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Em meio a problemas com IPI, VW lança Tiguan 2012 por R$ 110 mil

30/09/2011 - 19:00 - Automotivebusiness
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Primeiro importado a chegar depois da alta do IPI para veículos de fora do Mercosul e México, o novo utilitário esportivo Tiguan trazido da Alemanha será vendido aqui pela Volkswagen por R$ 110 mil – menos de 5% mais caro do que o preço de R$ 105 mil anunciado antes do aumento do imposto; e menos de 8% acima do modelo anterior, que era comprado por R$ 101.330. “Com os novos equipamentos que o carro tem agora, o aumento é muito pequeno”, disse o gerente de marketing de produto Henrique Sampaio, durante a apresentação do novo Tiguan à imprensa, na noite da quinta-feira, 29.

A manobra indica que a Volkswagen acomodou na sua margem de comercialização boa parte do aumento do IPI aplicado ao Tiguan, que de 13% passou a pagar alíquota 30 pontos maior, de 43%. Caso não absorvesse parte da alta da tributação, a fabricante corria o risco de colocar seu SUV em patamar de preço superior, onde se encontram marcas melhor identificadas com o segmento de alto luxo, como Mercedes-Benz, BMW e Audi, só para citar as alemãs.

O valor acima do nível adequado poderia afastar clientes potenciais e abrir um rombo considerável na chamada “linha premium” da Volkswagen no Brasil, fundamentalmente composta por modelos importados da Alemanha, cujas vendas de 12 mil unidades de agosto a janeiro deste ano cresceram 154% em comparação com o mesmo período de 2010. E o Tiguan sozinho, mesmo já em processo de retirada do modelo antigo do mercado, foi responsável por um quarto desse resultado, com 3 mil veículos vendidos e alta de 146% sobre o ano passado. Daí todo o cuidado em não subir demais o preço do novo Tiguan.

“Quando traçamos a estratégia de importar para o Brasil o novo Tiguan o IPI ainda não tinha subido. Foi uma decisão difícil levar a operação adiante com o reposicionamento de preço”, admitiu Jutta Dierks, vice-presidente de marketing e vendas da Volkswagen do Brasil, que está no cargo há pouco mais de um ano. Mas ela avalia que mesmo no valor atual o carro continuará fazendo sucesso entre os clientes brasileiros. Desde que foi lançado no País, em meados de 2009, o Tiguan vendeu cerca de 7 mil unidades.

Ajuda na imagem

O novo Tiguan carrega a nova identidade visual da Volkswagen, em parte desenhada pelo brasileiro Luiz Veiga: não por acaso, a traseira lembra bastante a perua SpaceFox

Jutta também avalia que o Tiguan traz ganhos de imagem à Volkswagen com seu avançado pacote tecnológico – entre eles a segunda geração do sistema Park Assist, que estaciona o carro automaticamente, sem interferência do motorista, em vagas laterais e agora também a 90 graus. “O carro é uma referência em tecnologia e isso favorece a imagem da marca como um todo”, diz.

A executiva aproveitou para divulgar o desempenho global e regional da Volkswagen nos primeiros oito meses de 2011, quando as vendas de todas as 10 marcas do grupo atingiram 5,3 milhões de unidades, em alta de 14% sobre 2010, conquistando participação mundial de 5,3% no período. “Nosso pedaço do bolo está maior hoje”, resumiu.

Isoladamente, as vendas de veículos da marca Volkswagen aumentaram 12% de janeiro a agosto, para 3,3 milhões de unidades. “Nunca vi antes a marca tão forte no mundo como agora”, comemorou. “Temos desempenho consistente em todos os mercados onde atuamos, inclusive no Brasil”, disse, destacando os 461 mil automóveis e comerciais leves vendidos aqui este ano até agosto, o que significou crescimento de 6% sobre o mesmo período de 2010. No País, entretanto, a participação de mercado da Volkswagen não cresceu, ficou parada em 21%, o que não chega a ser resultado ruim diante das perdas observadas pelas principais concorrentes.

Interior caprichado e desempenho garantido pelo motor 2.0 TSI turbinado, de 200 cavalos, com transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, que leva o novo Tiguan a máxima de 207 km/h, com a segurança do controle de estabilidade eletrônico (ESP) e freios com ABS e assistência eletrônica de frenagem Brake Assist, que entende qualquer tipo de emergência e calibra a intensidade dos freios de acordo com a necessidade. Para o ambiente fora-de-estrada ele também vai bem com a tração 4Motion integral nas quatro rodas, que dosa a força na frente ou atrás automaticamente, conforme a aderência.

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