• Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Disponível em versão única, Vw up! 2021 chega partindo de R$ 60 mil

28/12/2020 - 16:07 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Volkswagen
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +
Que tal pagar R$ 60 mil nele?

Uma das grandes apostas de sucesso da Volkswagen para o mercado nacional, o up! ficou mais popular depois que a versão equipada com o motor 1.0 TSi foi lançada no mercado. Chegou a ser chamado de "hatch esportivo" pelos seus fãs. E agora ele chega ao fim de sua vida com apenas uma versão. Ele chega à linha 2021 em todas as concessionárias do Brasil na versão Xtreme 1.0 TSI com preço que parte de R$ 60.090. Isso mesmo que você leu!

Lançado em 2014, o up! foi referência em segurança entre os hatches compactos. Desenvolvido a partir de um projeto que utiliza aços de alta e ultra alta resistência, e aços conformados a quente, o modelo foi o primeiro de sua categoria a receber cinco estrelas no crash-test realizado pelo Latin NCAP naquele mesmo ano. Mas isso não fez dele um best-seller da marca por aqui. Para ajudar na segurança passiva e ativa o carro ainda vem, desde o início de sua produção, com duplo airbag frontal, sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha infantil no banco traseiro, Top Tether, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança, freios ABS (antitravamento das rodas) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna).

Outra novidade é que, agora, o modelo produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté, interior de São Paulo, passa a transportar até quatro ocupantes, todos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo totalmente a legislação vigente. A montadora fala em ajudar no distanciamento social dentro do veículo, algo muito comum em tempos de pandemia do Coronavírus, mas na verdade o projeto do carro não comporta a instalção de cintos de 3 pontos e encosto de cabeça para o ocupante central, algo que é lei para 2021.

Apenas completo

A partir da linha 2021, o up! chega às concessionárias de todo o Brasil na configuração Xtreme. Por ser única, a versão é completa e sem opcionais, chegando às concessionárias com uma extensa lista de equipamentos. Então, esqueça manivelas para baixar ou erguer os vidros dianteiros, ou passar calor sem ter ar-condicionado. Destaque para a direção com assistência elétrica (Easy Drive), volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro (Park-Pilot), banco do motorista e coluna de direção com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo 'Plus', chave tipo 'canivete', 'Keyless' (sistema de alarme com comando remoto), rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som 'Composition Phone' (nada de central multimídia), 4 alto-falantes, 2 tweeters e antena no teto, suporte para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado direito, detalhes internos do painel com acabamento em 'Chrome Effect', revestimento dos bancos em malharia Loop Preto, entre outros.

Já com relação ao design, o up! Xtreme 2021 conta com faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, friso duplo na grade dianteira, luzes indicadoras de direção integradas aos espelhos retrovisores externos, maçanetas na cor do veículo, para-choque dianteiro com área central em 'Preto Brilhante', rack do teto longitudinal em 'chrome effect' e tampa do porta-malas pintada em preto com abertura elétrica 'push button'.

Cinco cores estão à disposição: as sólidas 'Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash, e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius, que custam R$ 1.570. Que é o único valor que você pode adicionar aos R$ 60.090. 

Performance

O up! foi lançado com uma opção de carro ultra-compacto, específico para o uso nos grandes centros. Mas quando a versão TSi com motor turbo chegou, tudo isso mudou. Ele ganhou fama de "hatch esportivo", mesmo não sendo. Hoje ele tem somente essa opção de motor. O EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, Totalflex e com injeção direta de combustível tem apenas 105 cv (77 kW) e 101 cv (74 kW) de potência máxima quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. No entanto, os números que mais saltam aos olhos são do excelente torque de 16,8 kgfm (165 Nm), 100% disponível já a partir de baixos 1.500 rpm, entregando acelerações e retomadas vigorosas. Em termos de números, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 183 km/h, quando abastecido com etanol. O que empolga e ajuda nesses números é a relação peso/potência dele. Pesando pouco mais de 900 quilos, esse motor o faz ter uma performance digna de carros com mais litragem no motor aspirado.

Atrelado a este propulsor está sempre uma transmissão manual de cinco marchas MQ200, com engates curtos, precisos e fáceis, tornando o up! um carro muito agradável na correria do dia a dia e perfeito para uma 'tocada mais apimentada'.

Praticidade das formas 

Compacto por fora, com 3.645 milímetros de comprimento, o hatch da Volkswagen tem espaço interno ideal para transportar até quatro ocupantes com conforto por conta dos 2.421 milímetros de distância entre os eixos, 1.910 milímetro de largura e 1.504 milímetro de altura. Já o porta-malas tem capacidade para míseros 285 litros. E caso seja necessário levar um objeto maior, o banco traseiro é rebatível.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados