• Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Fábrica e museu da Mercedes-Benz são visitados pela Diretoria do ShopCar

15/07/2015 - 10:45 - Mário Salgado - Fotos: Daniel Bianchin - Direto da Alemanha
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +
Primeira carruagem motorizada, feita por Karl Benz.

Continuando a jornada de visitas pelas principais fábricas de veículos automotores da Alemanha, Daniel Bianchin, nosso Diretor Geral, e Jéferson Bertoli, Diretor de Tecnologia, estão conhecendo hoje as estruturas da Mercedes-Benz, uma das mais tradicionais do mundo. Um dos destaques é o Museu da marca, que também fica em Stuttgart e foi inaugurado em 2006.

Conhecendo de perto

Já que na visita às fábricas não é possível tirar fotos ou filmar, em nossas reportagens vamos destacar os museus. E o da Mercedes-Benz é um dos que merecem maior destaque.

O local conta em seu acervo com mais de 160 veículos, incluindo carros, ônibus e caminhões. Entre os destaques estão o primeiro veículo feito pela marca e os modelos feitos por seus fundadores, muito antes de se unirem e criarem a Mercedes-Benz. É possível ver a evolução dos carros, desde o primeiro feito pela marca até os mais novos lançamentos, como o S65 AMG e seu poderoso motor V12 bi-turbo.

Aula de história do automóvel

A história teve início há mais de um século, por volta de 1890, na Alemanha, e traduz o primeiro capítulo da motorização veicular no mundo. Os protagonistas, Gottlieb Daimler e Karl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo.

O pioneirismo desses homens fez com que colecionassem outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo.

Em 1889 nasce a filha de Emil Jellinek, Mercedes - o nome feminino espanhol significa "graça". Quatro anos mais tarde morre sua esposa. Esse é um importante negociante da Alemanha na época e terá papel significativo na criação da futura Mercedes-Benz.

Os negócios de Jellinek iam tão bem, que ele pode mudar-se para Nice. Ele compra seu primeiro veículo: um Dion-Bouton-Tricycle. A este segue-se um Léon-Bollée-Voiturette de três rodas, que é substituído por uma carruagem Benz de quatro assentos.

Por meio de um artigo jornalístico Jellinek tem sua atenção atraída para a Daimler-Motoren-Gesellschaft e viaja, em 1897, especificamente para Cannstatt, para visitar a Daimler. Ele encomenda seu primeiro carro Daimler, de 6 HP com acionamento por correias com motor de 2 cilindros. O carro entregue em outubro de 1897 com uma velocidade máxima de 24 km/h é muito lento para Jellinek. Ele exige uma velocidade de 40 km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898, são carros Daimler "Phönix" com um motor horizontal de 8 HP e são os primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.

Emil Jellinek que dirige uma grande casa em Nice e que possui bons contatos com o mundo financeiro internacional e com a aristocracia, desenvolve uma crescente atividade como negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já são 29.

Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição - principalmente durante a “Semana de Nice” - na qual ele corre com pseudônimo. Para isso ele utiliza o nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek, "Mercedes", está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.

O Primeiro Automóvel: O Início

Em abril de 1900 transforma-se em descrição de produto, quando Jellinek e a DMG assinam um acordo de distribuição de veículos e motores. A partir daí acorda-se o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria "levar o nome Daimler-Mercedes". Catorze dias mais tarde, Jellinek encomenda 36 veículos pelo preço global de 550 mil Marcos - que em valores atuais corresponderia a 5,5 milhões de Marcos. Depois de algumas semanas, ele encomenda mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.

O primeiro dos carros com o novo motor, um carro de competição com 36 HP é entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.

O Primeiro Automóvel: Um Mercedes

Este primeiro "Mercedes", desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da DMG, faz furor no início do século. Com seus baixos pontos de apoio, o quadro de aço prensado, e o leve motor de alto desempenho e o radiador tipo colmeia, representam uma riqueza de inovações que o tornaram o primeiro automóvel moderno.

A “Semana de Nice”, em março de 1901, com a Mercedes praticamente imbatível em todas as disciplinas, ajudaram Jellinek e a Mercedes com uma publicidade excepcional.

Em março de 1901 são lançados os modelos irmãos 12/16 HP e 8/11 HP. As encomendas de Jellinek excedem a capacidade de produção da fábrica Daimler de Cannstatt.

O Registro da Marca

Em 23 de junho de 1902 o nome "Mercedes" é registrado como marca e em 26 de setembro está protegido legalmente. Emil Jellinek recebe em junho de 1903 autorização para usar o nome Jellinek-Mercedes. "Com certeza é a primeira vez que um pai leva o nome de sua filha", comenta o bem sucedido negociante sobre a mudança de nome.

Em 1907 Jellinek assume o cargo de Cônsul Geral Austro-Húngaro e depois de pouco tempo Cônsul do México. Em 1909, Jellinek retira-se do negócio automobilístico, para poder assumir a chefia de operações do Consulado Austro-Húngaro em Mônaco. Ele permanece um interessado observador da construção automobilística até sua morte em 21 de janeiro de 1918.

A Estrela

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

Ao final dessa viagem pela Alemanha, faremos uma reportagem especial com fotos e vídeos, contando todos os detalhes da Meca do Automóvel.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados