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Entre polêmica de motores, Vw lança Golf Black Edition

03/11/2009 - 15:07 - Redação
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Nos últimos 3 meses um assunto tem incomodado a Volkswagen do Brasil: o problema com os motores 1.0 e 1.6 que equipam modelos como Fox, Gol, Golf, Polo, Saveiro, SpaceFox e Voyage. Desde agosto, sites dedicados a entusiastas da Volkswagen e à defesa ao consumidor têm servido de palanque para relatar problemas no motor de seus carros. Abaixo, falaremos mais sobre esse assunto.

Para acalmar os ânimos, nada melhor que novidade

Depois de mostrar o novo Fox para um seleto grupo da imprensa especializada, agora a vez do Golf ganhar uma nova versão para tentar acalmar os ânimos dos consumidores da Vw por aqui.

A marca inicia nesta semana a produção do Golf Black Edition (que parece ter como "inimigo direto" o Fiat Stilo Black Motion) uma série especial que visa oferecer aos admiradores do modelo um conteúdo exclusivo e diferenciado aliado à transmissão automática Tiptronic de seis velocidades.

Desenvolvido a partir da configuração da versão 2.0 Total Flex com transmissão automática, agrega vários itens de tecnologia, conforto e apelo visual por um preço bastante atrativo.

O Golf Black Edition é ofertado somente na cor Preta Ninja e reúne, segundo a Vw, itens de exclusividade, requinte e segurança. Muito bem equipada de série, esta versão chega com faróis de neblina, spoiler traseiro pintado na cor do veículo, máscara preta nos faróis dianteiros e lanternas traseiras e escapamento com saída dupla cromada. As rodas de liga leve 17" "Biturbo" com pneus 225/45 e o logotipo "Black Edition" nas portas dianteiras completam o visual externo.

No interior, o modelo traz o que há de mais moderno em termos de tecnologia, conforto, segurança e bem-estar para os passageiros. Proporciona muito requinte e esportividade nos detalhes revestidos em couro. O material está presente no volante, na manopla da alavanca seletora do câmbio, no freio de estacionamento e no descansa braço central, além de estar também nos bancos de formato esportivo com faixa central em tecido "Bionic".

Outros itens tecnológicos que completam a lista de equipamentos de série são o ar condicionado digital Climatronic, os faróis com sistema "Coming/Leaving Home", piloto automático, Sistema Interativo VW (I-System), rádio CD player Double Din com Bluetooth e entrada para SD Card e USB, sensores de estacionamento traseiro, espelho retrovisor do lado direito com rebatimento em marcha ré ("auto tilt down"). O modelo também conta com air bag duplo frontal e freios ABS.

O sistema "Coming / Leaving Home" mantém os faróis acesos para que o condutor tenha seu caminho iluminado, seja para sair do carro e chegar em casa, seja para voltar de algum lugar e caminhar até o modelo com maior segurança. Este equipamento é muito útil em garagens e locais escuros.

Além destes itens de série, também é possível incrementar o veículo com os dois opcionais disponíveis para a série: teto solar elétrico e o módulo tecnológico, que consiste nos sensores de chuva e crepuscular e o retrovisor interno com anti-ofuscamento automático.

O Golf Black Edition vem equipado com o motor 2.0 Total Flex que desenvolve 116 cv a 5.250 rpm com gasolina e 120 cv com álcool. A transmissão automática TipTronic ofertada pela linha é a única com seis velocidades do segmento, o que proporciona maior esportividade, conforto e economia de combustível, além de possuir um software de gerenciamento que proporciona trocas de marchas mais suaves. Por conta destes fatores, o câmbio consegue manter a dirigibilidade esportiva e tirar a maior performance do motor.

O modelo pode ser encontrado nas concessionárias da Volkswagen no início deste mês de novembro a partir de R$ 63.950,00.

Barulinho irritante

Mesmo com o lançamento de mais uma versão especial do Golf, a montadora tem perdido mais tempo tentando explicar o que vem acontecendo com seus motores 1.0 e 1.6. Temos recebido muitos emails aqui no ShopcarNews de leitores querendo saber qual atitude tomar. No final da reportagem, veja a posição da Vw.

O sintoma reportado é sempre o mesmo: em marcha-lenta, é produzido um ruído semelhante ao de uma máquina de costura. Nos últimos meses, uma concessionária da zona norte de São Paulo afirma já ter trocado 14 motores, número igual ao de uma concessionária do Mato Grosso. Na região do ABC paulista, um técnico diz que, “de início, a orientação da fábrica era para que fossem substituídas apenas as peças defeituosas. Mas depois veio a ordem para trocar o motor”. Nesse caso, a oficina já havia trocado cinco unidades e, até o dia em que foi contatada por nós, preparava-se para substituir mais dois, enquanto aguardava autorização para outras quatro.

“Se notamos o ruído característico, drenamos o óleo, abrimos o cabeçote e retiramos o cárter. Depois fotografamos o virabrequim e o eixo comando de válvulas. Geralmente, essas peças se mostram azuladas ou com sinais de desgaste por falta de lubrificação. O passo seguinte é enviar as fotos para a fábrica e solicitar a troca do motor”, afirma o técnico de uma outra autorizada. Trata-se de formalidade, uma vez que o procedimento de troca já foi adotado pela fábrica, após ter recebido várias consultas técnicas (internamente chamadas de Cotec) dos concessionários.

A Volkswagen diz que não há motivo para alarde, mas admite que há algo de errado com os motores 1.0 e 1.6, estes em maioria, que equipam Fox, Gol, Golf, Polo, Saveiro, SpaceFox e Voyage. O que ainda não se sabe é por que estão apresentando esse defeito e quantos carros estariam envolvidos.

Segundo João Alvarez Filho, gerente de engenharia, a fábrica reconhece a existência de uma falha grave no motor EA111, mas afirma que a origem do problema ainda não foi detectada. “Encontramos casos de veículos com falta de óleo, uso de óleo fora das especificações e até óleo contaminado por combustível de má qualidade”, afirma. Para Alvarez, a suspeita levantada por uma nota publicada na edição de 21 de outubro da revista EXAME, da Editora Abril, que também publica QUATRO RODAS – falta de tratamento térmico em peças estruturais –, não procede, uma vez que apenas o virabrequim e engrenagens de bomba de óleo recebem esse tipo de proteção.

Com a palavra, a Vw

No dia 27 de outubro, a Volkswagen admitiu os problemas nos motores e revelou que a má lubrificação nos conjuntos mecânicos é a causa dos transtornos. Confira abaixo a íntegra do comunicado divulgado pela montadora:

"Com o objetivo de esclarecer os casos de ruídos internos em alguns motores 1.0l, a Volkswagen do Brasil informa que, após as análises realizadas, identificou como causa a deficiência na lubrificação do motor.

A ocorrência é provocada, em determinadas situações, pela perda das propriedades de lubrificação do óleo, em função da ação do álcool combustível no tipo de óleo utilizado. A empresa deixa claro que o fabricante do lubrificante fornece o produto de acordo com as especificações da Volkswagen.

Esse fato foi gerado pela alteração, determinada pela própria fábrica, da especificação do óleo para o primeiro abastecimento, visando melhorias no motor VHT, introduzido em abril de 2008.

Para solucionar essas ocorrências, a Volkswagen voltará a utilizar a especificação anterior do óleo lubrificante, visando garantir a perfeita lubrificação do motor.

Adicionalmente, para assegurar a satisfação dos clientes, a empresa estenderá o prazo de garantia dos motores VHT 1.0l, produzidos desde abril de 2008, de 3 para 4 anos, como prova da confiança na segurança, qualidade e durabilidade de seus produtos.

A Volkswagen do Brasil trabalha intensamente para assegurar a satisfação de seus clientes e conta com a maior rede de concessionários do país, com mais de 600 pontos de atendimento, pronta para prestar o melhor serviço aos usuários da marca."

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