentos do motorista, tudo para reforçar ainda mais a esportividade deste sedã.

Todos os ocupantes do modelo desfrutam de amplo espaço para as pernas e para a cabeça, o que prova que design esportivo e aerodinâmica eficiente podem ser conciliados com uma cabine ampla e confortável, característica histórica da marca.

Revestimentos em couro premium, com costura dupla em linhas contrastantes, dão ao interior do modelo um toque refinado e artesanal, com atenção a cada detalhe. A escolha de materiais como alumínio, preto brilhante e lâminas de madeira são completados com uma ampla gama de opções de iluminação da cabine, com mais de 10 cores distintas, que podem ser escolhidas de acordo com o humor do passageiro.

Estrutura em Alumínio: leve, rígida e segura

A Jaguar possui mais experiência na construção de veículos com estruturas em alumínio do que qualquer outra marca. O amplo conhecimento no desenvolvimento destes materiais leves culminou em uma revolucionária estrutura presente no XE. Ele é o primeiro veículo desenvolvido sob os preceitos da nova arquitetura modular da Jaguar Land Rover e o primeiro em sua categoria a utilizar o monocoque em alumínio.

O modelo traz em grande parte de sua estrutura, alumínio de alta resistência, com ligas de série 6.000. Ela é concebida por meio de prensagens complexas que de folhas do metal reduzidas de 1.5 para 1.1 milímetro, o que permitiu ainda mais economia de peso, sem perda de rigidez.

O Jaguar XE foi projetado para obter notas máximas nos mais rigorosos testes de colisão que existem no mundo, incluindo as 5 estrelas possíveis no teste Euro NCAP. Isso de deve também pelo capô destacável de alumínio, que garante alto nível de proteção em casos de atropelamento, tanto do pedestre quanto dos ocupantes do veículo.

Sustentabilidade é uma parte de essencial importância dentro dos processos de produção de estruturas em alumínio da Jaguar. O Jaguar XE é o primeiro veículo do mundo a utilizar em sua estrutura a liga de alumínio RC 5754, feita em sua maioria com material reciclado. Essa liga também será utilizada para a produção de futuros modelos da marca, fato que ajudará a Jaguar a atingir seu objetivo de utilizar 75% de material reciclado na construção de deus veículos até 2020.

A utilização desse tipo de material acarreta em uma impressionante redução nas emissões de CO2, tanto nos processos de produção, quanto na otimização do consumo de combustível que o veículo utilizará durante sua vida útil.

"O XE tem a mais leve e rígida estrutura possível, graças a uma imensa quantidade de estudos que culminaram nas mais avançadas técnicas de engenharia e design. Projetá-lo foi um grande desafio para todos da equipe, mas hoje podemos nos orgulhar em produzir um veículo cuja estrutura está absolutamente na vanguarda do que é viável atualmente",  Dr. Mark White, Especialista-Chefe de técnicas de contrução.

Chassis: Ágil, dinâmico e flexível

O novo Jaguar XE oferece o mais sofisticado chassis dentre todos os veículos de seu segmento. O modelo irá redefinir os padrões de referência em termos de dirigibilidade e prazer ao volante.

Enquanto a maioria dos seus concorrentes são equipados com sistema de suspensão dianteira MacPherson, os engenheiros da Jaguar apostaram na configuração double wishbone. Sua estrutura é composta em alumínio forjado a partir de processos patenteados de produção, que garantem economia de peso e ganho de rigidez.

A tradicional suspensão traseira Multilink não é capaz de entregar os altos níveis de dinâmica estabelecidos pela Jaguar. A solução foi a utilização do sistema Integral Link, usualmente utilizado em veículos mais caros, de maior estrutura. Tal opção proporcionou ao XE a rigidez lateral e longitudinal ideais para entregar uma dirigibilidade precisa. Mais uma vez, o alumínio foi amplamente utilizado para economia de peso.

O sitema de direção com assistência elétrica (EPAS – Eletric Power Steering) oferece dirigibilidade impressionante e maior eficiência energética em comparação com os sistemas hidráulicos tradicionais, mas até então, os engenheiros da Jaguar não o consideravam suficientemente desenvolvido. Isso mudou com a chegada do XE.

Diversos testes do sistema em veículos de maior porte convenceram os engenheiros da Jaguar de que o sistema EPAS consegue entregar diversas vantagens como auxílio na economia do consumo de combustível, que pode chegar a até 3%, ao mesmo tempo em que a dinâmica e as características esportivas de condução fossem de altíssimo nível.

"A introdução do sistema de direção com assistência elétrica é um grande passo, a partir do momento em que percebemos que ele entrega exatamente o que esperávamos: respostas extremamente rápidas aos comandos do motorista e dirigibilidade impecável como deve ser um Jaguar", Mike Cross, Engenheiro-Chefe de Integridade de Veículos da Jaguar.

Segurança ativa: Tecnologias inteligentes de auxílio ao motorista

A estrutura leve e rígida do Jaguar XE foi desenvolvida de forma a atender aos mais rígidos testes de colisão e normas de segurança veicular estabelecidas em todo o mundo.

Em complemento aos elevados níveis de proteção, o modelo ainda oferece uma gama completa de sistemas de auxílio ao motorista, desenvolvidos para tornar cada viagem uma experiência segura, agradável e relaxante.

O Jaguar XE é o primeiro veículo do mundo a ser equipado com o sistema All Surface Progress Control (ASPC). Desenvolvido com base em décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de condução off road, o ASPC funciona como um cruise control em velocidades reduzidas.

Ativo quando o modelo trafega entre 3,6 e 30 km/h, o sistema controla o sistema de freios e o motor, proporcionando máxima tração em condições escorregadias, sem que o veículo derrape e sem que o condutor necessite usar os pedais.

O veículo traz a tecnologia head-up display (HUD) em que são projetadas imagens a laser no para-brisa do veículo que, para melhor visualização do motorista, utilizam cores contrastantes. O sistema permite que informações importantes como velocidade atual e instruções de navegação estejam sempre à vista do motorista, evitando distrações e mantendo ao máximo seu foco na estrada.

Mais do que uma resolução de imagem impressionante, o HUD a laser é menor e quase três vezes mais leves em relação aos sistemas semelhantes já existentes.

A Jaguar é uma das primeiras fabricantes de veículos do segmento a utilizar uma tecnologia estéreo de câmera. Ela é composta por sensores que funcionam como verdadeiros "olhos" do sistema de frenagem de emergência do XE, ao fornecer medições altamente precisas a respeito da velocidade do veículo e de objetos à frente. Com essas informações, o sistema pode ser acionado automaticamente de forma a evitar colisões.

O Jaguar XE também é dotado de sistemas que proporcionam extremo conforto ao motorista como Adaptive Cruise Control, que detecta veículos mais lentos à frente, monitoramento de ponto cego nos espelhos retrovisores e sistema de auxílio a manobras de estacionamento.

Maior conectividade: Novo sistema de entretenimento

O novo sistema de entretenimento do Jaguar XE oferece as mais recentes tecnologias em conectividade automotiva. Tudo gira em torno da tela touchscreen de oito polegadas, que traz uma clara e intuitiva interface gráfica, além de rápida resposta aos comandos.

O sistema de comandos por voz utiliza texto contínuo e dá acesso a todas as funções do sistema, sem a necessidade de navegar pelos menus. Assim o motorista mantém ao máximo os olhos na estrada.

O sistema de navegação baseado é em um cartão de memória SD e pode ser fácilmente atualizado. Ele também conta com conexão Bluetooth, entrada USB e streaming de áudio, que permite que as músicas de seu smartphone sejam reproduzidas pelo sistema de som do carro.

Os smartphones estão mudando a maneira como as pessoas interagem com o mundo em sua volta. Assim, o novo XE garante que o motorista se mantenha sempre conectado. A antena do veículo também é um ponto de acesso wi-fi, permitindo o acesso de multiplos aparelhos.

O exclusivo sistema InControl permite os usuários de smartphones iOS e Android se conectem ao carro de uma forma que os possibilite controlar pelo celular algumas funções do veículo, incluindo o controle da climatização, travamento e destravamento das portas e também o acionamento do motor. Também é possível acessar os aplicativos do smartphone por meio do InControl App na tela touchscreen de oito polegadas do XE. 

"De ligações em conferência, reservas de hotéis, até avisos de congestionamentos, InControl Apps pode ser acessado com um toque. Simplificando as experiências de conectividade, sem comprometer suas opções de interatividade: o novo Jaguar XE é próximo passo em tecnologia avançada que você vai querer tomar", Dr Mike Bell, Diretor de Conectividade Automotiva da Jaguar.

Para os motoristas que apenas querem aproveitar uma boa música, o XE traz pela primeira vez neste segmento a tecnlogia de áudio Meridian. Este sistema de ponta é o mais recente resultado de uma longa parceria entre a Jaguar e os experts britânicos em áudio, a Meridian. Desenvolvido especificamente para o novo XE, os algorítimos únicos garantem o melhor som possível na acústica do carro.

Motorização: refinada, eficiente e macia

O novo XE é equipado por uma linha de motores leves construídos em alumínio, com quatro e seis cilindros a gasolina, que oferecem uma impressionante combinação de desempenho, refinamento e economia de combustível.

Para motoristas que amam desempenho, som do motor e agulha do conta-giros subindo até a linha vermelha, o XE S compartilha o mesmo motor V6 3.0 supercharged do aclamado F-TYPE.

A injeção direta de combustível e o comando variável de vávulas otimizam a potência e o torque em todas as rotações. O ângulo de 90º das bacadas de cilindros fornecem espaço suficiente para o compressor Supercharger.

Desenvolvendo 340 cv e 450 Nm de torque, o V6 dá ao XE S uma aceleração excepcional: de 0 a 100 Km/h em apenas 5,1 segundos e velocidade máxima limitada a 250 Km/h.

A Jaguar também está lançando o XE com a nova família de motores Ingenium. Esse avançado motor começou a ser projetado e produzido no novo Centro de Produção de Motores da Jaguar Land Rover, que recebeu um investimento de £ 500 milhões.

Os motores Ingenium, testados por mais de 2 milhões de milhas no mundo real, marcam o futuro de baixas emissões de CO2 da Jaguar. Também projetado para entregar ótimo consumo de combustível, refinamento e desempenho, atendendo os mais exigentes niveis de emissão de escapes ao redor do mundo.

"Ingenium é uma nova família de motores compactos, leves e de baixa emissão que irão entregar tanto a eficiência quanto o desempenho  que nossos clientes no mundo inteiro desejam. Ingenium vai tornar o XE o Jaguar com consumo de combustível mais eficiente da história", Ron Lee, Engenheiro Chefe de Motores do Grupo Jaguar Land Rover.

O motor 2.0 Turbo com injeção direta de combustível movido à gasolina é potente, refinado e produz excelente torque em baixas velocidades, garantindo ótimo desempenho em arrancada e em retomadas. Duas relações de marchas estarão disponiveis para uma versão mais leve do câmbio ZF automático de oito velocidades, controlado pelo exclusivo seletor Rotary Shift.

Um atrativo caso de sucesso: Sustentável e pouco poluente

A Jaguar Land Rover está no caminho para reduzir em 25% a redução de gases emitidos por sua frota e o novo Jaguar XE é parte integral dessa estratégia, mas o foco em sustentabilidade vai muito além.

O sistema de colagem e rebitagem da nova estrutura do XE consome menos energia do que a tradicional soldagem. Também é utilizado alumínio reciclado, reduzindo a demanda por alumínio primário, economizando anda mais energia. O XE também tem 46 kg de plásticos reciclados e materiais renováveis, reduzindo ainda mais o impacto no meio ambiente.

Detalhes completos da linha completa do XE será anunciado no Salão Internacional de Paris, em outubro.

Ficha técnica Jaguar XE*

MOTOR E TRANSMISSÃO
Cilindrada (cc)
2,995
Cilindros
6
Válvulas por Cilindro
4
Bloco do cilindro
Alumínio
Cabeçote dos pistões
Alumínio
Injeção de combustível
Injeção direta de combustível por spray
Sistema de sobrealimentação
Supercharger de Vortex Duplo
Transmissão
ZF 8HP45 automática de oito velocidades

DESEMPENHO
0-100km/h (sec)
5.1
Velocidade máxima (km/h)
250
Potência (cv)
340 @ 6,500rpm
Torque (Nm)
450 @ 4,500rpm
DIMENSÕES
Comprimento (mm)
4,672
Largura sem retrovisores (mm)
1,850
Altura (mm)
1,416
Entre-eixos (mm)
2,835
Peso seco (kg)
1,474
*Todos os valores são estimados e sujeitos a confirmação em produção.

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