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Erik Buell pretende voltar a produzir motos de rua

13/05/2010 - 19:43 - Arthur Caldeira/Agência INFOMOTO
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A crise financeira mundial fez diversas vítimas e afetou muitos segmentos da economia. No setor de motocicletas, a queda nas vendas e a dificuldade no financiamento fizeram com que a americana Harley-Davidson decidisse fechar as portas da Buell Motorcycles, marca criada por Erik Buell em 1983 para produzir motos esportivas e que, desde os anos 90, pertencia à Harley.

O fechamento da fábrica da Buell em East Troy, no estado de Wisconsin, Estados Unidos, além de demonstrar a dimensão da crise, deixou órfãos muitos fãs do engenheiro que, nos idos anos 80, decidiu construir uma moto esportiva genuinamente americana. Ex-funcionário da Harley-Davidson, Mr. Erik Buell competia em provas de motovelocidade e sonhava em pilotar uma moto “Made in USA”. Ao longo de mais de 25 anos, Erik sempre pesquisou sobre inovações técnicas em busca da perfeita interação entre homem e máquina. Discos de freio perimetral, tanque de combustível no quadro, tanque de óleo na balança traseira entre outras excentricidades fazem parte da lista de novidades que o engenheiro trouxe para o mundo das motos.

Surpreendido com a notícia do fechamento da fábrica que levava seu nome, Erik Buell voltou as suas origens: as pistas de corrida. Sob o nome de Erik Buell Racing, manteve a produção em pequena escala de uma versão de pista da Buell 1125R e agora lança uma nova versão, com motor maior: a 1190R. Em entrevista, por e-mail, o engenheiro revela que o piloto brasileiro Alexandre Barros contribuiu com o desenvolvimento do novo modelo e afirma, em primeira mão, que pretende, em breve, voltar ao mercado com motos esportivas de rua.

INFOMOTO - Apesar de as motos Buell não serem mais fabricadas em série, você ainda está nas “pistas”. Podemos dizer que seu sonho de fabricar uma moto esportiva genuinamente norte-americana não acabou?
Erik Buell – Definitivamente nós estamos na ativa. Primeiramente construindo peças e componentes de corrida e motos de corrida e, se tudo der certo, iremos voltar às motos de rua em breve.

INFOMOTO – Como você se sentiu quando a Harley decidiu interromper a produção das motos que levavam seu sobrenome? Você chegou a pensar que sua carreira como criador de motocicletas estava encerrada?
Erik Buell – Minha primeira preocupação foram com os empregados, revendedores e consumidores das motos Buell. Queria fazer o melhor para poder ajudá-los. Quando passamos todas as informações sobre a produção de peças originais de reposição para a Harley, eu então comecei o negócio de peças e motos de competição. Dessa forma poderia providenciar emprego para alguns dos ex-funcionários da Buell, emoção e empolgação aos clientes e revendedores, além de ser uma ponte para o futuro. Eu nunca imaginei que minha carreira estava encerrada: construir motos é tudo que sei fazer e eu ainda tenho muitos anos de vida pela frente!

INFOMOTO – Agora vocês produzem apenas motos de corrida?
Erik Buell – Sim. A Erik Buell Racing fabrica somente a Buell 1125R DSB, a 1125RR e a EBR 1190RR. São modelos de pista que não são homologados para rodar nas ruas.

INFOMOTO – Podemos dizer que uma volta as suas origens? Afinal, toda a história das motos Buell começou com a fabricação de motos de corrida...
Erik Buell – É um retorno às raízes da Buell e um retorno à direção certa das motos esportivas. Nós já desviamos dessa rota por muito tempo.

INFOMOTO – Há três modelos disponíveis no site da Erik Buell Racing (www.erikbuellracing.com): a 1125R, a 1125RR e a nova 1190R. Qual a diferença entre a 1125RR e a 1125R produzida anteriormente?
Erik Buell – A 1125RR é derivada da 1125R. A grande diferença no chassi é que ela tem transmissão final por corrente em vez da correia dentada, além de uma carenagem integral. E assim como outras superbikes de corrida tem peças mais leves, um sistema eletrônica de baixo peso, uma caixa de ar maior e um tanque menor. No seu motor, tem válvulas de titânio maiores, maios taxa de compressão com pistões mais leves, bielas mais resistentes e uma embreagem deslizante. Já a nova 1190R é basicamente a mesma moto, porém os cilindros têm diâmetro maior, algumas peças do chassi em magnésio e carenagem apropriada para velocidades maiores.

INFOMOTO – Fiquei sabendo que, entre os pilotos profissionais que testaram as novas versões de pista, Alexandre Barros (ex-piloto da MotoGP) foi um deles. Como exatamente o brasileiro contribuiu para o desenvolvimento desses modelos?
Erik Buell – O Alex passou dois dias no Circuito Internacional de Virginia testando um protótipo da 1125RR. Ele é um piloto muito rápido, com grande experiência em diversas motocicletas e foi capaz de nos dar muitas informações sobre a moto em um curto período de tempo. Tivemos muitos pilotos excelentes testando a moto, mas eu nunca havia visto outro piloto que pudesse levar a moto aos seus limites em, literalmente, duas ou três voltas. E logo ele já estava pronto para testar de novo! Adoramos a oportunidade de trabalhar com ele.

INFOMOTO – E onde as motos da Erik Buell Racing estão sendo produzidas?
Erik Buell – Em East Troy, Wisconsin, mesmo. Na verdade, nós alugamos uma pequena parte do edifício que antes era alugado pela Buell.

INFOMOTO – Existem planos de construir uma versão de rua dessas novas motos em um futuro próximo?
Erik Buell – Eu definitivamente quero voltar a fabricar motos esportivas homologadas para rodar nas ruas. Porém é pouco provável que elas serão parecidas com essas motos de corrida que fazemos atualmente, mas certamente sempre terão uma relação com o que nós fazemos e aprendemos nas pistas.

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