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Dyna Super Glide Custom, a primeira grande Harley-Davidson

12/07/2013 - 10:10 - Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO - FOTOS: Mario Villaescusa / Agência INFOMOTO
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Modelo de entrada para os motores big twin, ou seja, os “V2” de grande capacidade cúbica, da Harley-Davidson, a Dyna Super Glide Custom foi um dos quatro modelos escolhidos para receber a roupagem comemorativa do aniversário de 110 anos da marca no mercado brasileiro. Uma sóbria e elegante combinação de preto e bronze com brasão comemorativo e detalhes exclusivos que os fãs da Harley tanto prezam, além de ser uma série limitada a 1.450 unidades em todo o mundo.

Equipada com o Twin Cam 96 de 1.585 cm³, que oferece mais torque e disposição com menos vibração do que os motores menores, a Dyna Super Glide Custom é vendida a partir de R$ 39.900 (R$ 41.900 para a edição de 110 anos). Caracterizada por um estilo custom bem tradicional, com garfo alongado e roda de 19 polegadas na dianteira calçada com um estreito pneu (na medida 100/90), a Dyna, apesar de ser a mais acessível entre as “big twin”, honra sua vocação custom. Abusa dos cromados no motor e nas duas saídas de escapamento, traz um grande painel sobre o tanque e o guidão estilo “chifre de boi” (aberto e “puxado” para trás) que convida o motociclista a pegar a estrada.
Easy Rider

O banco largo, as pedaleiras recuadas e o guidão aberto fazem o piloto ficar bem “relaxado” sobre a moto, no melhor estilo easy rider. Não se deixe enganar pelo desenho clássico e nem pela inscrição “Great Motorcycles One Hundred Ten Years” (grandes motocicletas por 110 anos), essa Dyna traz alguns itens modernos, apesar do motor tradicional com refrigeração a ar: além da alimentação por injeção eletrônica, a Dyna Super Glide Custom tem freios com sistema ABS e uma pequena tela de cristal líquido no painel com um simples computador de bordo. Selecionei o modo “marcha/rotação do motor” para conhecer um pouco mais do comportamento dinâmico desse propulsor – já que a Harley-Davidson não divulga números de desempenho, apenas o torque máximo de 11,9 kgf.m sem especificar a rotação e, muito menos, a potência máxima.

Pela sua arquitetura de dois cilindros em “V” a 45°, o motor privilegia muito mais a força e baixos regimes do que a potência em altos giros. Na prática, demonstra muito fôlego nas arrancadas – boa parte do torque parece surgir já a partir de 1.800 rpm (de acordo com o computador de bordo) e permite, por exemplo, rodar tranquilamente a 60 km/h em terceira ou quarta marcha. E a 120 km/h, em sexta marcha, o motor gira em torno das 4.200 rotações. Com isso, têm-se conforto na estrada em função de menos vibrações e, provavelmente, um consumo menor. Não que isso seja uma preocupação, afinal o tanque de 18,9 litros deve oferecer bastante autonomia: cerca de 300 km, de novo de acordo com o computador de bordo.

Ciclística equilibrada

Sua ciclística até me surpreendeu positivamente. Em função do seu ângulo de cáster aberto, imaginei que a Dyna Super Glide Custom fosse uma moto mais pesada. Nas especificações, realmente é: são 310 kg em ordem de marcha. Mas aproveitando a “força” do motor, em movimento, essa Dyna demonstrou-se esperta. As pedaleiras fixadas no centro da moto, e não alongadas, como em outros modelos, deixam o piloto mais no controle e permitem mudanças de direção com certa leveza e agilidade – para uma Harley-Davidson, que fique claro. Mas é necessário certo cuidado em manobras em baixa velocidade, pois em função do guidão largo o conjunto dianteiro tende a “fechar” e desequilibrar o piloto.

No entanto, em uma estrada de asfalto bom e curvas abertas é bastante prazeroso rodar com essa Harley. Estável e equilibrada, a viagem de cerca de 300 km, pareceu curta. Nem vi os quilômetros passarem e nem mesmo os outros motociclistas que passavam por mim em motos mais potentes e rápidas me faziam ter pressa. Incorporei o espírito sem destino e apenas curtia a estrada e a moto.

Outro destaque positivo foram as suspensões. Nas ruas de São Paulo, é claro que a Dyna Super Glide Custom sofre um pouco, mas mesmo assim o sistema bichoque, não batia fim de curso em qualquer imperfeição. E, na minha visão, os dois amortecedores laterais na traseira funcionam melhor do que em outros modelos Softail que trazem os amortecedores na horizontal. Seu funcionamento é mais progressivo e isola o piloto de algumas ondulações na estrada. Até mesmo seu comportamento em curvas foi satisfatório para uma moto com entre-eixos de 1,625 mm. Mantém sua trajetória, respeitando-se suas limitações, e não raspa as pedaleiras no chão a toda hora como em outras motos Harley.

Os freios – a disco nas duas rodas – também vão bem. O estreito pneu dianteiro e o peso mais concentrado na parte de trás da moto exigem que se use bastante o pedal de freio traseiro, mas o ABS trata de evitar derrapagens. O desempenho do conjunto, portanto, está de acordo com a proposta da Dyna.

Justa

Os proprietários e fanáticos fãs das motos norte-americanas costumam brincar que a Harley-Davidson é mais que uma moto, é um estado de espírito. E têm certa razão. Há no mercado motocicletas mais potentes, mais modernas, que contornam curvas com mais facilidade, mas poucas com o mesmo carisma e beleza que uma Harley. Ao avaliar a Dyna Super Glide Custom sob esse ponto de vista, cheguei a conclusão que o modelo oferece mais por menos. Não tem o porte dos modelos da família touring da Harley-Davidson e nem seu preço, tampouco o estilo de outras motos lançadas recentemente. Mas, por outro lado, traz o grande motor “V2” da marca norte-americana por um preço mais em conta, sem falar na história que ultrapassa um século de motocicletas. E isso não é pouco.

Ficha Técnica Harley-Davidson FXDC Super Glide Custom 110th Anniversary Edition

Motor: Twin Cam 96, com dois cilindros em “V” e refrigeração a ar
Capacidade: 1.585 cm³
Câmbio Seis velocidades 
Potência máxima: ND
Torque máximo: 11,9 kgf.m
Suspensão dianteira: Garfo telescópico com 127 mm de curso
Suspensão traseira: Amortecimento bichoque com 78,74 mm de curso e ajuste na precarga da mola
Freio dianteiro: Disco simples de 300 mm com pinça fixa de quatro pistões
Freio traseiro:  Disco simples de 292 mm com pinça de dois pistões
Pneu dianteiro: 100/90 - 19
Pneu traseiro: 160/70 - 17
Comprimento total: 2.345 mm
Largura total: 955 mm
Altura total: 1175 mm
Entre-eixos: 1.625 mm 
Altura do assento (descarregada): 710 mm 
Altura mínima do solo: 120 mm 
Peso (em ordem de marcha): 310 kg
Tanque de combustível: 18,9 litros
Cores: Anniversary Vintage Black/Anniversary Vintage Bronze
Preço: R$ 41.900

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