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Em Hannover, Iveco apresenta conceito Glider

30/09/2010 - 21:16 - Redação
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A transformação em realidade de inovações tecnológicas avançadas é a prova mais sólida e evidente de como a Iveco quis caracterizar a sua participação no 63º IAA - Salão Internacional do Transporte, em Hannover, Alemanha. O Salão fecha suas portas nesta quinta-feira e deixa a certeza de que o melhor conceito de futuro em caminhões é possível de ser alcançado em pouco tempo.  Parte dessa resposta foi dada, sem dúvida, pelo Iveco Glider, que a Iveco apresenta mundialmente no Salão de Hannover.

A Iveco continua dando a máxima prioridade ao estudo de soluções tecnológicas e à interpretação dos possíveis cenários do futuro, com o objetivo de dar uma resposta adequada às necessidades do mundo do transporte. De fato, a Iveco continua com seu compromisso com a investigação e a inovação, vistas pela empresa como o melhor investimento para construir a “realidade do futuro”. Esse compromisso inspirou o projeto do Iveco Glider.

O Iveco Glider é o fruto de um processo criativo que começa na observação da natureza e propõe um veículo capaz de oferecer uma produtividade elevada e, ao mesmo tempo, um impacto ambiental mínimo. O projeto nasce da colaboração com o Centro de Investigações Fiat, cuja equipe de especialistas se inspirou na águia, uma das criaturas mais perfeitas da natureza, e que representa o compromisso ideal entre alto desempenho e eficiência energética. A águia, além disso, tem a maneira mais pura e perfeita de voar, que inspirou o invento humano do planador que, explorando as correntes ascendentes e graças à sua incrível eficiência aerodinâmica, voa sem a necessidade de recorrer a fontes energéticas.

Energia renovável

O Iveco Glider utiliza paineis fotovoltaicos de alta eficiência para gerar energia renovável a bordo. Os paineis ocupam uma superfície de aproximadamente 2 metros quadrados no teto da cabine, submetendo-se a uma lavagem contínua graças aos fluxos aerodinâmicos, o que garante a máxima eficiência e a produção de energia de até 2 kWh.

Recuperação Energética

Inspirando-se no uso racional da energia, os investigadores criaram sistemas que permitem recuperar e utilizar a energia cinética que, de outra maneira, seria simplesmente transformada em calor e dissipada durante o processo de frenagem. Recupera-se também a energia térmica do motor, e evita-se que ela se dissipe através dos gases e do radiador.

O primeiro sistema, denominado Kinetic Energy Recovery System (KERS), permite recuperar energia suficiente para alimentar a maior parte dos sistemas auxiliares (climatizador, compressor, bombas) que se converteram em sistemas elétricos. Esse sistema de recuperação de energia cinética permite reduzir as necessidades energéticas do veículo em até 5%.

As leis da termodinâmica não permitem que um motor transforme integralmente o calor gerado pela combustão em energia cinética e uma parte deste calor se dispersa no meio ambiente. O radiador e o escapamento se encarregam de dispersar o calor inutilizado, o que gera um impacto no meio ambiente.

Com o Iveco Glider, porém, o calor dos gases se transforma em energia elétrica graças a um sistema termodinâmico baseado em um ciclo Rankine - uma espécie de máquina a vapor, compacta e eficiente. Um alternador de calor de alta eficiência está colocado na linha de descarga, imediatamente depois do sistema de redução de emissões e se utiliza para mandar à pressão o fluido do trabalho (fluido orgânico que pode atuar também à baixa temperatura).

O calor que não se converte em energia se dissipa também graças aos alternadores laterais do Iveco Glider, ao mesmo tempo em que uma válvula permite excluir o sistema durante as solicitações de potência máxima. O sistema de recuperação de calor permite reduzir em até 10% as necessidades de combustível do veículo, isso em caso de transporte em estrada.

A energia elétrica restante, não utilizada pelos sistemas auxiliares, se armazena dentro de um reservatório de alta energia específica (Auxiliary Energy Unit) e pode ser utilizada como fonte de energia quando o veículo se encontre parado.

O volante de cubo fixo prevê que o sistema central permaneça na mesma posição inclusive durante as manobras, permitindo ao motorista administrar uma maior quantidade de funções sem ter que tirar as mãos do volante em nenhum momento, o que aumenta a segurança e a produtividade.

O painel de controle também é reconfigurável. Ele fica plano durante as paradas para aproveitar melhor o espaço interno da cabina e orientar durante a condução, para garantir a melhor ergonomia do console central e facilitar a acessibilidade e a visibilidade.

O ícone da interface está representado pela denominação “Smart Control Unit” (SCU), um visor com sistema de toque de 15”, reconfigurável e deslocável, que, na função DRIVE, está posicionado no centro do painel de controle e pode ser direcionado para o condutor. Já na função OFFICE, o dispositivo se encontra ao lado do co-piloto e funciona como um computador multifuncional de tela tátil. E na função HOME, o dispositivo fica posicionado na parte posterior da cabine, constituindo um  quadro de comando extremamente eficiente.

A função “OFFICE” proporciona um moderno e confortável posto de trabalho no lado do co-piloto, área na qual a Smart Control Unit em configuração de ordenador multifuncional pode se converter em uma mesinha de escritório com superfície de apoio, gavetas e porta-objetos. Este módulo de trabalho articulado permite realizar todas as atividades típicas dos escritórios, que cada vez mais fazem parte do trabalho diário do motorista.

Outro aspecto importante para o bem-estar a bordo é o microclima. A possibilidade de controlar a temperatura, velocidade e umidade do ar dentro da cabine, é fundamental para que o condutor sinta-se bem durante a viagem.

O pacote multifuncional Hotpoint-Ariston “Ivory”, desenvolvido em colaboração com a empresa Indesit Company S.p.A., concentra e organiza, em um espaço mínimo, todas as funções de uma verdadeira cozinha, desde a conservação dos alimentos até o seu preparo, passando pela possibilidade de lavar todas as louças.

A zona “Sleeping” abrange uma cama reconfigurável que não ocupa espaço quando não está sendo utilizada, e que pode ser colocada à altura na qual o motorista se sinta mais confortável. E o espaço da área traseira pode ser utilizado para descanso, exercícios físicos e sessões de cinema e leitura, dependendo do que o usuário considere prioritário para o seu própio bem-estar.

Os assentos do Iveco Glider, por sua vez, representam um “conceito dentro o conceito”, congregando de maneira perfeita ergonomia, estilo e funcionalidade. O Iveco Glider apresenta soluções avançadas em todos os detalhes de seu projeto, incluindo aspectos de iluminação e de acústica 3D.

A iluminação dos interiores foi projetada em colaboração com a empresa Artemide e tem o objetivo de transmitir sensações de bem-estar e conforto para o usuário. O projeto proporciona uma combinação de iluminação ambiental e luzes spot, feitas a partir da mais moderna tecnologia LED, que permite reduzir as necessidades energéticas do veículo.

A iluminação ambiental foi especialmente estudada para ajudar tanto na condução como no descanso. Durante a condução, a iluminação tem como objetivo não cansar o motorista, embora o mantenha sempre desperto. Durante o período de descanso, permite ao usuário recuperar as energias e entrar em um processo de simbiose com o veículo a partir da escolha da cor da iluminação que melhor se adapte ao seu estado de ânimo. Por outro lado, as fontes de luz spot facilitam as atividades de leitura e outras operações que exigem uma iluminação concentrada na área do veículo em que o usuário esteja trabalhando.

Finalmente, o Iveco Glider apresenta uma solução desenvolvida junto com a empresa Rieter Automotive para o controle do sistema de som 3D no interior da cabine. A solução técnica adotada, baseada nos painéis eletroestáticos planos, assegura uma melhor qualidade para o som e reduz o espaço que antes era ocupado por caixas acústicas convencionais.

O Iveco Glider é um veículo que representa um conjunto de soluções inovadoras que tem como objetivo alcançar a máxima produtividade, concentrando quase todos os dispositivos no interior do veículo. É um conceito que se inspira na natureza e na sustentabilidade, satisfaz as exigências do cliente e, no salão de Hannover, confirma  ao próprio cliente que é ele quem motiva todas as inovações realizadas pela Iveco. Bem-vindo ao futuro.

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