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Fabricantes apostam em estagnação do setor de duas rodas no ano

05/07/2013 - 14:32 - Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
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Com otimismo produção e vendas devem ficar no mesmo patamar de 2012, diz presidente da Abraciclo
No primeiro trimestre deste ano, as previsões eram de um crescimento tímido no setor de duas rodas, em torno de 3,7%. Mas a queda de 13,6 % na produção de veículos de duas rodas nos primeiros seis meses de 2013 obrigou os fabricantes a reverem os números. “Prevemos que a produção e a venda no atacado fiquem no mesmo patamar de 2012 e isso já é otimista”, afirmou Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (associação brasileira dos fabricantes de motocicletas).

Com isso, a produção anual do setor de duas rodas deve ficar em 1.690.000 unidades como no ano passado. Segundo Fermanian, as novas projeções já levam em conta o menor crescimento do PIB nacional, o atual cenário de inflação e a flutuação do dólar.

Nem mesmo o bom resultado do mês de julho – com a produção crescendo 7,6% se comparado a maio, passando de 140.914 para 151.652 unidades – é sinal de melhora. “O crescimento refletiu, principalmente, a antecipação das linhas de montagem em função da paralisação das férias coletivas em julho”, disse Fermanian.

Emplacamentos

Se a produção cresceu, no mês de junho as vendas caíram. Foram vendidas 125.002 motocicletas, quantidade 3,99% menor do que em maio (130.199 unidades). E isso contribuiu ainda mais para que, no acumulado, o emplacamento de motocicletas registra uma queda de 9,79%, com a venda de 748.252 motocicletas em 2013, ante 848.607 nos seis primeiros meses do ano passado. Os dados são da Fenabrave, a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos. “Nas motos a dificuldade continua sendo o crédito”, afirma Alarico Assumpção Junior, vice-presidente da entidade, que não arriscou ainda rever suas projeções.

Por outro lado, a Abraciclo também anuncia queda nas vendas no varejo, ainda que pequena. Para os fabricantes, as vendas devem cair 0,4 % e ficar na casa de 1.630.000 unidades. Muito em função da diminuição no financiamento das motocicletas, que recuou 22,6% se comparado a 2012 – passando de 390.847 veículos financiados no primeiro semestre do ano passado para 302.579 no mesmo período de 2013. “Não falamos mais em crise de crédito. Isso já é um fator do mercado financeiro”, concluiu o presidente da Abraciclo.

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